QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

NOVA FORMA: PANDEMIA DE CORONAVÍRUS LEVA A MUDANÇA DE RITOS FUNERÁRIOS E DA FORMA COMO OS BRASILEIROS VIVENCIAM O LUTO

Funerais virtuais e memoriais on-line viram caminhos durante as restrições do isolamento social.

Publicado em 

Na madrugada de 10 de abril, Eromar Bozo, de 55 anos, e o marido acordaram com um telefonema do hospital em que o filho Diego Bozo estava internado com o novo coronavírus em Osasco, na Grande São Paulo.

“Quando o telefone tocou, eu já sabia que tinha acontecido”, diz a mãe. “Em uma semana ele se foi. Ele simplesmente adoeceu e se foi”.

Com a proibição de funerais em São Paulo de vítimas da Covid-19 por causa do risco de contaminação, Eromar e o marido se despediram do filho, de 27 anos, no estacionamento do crematório.

“Recebi meu filho dentro de um caixão lacrado, não pude ver o corpo. Do hospital, fomos direto para o crematório. Lá, o motorista do carro funerário deixou a gente se aproximar do porta-malas onde estava o caixão para fazermos uma prece rápida. Nos despedimos dele assim”, lembra Eromar.

As tradições de despedida e de homenagem aos mortos, presentes no mundo há milhares de anos, têm sido desestruturadas pela epidemia do novo coronavírus.

“A gente sentiu não poder fazer um velório. Não só a gente, mas toda a família e os amigos do Diego. Qual é o pai e a mãe que não quer se despedir do próprio filho?”, se questiona Eromar.

A psicóloga Renata de Morais Machado, pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que a impossibilidade de realizar rituais funerários leva a pessoa em luto a fazer "um esforço maior para elaborar essa perda. Ela pode experimentar uma sensação mais intensa e/ou mais duradoura do luto”.

Isso acontece porque, segundo a neuropsicóloga Daniela Bernardes, especialista em desenvolvimento humano, ser privado dos rituais funerários praticados culturalmente pode "dificultar a aceitação da morte" pelos enlutados.

"Nosso ritos culturais estabelecidos socialmente [ver o corpo, velar e enterrar] dão 'passagem', 'autorizam a partida' do ente querido de certa forma, o que auxilia no enfrentamento da nova realidade. Após esses rituais, nos autorizamos a pensar: 'a partir desse momento, ele/ela não estará mais aqui'", explica Bernardes.

“Ainda que não seja possível se despedir do ente querido nos moldes da cultura em que estamos inseridos, podemos criar novos rituais que façam sentido para cada cultura familiar ou comunitária para demarcar essa passagem”, aponta a psicóloga da UFRJ.

O adeus virtual

Homero Gonzaga morreu recentemente aos 92 anos, em São Paulo. Não foi vítima da Covid-19, mas a pandemia afetou a forma como a família se reuniu para o momento de despedida. O velório teve duração e presença de pessoas limitadas.

“Durou das 9h às 11h e só nós da família, umas 10 pessoas. Estava todo mundo de máscara e com um metro de distância um do outro”, conta a neta, Julia Gonzaga, de 25 anos. “Foi um velório bem esquisito, não teve abraços.”

Pouco antes do avô morrer, Julia conheceu na internet um guia que ensina como planejar e fazer uma espécie de velório on-line. “Depois do velório para poucas pessoas, eu liguei para toda a família e convidei a fazer uma celebração virtual em memória do avô e de outros familiares que tinham morrido recentemente”, diz a neta.

A família se reuniu por cerca de duas horas na plataforma de bate-papo virtual Zoom. Primos que moram distante e não puderam ir no velório do avô participaram da cerimônia virtual.

“Trouxemos memórias, vídeos, fotos, uma tia escreveu um texto e eu apresentei uma música. Foi uma coisa inédita na família, mas foi bem bacana e bonito”, conta Julia.

