SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

Albatroz-gigante está presente durante todo o ano em mares brasileiros

Extinção ameaça praticamente todas as espécies da ave, diz biólogo

Publicado em 

Estudo realizado por pesquisadores do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, constatou que os albatrozes-gigantes estão presentes no Brasil durante todo o ano. Este foi o primeiro estudo a verificar a distribuição espacial e sazonal das diferentes espécies de albatrozes-gigantes associados a embarcações pesqueiras de espinhel pelágico.

A pesca de espinhel pelágico é um tipo de pesca industrial em águas profundas, que utiliza linhas com anzóis e é voltada à captura de peixes de grande porte e alto valor comercial, como atuns e espadartes.

O estudo deu uma resposta sobre a importância dos mares brasileiros para a ecologia dessas aves, para a conservação e o ciclo de vida delas, disse à Agência Brasil o biólogo Gabriel Canini Sampaio, doutorando em oceanografia biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e pesquisador colaborador do Projeto Albatroz em Rio Grande (RS).

Segundo o biólogo, o estudo foi realizado em parceria com o setor produtivo de pesca e abrangeu um período de dados de monitoramento dos últimos 20 anos. O Projeto Albatroz tem 30 anos de cooperação com o setor pesqueiro.

Impactos

Os pesquisadores do Projeto Albatroz participaram, a bordo das embarcações, de cruzeiros de pesca que se estenderam até 200 milhas da costa. “A gente conseguiu pegar uma área de estudo muito grande, graças à parceria com os pescadores”, disse Sampaio. Ele explicou que os barcos funcionam como um atrativo para as aves. Isso tem um efeito positivo de um lado, porque as aves acessam recursos alimentares, como presas mortas encontradas na superfície e descarte de iscas, mas têm, de outro lado, um potencial negativo que é a captura incidental de albatrozes.

A principal missão do Projeto Albatroz é reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis. “Trabalhamos em colaboração com os pescadores para entender quais são as áreas em que isso acontece mais e quantificar, ver quantas aves podem morrer em interação com a pesca.”

Gabriel Sampaio informou que, junto com o setor pesqueiro, o projeto desenvolve métodos, dispositivos e estratégias de pesca que reduzem o potencial impacto. Este é o principal objetivo do Projeto Albatroz e do Plano de Ação Nacional de Conservação dos Albatrozes e Petréis, do qual o projeto é o braço executivo. O projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip).

De acordo com o Projeto Albatroz, as águas brasileiras abrigam cerca de 40 espécies de aves da ordem dos procellariiformes, aves que habitam o oceano aberto. O número representa um terço da diversidade global do grupo e mais de dois terços da diversidade no Oceano Atlântico.

O estudo divulgado agora revelou a presença de quatro espécies de albatrozes-gigantes durante todo o ano na costa brasileira: albatroz-viageiro, albatroz-real-do-sul, albatroz-real-do-norte e o albatroz-de-Tristão (do arquipélago de Tristão da Cunha). “Isso mostra que as águas territoriais brasileiras são importantes para todo o ciclo de vida dessas aves; tanto para o período em que elas não estão com filhote no ninho, como no período em que têm filhote no ninho.”

Estações

A pesquisa apurou que, entre a primavera e o verão, houve registro de albatrozes-gigantes em 35,5% dos 285 lances de pesca amostrados e, no período de outono/inverno, em 44,1% dos 627 lances. Os padrões de frequência de ocorrência por espécie variaram sazonalmente: nos meses quentes, o grupo formado por albatrozes-viageiros e albatrozes-de-Tristão foi o mais frequente (17,5%) nos arredores dos barcos de pesca, seguido pelos indivíduos não identificados em nível de espécie (12,6%), albatroz-real-do-sul (4,2%) e albatroz-real-do-norte (1%).

Já nos meses mais frios, o grupo de espécie não identificada foi o mais frequente no entorno dos barcos de pesca monitorados (18,5%), seguido pelo grupo albatrozes-viageiros e albatrozes-de-Tristão (13%), albatroz-real-do-norte (6,5%) e albatroz-real-do-sul (6,2%).

