QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Lula não mentiu na campanha e vai fazer exatamente o que disse que faria, depois de tomar posse

Ao ganhar a eleição (embora toda a gritaria nacional e internacional, colocando o pleito sob suspeita!) ele recebeu o aval para concretizar seus planos. Não enganou.

Publicado em 

Autor: Sérgio Pires

Não se pode dizer que o presidente Lula mentiu, na maioria das questões que apresentou na campanha, dizendo que o faria, caso eleito. Foi claro, objetivo, translúcido. Ao ganhar a eleição (embora toda a gritaria nacional e internacional, colocando o pleito sob suspeita!) ele recebeu o aval para concretizar seus planos. Não enganou. Disse claramente o que iria fazer e vai fazer, gostando ou não pelo menos a metade dos brasileiros. Suas primeiras ações já estão definidas. Através de decretos presidenciais, sem o aval do Congresso que lhe será totalmente opositor, ao menos no início do governo, porque depois a gente sabe como as coisas funcionam, Lula vai começar criminalizando o uso de armas. Aliás, esta é uma prática comum dos governos de esquerda: antes de tudo, desarmar a população, porque ela, armada, pode ser um perigo. Ao mesmo tempo, tomará uma série de medidas, facilitando o acesso dos organismos internacionais, principalmente ONGs, nas questões da Amazônia e do meio ambiente e revogará todas as decisões bolsonaristas em relação ao assunto. Neste pacote, inclusive, é muito provável que surja a decisão de paralisar de vez o asfaltamento da BR 319, que, caso Bolsonaro fosse reeleito, estaria totalmente concluído em dois anos. Lula também tomará medidas fortes na economia, embora nestes quesitos tenha que enfrentar o Congresso. Mas, prioridade acima de todas as demais prioridades, será, desde o primeiro minuto do mandato, infernizar a vida de Jair Bolsonaro e usaR todos os métodos (que a esquerda sabe usar muito bem), para tornar o atual Presidente da República inelegível, ao menos pelos próximos oito anos. Contará, é claro, com o apoio maciço do alto escalão do Judiciário brasileiro, que já demonstrou, através de vários ministros do STF, do lado de quem está.

Foto: Sérgio Pires

Não importa o que se diga, Lula não mentiu. Disse claramente como e com quem vai governar o país. Terá o apoio de toda a imprensa, porque as verbas vão voltar a jorrar; dos grandes artistas do País, que voltarão a nadar em recursos milionários da Lei Rouanet e de todas as forças da esquerda, que tomaram a si o termo democracia, já que ela só existe se for cantada dentro da ideologia que os conduz. Se não ficar provado que houve fraude nas urnas (mesmo que centenas de urnas país afora tenham dado zero votos para Bolsonaro, mesmo em cidades onde houve grandes carreatas para apoiá-lo, como, apenas um exemplo, Manicoré, aqui ao lado, no Amazonas) Lula assumirá seu governo com o aval de 2 milhões e 100 mil brasileiros a mais do que os que votaram em Bolsonaro. E vai começar nos levar, dentro do que acredita, para um sistema de governo que se aproxima da grande maioria dos países da América Latina, todos quedando para a esquerda, aquela que não deu certo em lugar nenhum. Com apoio do STF, da mídia, com a volta da censura para quem não falar a mesma linguagem e com o cala boca para boa parte da população, é assim que o nosso país vai caminhar. É, lamentavelmente, o que nos espera.

JÚNIOR GONÇALVES, UM PARCEIRO VITAL PARA O PROJETO DE REELEIÇÃO DE ROCHA

Há questões e há pessoas, na política e na vida pública, que eventualmente se tenta esconder, mudar a realidade, tentar diminuir o valor. A motivação é vasta. Antipatia. Interesses contrariados. Um pouco de ciúmes. Oposição pura e simples. Tudo isso existe. Tudo isso é posto na balança. O problema, em muitos casos, é que, apesar de todos os esforços de algumas pessoas e alguns grupos, há um inimigo muito maior a desmenti-los: a realidade. Como mudá-la, se ela está à vista de todos? Como tentar impor verdades, se a clareza dos eventos mostra exatamente o contrário? Exemplos são imensos. Eles estão em todos os lugares e em todos os momentos. Vamos buscar apenas um, para ilustrar: o caso do chefe da Casa Civil do governador Marcos Rocha, o empresário Júnior Gonçalves. Sempre respeitando os que o criticam (e os motivos são variados, como se escreveu ali acima) seria tentar mudar a realidade dos fatos sobre a importância decisiva dele tanto no governo quanto na reeleição do seu chefe e amigo. Júnior teve papel fundamental nas conversações políticas, na adesão de dezenas de prefeitos, no apoio dedicado de vários deputados; na busca de votos para Rocha, até o último momento. No contexto da administração que seguirá agora para um segundo mandato, Júnior foi "o" cara", gostem ou não.