Os memoriais on-line são outras modalidades de rituais funerários surgidos durante a pandemia e que podem ajudar as famílias no processo de luto, segundo a médica e antropóloga Rachel Aisengart Menezes, professora da UFRJ. Ela cita como exemplo a página no Instagram Reliquia.rum, que homenageia brasileiras que morreram por coronavírus.

Velar é humanizar

Os rituais funerários são tão importantes para a história da humanidade que são considerados na antropologia um dos marcadores de evolução do primata para o homo sapiens de hoje, afirma Menezes.

“Há registros de polens de flores encontrados junto aos restos esqueletais de pré-homo sapiens. No Brasil, os lugares de enterros mais antigos datam de mais de 12 mil anos”, exemplifica a professora da UFRJ.

Já na psicologia, segundo Renata de Morais Machado, da UFRJ, “os velórios têm o papel de ajudar os vivos a vivenciar e superar a morte [de um ente querido]”. Assim como também tem uma função social: informar a mudança do status social dos enlutados – de filho a órfão, de esposa à viúva etc – e reforçar os laços de uma comunidade.

Assim, mais que uma destinação ao corpo e ao espírito ou alma do morto, segundo algumas crenças, “os velórios comunicam aquela perda à sociedade, possibilitam um tempo e espaço para que os enlutados fechem um ciclo e se despeçam do falecido, ao mesmo tempo em que proporcionam espaço para a partilha de emoções [entre os presentes]”, diz Machado.

Como dar suporte ao enlutado no isolamento

“A ausência de contato físico entre os enlutados e seu círculo de sociabilidade provavelmente produzirá novas formas de interiorização da perda e de elaboração do luto”, defende Menezes.

Os efeitos do isolamento social durante a despedida e o luto, porém, serão percebidas somente “daqui a um tempo”, diz a antropóloga.

Apesar de não podermos dar um abraço ou fazer uma visita aos que passam pelo luto durante a pandemia, podemos demonstrar carinho e afeto aos amigos e parentes que enfrentam um processo de luto.

É o que defende o projeto Vamos Falar Sobre o Luto, existente há cinco anos, que lançou em abril a cartilha Novos Rituais do Luto em Tempos de Distanciamento Físico.

“Estar presente fisicamente na vida do enlutado talvez não seja possível, mas o carinho, a atenção e a presença podem acontecer de outras formas”, informa a cartilha.

Estas “outras formas”, segundo o projeto, podem ser:

Marcar eventos virtuais para que familiares e amigos compartilhem sentimentos, leiam cartas de despedida e relembrem histórias do ente que morreu

Fazer orações e preces coletivas em videochamdas

Mandar uma comida que a pessoa que vive o luto goste muito por serviço de entregas

Ligue, envie mensagens ou e-mail para manifestar sua presença e apoio ao enlutado

Além da cartilha, o Vamos Falar Sobre o Luto tem uma lista de grupos on-line de apoio ao luto, além de um vasto material sobre como enfrentar o processo e como oferecer ajuda a um amigo ou familiar enlutado.

A cartilha lembra, contudo, que também existem famílias que preferem não fazer nada neste momento de isolamento.

É o caso da Eromar e sua família, por exemplo, que preferiram “ficar em paz”, como descreve a mãe. Porém, a família pretende realizar despedidas tradicionais ao filho Diego quando a pandemia acabar.

“Quando tudo isso passar, faremos uma missa para poder reunir amigos e parentes, que estão nos pedindo esse momento de reunião”, planeja Eromar. “Também vamos jogar as cinzas do meu filho no mar, na Baixada Santista, lugar que ele gostava de ir.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L
Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

O Natal da Cristiane de Jesus vai ser ainda mais saboroso este ano!
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

O projeto que segue para o Senado corta incentivos em 10% e aumenta a carga tributária para casas de apostas e fintechs visando equilíbrio orçamentário.
L
Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Colisão frontal durante ultrapassagem irregular matou três pessoas e deixou feridos na manhã desta terça-feira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Rubro-negro desperdiça quatro cobranças e franceses garantem o primeiro título mundial de sua história nesta quarta-feira.
L
Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.