Os albatrozes se apresentam em maior quantidade nos mares brasileiros durante o outono e o inverno. Tais aves aparecem em maior número e em maior quantidade de espécies nas águas brasileiras, inclusive de outros lugares, como a Nova Zelândia e a Austrália, disse o biólogo. Na primavera e verão, os albatrozes estão em período reprodutivo.

Extinção

Espécies oceânicas subantárticas, os albatrozes são aves que passam a maior parte da vida sobre o oceano e retornam às ilhas localizadas no Atlântico Sul e na Nova Zelândia, a cada um ou dois anos, para se reproduzir. O albatroz-gigante mede até 3,5 metros de ponta a ponta de asa. “É maior que o condor, que chega a 3,4 metros”. De acordo com Sampaio, praticamente todas as espécies de albatroz estão ameaçadas de extinção.

Vários fatores levam à ameaça de extinção desses animais. Um deles é a captura acidental na pesca, que o Projeto Albatroz trabalha para reduzir no Brasil. A frota de espinhel pelágico brasileira apresenta uma das maiores taxas de captura de aves marinhas do mundo. Estima-se que tal tipo de pesca de espinhel responda, em todo o mundo, pela morte de até 320 mil aves marinhas anualmente. Desse total, até 14 mil podem ocorrer em águas brasileiras, sendo 5 mil em pescarias de espinhel pelágico e 9 mil em pescarias de petrecho misto.

Outro fator é a introdução de espécies não nativas nas colônias de albatrozes-gigantes, tais como ratos, porcos e cabras, que destroem o ambiente e, muitas vezes, comem os filhotes das aves. “São as duas principais ameaças de extinção de albatrozes e petréis”, disse o biólogo.

Mudanças climáticas também contribuem para o risco de extinção. “Com a variação do clima, as condições ambientais nas colônias, principalmente, ficam muito modificadas, o que pode levar à destruição dos locais onde eles costumam fazer sua reprodução”. A poluição dos mares também é um problema, acrescentou Sampaio.

Educação ambiental

O Projeto Albatroz, que nasceu em 1990, em Santos, no litoral de São Paulo, visa ao desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas e promover ações de educação ambiental entre pescadores, jovens e escolas. “A gente tem uma conversa muito ampla e constante com a sociedade”, afirmou Gabriel Sampaio.

O trabalho feito nas escolas e redes sociais visa à formação de lideranças jovens na construção de saberes pela conservação marinha. Tal esforço tem resultado na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.

O projeto mantém, atualmente, bases nas cidades de Santos, Itajaí e Florianópolis, rm Santa Catarina; Itaipava, no Espírito Santo; Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com cautela a reforma que estabelece tarifas de até 50% sobre importações de países sem livre-comércio, embora o setor automotivo deva ser pouco afetado; a preocupação com a reforma tarifária do México é sobre a segurança jurídica e a integração produtiva.
L
Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Programação do Porto Velho Luz segue até 25 de dezembro com atrações artísticas, personagens temáticos e atividades para toda a família.
L
PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Evento reúne serviços de cidadania, saúde, assistência social, lazer e marca o encerramento do ano esportivo da Semtel.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L

Sintonia 360: Entrevista com Edilson Matias

conquistas recentes e o que ainda precisa avançar para garantir mais qualidade de vida a todos.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, restringe o acesso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aos documentos de quebra de sigilo do banqueiro Daniel Vorcaro, que serão enviados para a presidência do Senado, gerando indignação na CPMI do INSS.
L
Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Plataforma Centralizada de Autoexclusão permite que o cidadão bloqueie simultaneamente contas em todas as operadoras de apostas autorizadas, além de oferecer informações sobre saúde mental e prevenção de danos.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Evento gratuito neste domingo reúne música, teatro e atividades para toda a família a partir das 17h.
L
Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Em dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa sobe 0,99% e reverte queda da semana anterior, fechando aos 160.766 pontos; o dólar avança para R$ 5,41, mas encerra a semana em queda.
L
Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Principal tratado climático, o Acordo de Paris completa 10 anos nesta sexta-feira (12), e a ONU cobra ação imediata dos países para manter o limite de aquecimento em 1,5 ºC e acelerar a transição para economias de baixo carbono.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.