LUIZ PAULO, MARIDO DA DEPUTADA JAQUELINE CASSOL, É O NOVO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DO ESTADO

O Diário Oficial do Estado confirmou: Luiz Paulo da Silva Batista é o novo secretário de Agricultura do governo Marcos Rocha. Ele se tornou mais conhecido na última eleição, quando disputou uma cadeira à Assembleia Legislativa, somando quase quatro mil votos. Luiz Paulo é casado com a deputada federal Jaqueline Cassol, que disputou uma cadeira ao Senado por Rondônia e ficou na terceira colocação, atrás do eleito, Jaime Bagattoli e da também deputada federal Mariana Carvalho. Jaqueline, que no primeiro turno não teve palanque, já que seu candidato ao Governo, Ivo Cassol, não pôde concorrer, optou, na reta final da disputa pelo segundo turno, por apoiar o Governador reeleito, Marcos Rocha. Luiz Paulo substitui na função a Evandro Padovani, que ficou no comando da Agricultura durante o governo Confúcio Moura e três anos e meio da atual administração, até deixar o posto para concorrer a deputado federal. Não se elegeu e no segundo turno decidiu não tomar partido entre Rocha e Marcos Rogério. O novo secretário, que já assumiu o posto, terá grandes desafios, já que a produção rural é uma das mais importantes para a economia do Estado.

MÍDIA QUE ENVERGONHA O JORNALISMO BRASILEIRO TENTA CRIMINALIZAR AÇÃO DE MILHÕES DE PATRIOTAS

Falta de vergonha na cara. Vergonha para o verdadeiro jornalismo. Politicagem vil, ao invés de retratação dos fatos verdadeiros. Ativismo político, ao invés de se cumprir o verdadeiro papel da mídia, que é o de contar a verdade e o de informar. Principalmente a Rede Globo, o pior dos exemplos, quando se fala em jornalismo, no geral a imprensa brasileira está tratando o fato de milhões de brasileiros irem às ruas, para protestar contra o resultado da eleição e utilizar o sagrado direito de manifestação, como se fossem atos de pequenos grupelhos, todos praticando "atos antidemocráticos". Claro que, depois que se apossaram do termo democracia, porque são antidemocráticos todos os que não pensam exatamente como eles, ficou fácil usar seu poder para desinformar o pais e torná-lo refém das mentiras e do oportunismo político, como se todas as emissoras, com uma ou outro exceção, fossem extensões do PT e seus aliados e não tivessem o sagrado compromisso com a verdade. Mentirosos que perderam a vergonha e desrespeitam o verdadeiro jornalismo!

MOVIMENTO PACÍFICO EM TODO O PAÍS. TAMBÉM EM PORTO VELHO A MANIFESTAÇÃO SE MANTÉM

Em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Manaus, em Porto Velho, os "grupelhos antidemocráticos", como os chamam a mídia ávida pela volta do dinheiro que perdeu com o bolsonarismo, lotaram ruas, foram para a frente dos quartéis, gritaram pela liberdade. E ainda estão lá. Na nossa Capital, há vários dias, os manifestantes estão acampados no centro da cidade, defronte a 17ª Brigada de Selva, protestando contra o resultado da eleição, pedindo intervenção militar (e isso é desnecessário!) e berrando contra a posse de um suspeito de ser um dos maiores criminosos da nossa história, no comando da Nação. O ilegal movimento de fechamento de rodovias já terminou. Agora, uma das táticas é procurar os líderes do movimento (quem são, já que o movimento surgiu do povo?) e ameaçá-los, como vem fazendo, entre outros, o ministro Alexandre de Moraes, hoje verdadeiro mandatário do Brasil. Outra forma de pressão é a que vem, vergonhosa, da  grande mídia, tentando tornar um movimento popular (e é por isso que os assusta tanto!) como se ele fosse composto pelas mesmas figuras da esquerda, que quando saem às ruas fazem baderna, destroem, atacam a polícia, quebram lojas e bancos. Não há comparação. O movimento patriótico feito por milhões de brasileiros de verde e amarelo é pacífico, mas firme. E existe em nome da defesa da liberdade, contra a censura que já está vigorando com toda a força e contra o ativismo judicial e da imprensa, que tenta desenhar um país com que eles, do STF e da mídia sonham, mas que, pelo menos metade dos brasileiros não aceita.

CONFÚCIO TEM DUPLO MOTIVO PARA COMEMORAR A VITÓRIA DE LULA PARA A PRESIDÊNCIA

Pelo menos um rondoniense do alto escalão da política está comemorando duplamente a vitória de Lula, na eleição para a Presidência. O primeiro é que ela afastou do Planalto, ao menos politicamente, o atual governador de Rondônia, seu adversário, o coronel Marcos Rocha. O segundo é porque ele, de certa forma longe do poder nos últimos quatro anos, volta agora à cena, com força, ao lado dos aliados, entre eles o próprio Lula e seu vice eleito, o ex-governador Geraldo Alckmin. Trata-se, é claro, do senador e duas vezes Governador de Rondônia Confúcio Moura. Escanteado pelo governo em seu Estado e em nível federal, onde sempre foi adversário político de Jair Bolsonaro, Confúcio ressurge com prestígio, inclusive sendo convidado a fazer parte da equipe de transição do novo governo. Já participou de uma reunião e está convocado para outras. Confúcio tem ainda mais quatro anos de mandato no Senado e, certamente, fará parte da base de apoio ao Presidente Lula.

CARA NOVA NA ASSEMBLEIA, AFFONSO CÂNDIDO JÁ FOI PREFEITO DE INTERINO DE JI-PARANÁ

Caras novas na Assembleia Legislativa. Duas delas assumiram nesta segunda-feira, pelo menos por três meses. Por coincidência também representante de Ji-Paraná, Ari Saraiva (que ocupará a cadeira de Ismael Crispin, licenciado para tratar de problemas de saúde) é outra liderança da cidade de onde vem Affonso Cândido, este eleito para os próximos quatro anos e que assume sua cadeira em 1º de janeiro de 2022. Cândido tem apenas 32 anos, mas já uma longa experiência na política. Em 2020, por exemplo, quando era presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, ele tomou posse como Prefeito da sua cidade, quando a prisão do então prefeito Marcito Pinto, numa grande operação contra a corrupção, realizada à época. Affonso Antônio Cândido nasceu na cidade de Ji-Paraná no dia 19 de julho de 1990. Foi eleito vereador, em 2012, aos 21 anos. Ao se reeleger, em 2016, assumiu a presidência da Câmara no biênio 2017/18 e reeleito para o biênio 2019/20. Ele informou que não disputaria um novo mandato. Ele era do antigo DEM e agora está no PL. Foi eleito com 13.665 votos.

ISAÚ, LAERTE E JESUALDO: COMEÇAM A APARECER NOMES VIÁVEIS PARA A PREFEITURA DE JI-PARANÁ

Por falar em Ji-Paraná, a segunda maior cidade do Estado, que elegeu quatro deputados estaduais (incluindo o mais votado entre todos, Laerte Gomes), começa também a ouvir murmúrios, ainda lentos, sobre a sucessão municipal. Também lá, como em todo o país, termina uma eleição e começa outra. Há nomes que estão sendo comentados, desde agora, embora, com exceção do atual prefeito, Isaú Fonseca, que vai à reeleição, os demais ainda considerem muito cedo para começar a tratar do tema. Pelo menos mais dois pesos pesados da política da região central do Estado podem ser citados como com possibilidades reais de concorrer à Prefeitura de Ji-Paraná. Um deles é exatamente Laerte Gomes, hoje um dos políticos com maior cacife eleitoral não só em sua cidade, como em toda a região central de Rondônia. O outro é o ex-prefeito e ex-deputado Jesualdo Pires, que teve dois mandatos entre os mais elogiados na história da cidade e que, na atual eleição, mesmo sendo instado a concorrer ao Governo, ao Senado e à Câmara Federal, preferiu não fazê-lo. Ficou fora, mas é nome quentíssimo para 2024.

DANIEL PEREIRA: OUTRO EX-GOVERNADOR COTADO PARA FUNÇÃO FEDERAL NO NOVO GOVERNO LULA

Parceiro de primeira hora de Lula e representante da esquerda na disputa pelo Governo de Rondônia, Daniel Pereira não passou pelo primeiro turno, mas também sai vencedor do pleito. Ao lado de Fátima Cleide, ele é um dos rondonienses que estão sendo cotados para ocupar um cargo importante no pacote da nova administração federal. Durante a campanha, aliás, Daniel e seu candidato a vice, Anselmo de Jesus, estivem com Lula e Alckmin, quando fizeram fotos e gravaram vídeos. Lula pediu votos para seu companheiro de Rondônia. Passada a disputa e consolidada a vitória do petista, o nome de Daniel começa a ser cotado para ocupar um importante órgão federal no Estado, embora, claro, isso valha, por enquanto, apenas como estudo de futurologia. O ex-governador, que se licenciou do Sebrae para disputar a eleição, não deve voltar para a função. Mas tem sido cotado para outras funções no futuro governo Lula. Um deles de grande importância, ligado à regularização fundiária, entre outras missões para as quais está cotado. Em breve se saberá qual o destino de Daniel Pereira.

PERGUNTINHA

Você está antenado de que em 12 dias começa mais uma Copa do Mundo e que a Seleção Brasileira é, se novo, uma das favoritas?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BC Protege+ bloqueia 1.630 tentativas de contas fraudulentas

BC Protege+ bloqueia 1.630 tentativas de contas fraudulentas

Ferramenta de segurança foi lançada pelo Banco Central na segunda-feira e busca reforçar a proteção de cidadãos e empresas contra fraudes de identidade.
L
MPF pede anulação de licença ambiental da Petrobras no pré-sal

MPF pede anulação de licença ambiental da Petrobras no pré-sal

O Ministério Público Federal protocolou duas ações questionando a autorização do Ibama para a Etapa 4 da exploração de óleo e gás na Bacia de Santos.
L
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 8 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 8 milhões

Ninguém acerta as seis dezenas do concurso 2.946; próxima rodada da Mega-Sena será na quinta-feira, dia 4 de dezembro.
L
Investimentos impulsionam obras, logística e agricultura familiar em Rondônia

Investimentos impulsionam obras, logística e agricultura familiar em Rondônia

Desenvolvimento marca balanço de 2025 em obras urbanas, hidrovias e apoio ao setor produtivo.
L
Investimentos marcam ciclo de desenvolvimento em Rondônia

Investimentos marcam ciclo de desenvolvimento em Rondônia

Desenvolvimento em Rondônia avança com obras, iluminação, praças e saneamento em 2025.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Justiça atesta que Bolsonaro deve cumprir pena até 2052

Justiça atesta que Bolsonaro deve cumprir pena até 2052

Vara de Execuções Penais do DF calcula que o ex-presidente terá direito ao regime semiaberto em 2033; Jair Bolsonaro foi condenado por trama golpista.
L
MEC quer 100% do país com escolas em tempo integral em 2026

MEC quer 100% do país com escolas em tempo integral em 2026

Ampliação da cobertura na educação básica para todos os territórios, avanço na alfabetização e acesso à internet são prioridades do Ministério da Educação.
L
Senado aprova prorrogação de benefício fiscal para IoT

Senado aprova prorrogação de benefício fiscal para IoT

A medida estende até 2030 a isenção de taxas sobre estações de telecomunicações de aplicações de internet das coisas, e o texto segue para sanção presidencial.
L
Planalto rejeita texto que mantém escala 6x1 na Câmara

Planalto rejeita texto que mantém escala 6×1 na Câmara

Ministros defendem o fim da escala de trabalho e a redução da jornada para 40 horas semanais, priorizando a qualidade de vida do trabalhador.
L
Horóscopo de Quarta-Feira, 03/12/2025 traz movimentos que renovam o astral

Horóscopo de Quarta-Feira, 03/12/2025 traz movimentos que renovam o astral

O horóscopo desta quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, apresenta tendências que influenciam decisões, relações e energia ao longo do dia, com orientações diretas para cada signo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Publicidade

POLÍTICA

TRT-14 recebe Selo Diamante 2025 e mantém destaque nacional

TRT-14 recebe Selo Diamante 2025 e mantém destaque nacional

Selo Diamante reforça excelência do Tribunal em governança, inovação e eficiência.
L
Senado aprova realocação de empregados de empresas privatizadas

Senado aprova realocação de empregados de empresas privatizadas

Projeto de lei garante o aproveitamento dos trabalhadores da Eletrobras e de outras empresas elétricas em companhias públicas, evitando demissões em massa.
L
FACER participa de debate sobre concessão da Hidrovia do Madeira

FACER participa de debate sobre concessão da Hidrovia do Madeira

Hidrovia do Madeira é tema de audiência na Câmara com foco em logística e impactos regionais.
L
Lula cobra engajamento de homens contra a violência e feminicídios

Lula cobra engajamento de homens contra a violência e feminicídios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou-se em Ipojuca (PE) sobre os casos recentes de feminicídio e pediu um “movimento nacional dos homens” para mudar a cultura de violência de gênero.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Brasil às vésperas de 2026 enfrenta crise, caos urbano e tensão política

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Brasil às vésperas de 2026 enfrenta crise, caos urbano e tensão política

Crises de 2026. País entra no ano eleitoral pressionado por economia fraca, serviços colapsados e disputas que vão do lixo às coligações.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de RO participa de operação que resulta na prisão de sete integrantes de organização criminosa

Polícia Civil de RO participa de operação que resulta na prisão de sete integrantes de organização criminosa

A ação, teve como objetivo cumprir medidas judiciais contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em homicídios, sequestros, ocultação de cadáver, lavagem de capitais e tráfico de drogas na região de Naviraí e Itaquiraí/MS.
10
Apenado é preso por tráfico em beco da zona norte de Porto Velho

Apenado é preso por tráfico em beco da zona norte de Porto Velho

Tráfico: Apenado monitorado foi detido por policiais do BPTAR após tentar despistar equipe em área conhecida por venda de drogas.
14
Furto no shopping termina com prisão após ação da PM

Furto no shopping termina com prisão após ação da PM

Furto no shopping mobilizou a Polícia Militar na noite desta terça-feira (2), após um homem ser flagrado furtando roupas na loja C&A do Porto Velho Shopping, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho.
14
Foragida pula de prédio para fugir, quebra o pé e acaba presa no Orgulho do Madeira

Foragida pula de prédio para fugir, quebra o pé e acaba presa no Orgulho do Madeira

Jéssica P. S., de 35 anos, tentou escapar pela janela ao ver a chegada da PM, mas sofreu fratura e foi detida no bairro Socialista.
16
Apenado monitorado é espancado na calçada e fica em estado grave

Apenado monitorado é espancado na calçada e fica em estado grave

Vítima, que utilizava tornozeleira eletrônica e vivia em situação de rua, foi atacada durante a madrugada no centro de Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SPINOLA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental e Outorga: ELIAS SILVESTRE DE SOUZA

renovação da Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Cantata solidária arrecada ração para animais em abandono

Cantata solidária arrecada ração para animais em abandono

Cantata reúne 100 alunos em apresentação beneficente no Palácio das Artes.
L
Biblioteca comunitária recebe 623 livros do MEC em Vilhena

Biblioteca comunitária recebe 623 livros do MEC em Vilhena

Biblioteca amplia acervo infantil e fortalece ações de leitura na região.
L
Ecoporé firma cooperação com Porto Velho para ampliar bioeconomia

Ecoporé firma cooperação com Porto Velho para ampliar bioeconomia

Bioeconomia ganha novo impulso com ações conjuntas voltadas a produtos amazônicos.
L
TRT Comunidade leva mutirão de serviços a Rolim de Moura

TRT Comunidade leva mutirão de serviços a Rolim de Moura

TRT Comunidade terá transporte gratuito e mais de 15 instituições parceiras.
L

Requerimento da Licença Ambiental: EVANDRO ZACARIAS MOTA

Licença Ambiental de Pequeno Porte,  Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação
L
Bolsa atinge recorde acima dos 161 mil pontos com euforia

Bolsa atinge recorde acima dos 161 mil pontos com euforia

O Ibovespa da B3 superou a marca dos 161.092 pontos; o dólar caiu e fechou vendido a R$ 5,33, o menor nível em duas semanas.
L
Trump demonstra otimismo após conversa por telefone com Lula

Trump demonstra otimismo após conversa por telefone com Lula

Presidente americano afirma que “muita coisa boa” resultará da parceria com o Brasil; Donald Trump e Lula debateram sobre sanções e comércio.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.