TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

NOVA FORMA: PANDEMIA DE CORONAVÍRUS LEVA A MUDANÇA DE RITOS FUNERÁRIOS E DA FORMA COMO OS BRASILEIROS VIVENCIAM O LUTO

Funerais virtuais e memoriais on-line viram caminhos durante as restrições do isolamento social.

Publicado em 

Na madrugada de 10 de abril, Eromar Bozo, de 55 anos, e o marido acordaram com um telefonema do hospital em que o filho Diego Bozo estava internado com o novo coronavírus em Osasco, na Grande São Paulo.

“Quando o telefone tocou, eu já sabia que tinha acontecido”, diz a mãe. “Em uma semana ele se foi. Ele simplesmente adoeceu e se foi”.

Com a proibição de funerais em São Paulo de vítimas da Covid-19 por causa do risco de contaminação, Eromar e o marido se despediram do filho, de 27 anos, no estacionamento do crematório.

“Recebi meu filho dentro de um caixão lacrado, não pude ver o corpo. Do hospital, fomos direto para o crematório. Lá, o motorista do carro funerário deixou a gente se aproximar do porta-malas onde estava o caixão para fazermos uma prece rápida. Nos despedimos dele assim”, lembra Eromar.

As tradições de despedida e de homenagem aos mortos, presentes no mundo há milhares de anos, têm sido desestruturadas pela epidemia do novo coronavírus.

“A gente sentiu não poder fazer um velório. Não só a gente, mas toda a família e os amigos do Diego. Qual é o pai e a mãe que não quer se despedir do próprio filho?”, se questiona Eromar.

A psicóloga Renata de Morais Machado, pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que a impossibilidade de realizar rituais funerários leva a pessoa em luto a fazer "um esforço maior para elaborar essa perda. Ela pode experimentar uma sensação mais intensa e/ou mais duradoura do luto”.

Isso acontece porque, segundo a neuropsicóloga Daniela Bernardes, especialista em desenvolvimento humano, ser privado dos rituais funerários praticados culturalmente pode "dificultar a aceitação da morte" pelos enlutados.

"Nosso ritos culturais estabelecidos socialmente [ver o corpo, velar e enterrar] dão 'passagem', 'autorizam a partida' do ente querido de certa forma, o que auxilia no enfrentamento da nova realidade. Após esses rituais, nos autorizamos a pensar: 'a partir desse momento, ele/ela não estará mais aqui'", explica Bernardes.

“Ainda que não seja possível se despedir do ente querido nos moldes da cultura em que estamos inseridos, podemos criar novos rituais que façam sentido para cada cultura familiar ou comunitária para demarcar essa passagem”, aponta a psicóloga da UFRJ.

O adeus virtual

Homero Gonzaga morreu recentemente aos 92 anos, em São Paulo. Não foi vítima da Covid-19, mas a pandemia afetou a forma como a família se reuniu para o momento de despedida. O velório teve duração e presença de pessoas limitadas.

“Durou das 9h às 11h e só nós da família, umas 10 pessoas. Estava todo mundo de máscara e com um metro de distância um do outro”, conta a neta, Julia Gonzaga, de 25 anos. “Foi um velório bem esquisito, não teve abraços.”

Pouco antes do avô morrer, Julia conheceu na internet um guia que ensina como planejar e fazer uma espécie de velório on-line. “Depois do velório para poucas pessoas, eu liguei para toda a família e convidei a fazer uma celebração virtual em memória do avô e de outros familiares que tinham morrido recentemente”, diz a neta.

A família se reuniu por cerca de duas horas na plataforma de bate-papo virtual Zoom. Primos que moram distante e não puderam ir no velório do avô participaram da cerimônia virtual.

“Trouxemos memórias, vídeos, fotos, uma tia escreveu um texto e eu apresentei uma música. Foi uma coisa inédita na família, mas foi bem bacana e bonito”, conta Julia.

Os memoriais on-line são outras modalidades de rituais funerários surgidos durante a pandemia e que podem ajudar as famílias no processo de luto, segundo a médica e antropóloga Rachel Aisengart Menezes, professora da UFRJ. Ela cita como exemplo a página no Instagram Reliquia.rum, que homenageia brasileiras que morreram por coronavírus.

Velar é humanizar

Os rituais funerários são tão importantes para a história da humanidade que são considerados na antropologia um dos marcadores de evolução do primata para o homo sapiens de hoje, afirma Menezes.

“Há registros de polens de flores encontrados junto aos restos esqueletais de pré-homo sapiens. No Brasil, os lugares de enterros mais antigos datam de mais de 12 mil anos”, exemplifica a professora da UFRJ.

Já na psicologia, segundo Renata de Morais Machado, da UFRJ, “os velórios têm o papel de ajudar os vivos a vivenciar e superar a morte [de um ente querido]”. Assim como também tem uma função social: informar a mudança do status social dos enlutados – de filho a órfão, de esposa à viúva etc – e reforçar os laços de uma comunidade.

Assim, mais que uma destinação ao corpo e ao espírito ou alma do morto, segundo algumas crenças, “os velórios comunicam aquela perda à sociedade, possibilitam um tempo e espaço para que os enlutados fechem um ciclo e se despeçam do falecido, ao mesmo tempo em que proporcionam espaço para a partilha de emoções [entre os presentes]”, diz Machado.

Como dar suporte ao enlutado no isolamento

“A ausência de contato físico entre os enlutados e seu círculo de sociabilidade provavelmente produzirá novas formas de interiorização da perda e de elaboração do luto”, defende Menezes.

Os efeitos do isolamento social durante a despedida e o luto, porém, serão percebidas somente “daqui a um tempo”, diz a antropóloga.

Apesar de não podermos dar um abraço ou fazer uma visita aos que passam pelo luto durante a pandemia, podemos demonstrar carinho e afeto aos amigos e parentes que enfrentam um processo de luto.

É o que defende o projeto Vamos Falar Sobre o Luto, existente há cinco anos, que lançou em abril a cartilha Novos Rituais do Luto em Tempos de Distanciamento Físico.

“Estar presente fisicamente na vida do enlutado talvez não seja possível, mas o carinho, a atenção e a presença podem acontecer de outras formas”, informa a cartilha.

Estas “outras formas”, segundo o projeto, podem ser:

Marcar eventos virtuais para que familiares e amigos compartilhem sentimentos, leiam cartas de despedida e relembrem histórias do ente que morreu

Fazer orações e preces coletivas em videochamdas

Mandar uma comida que a pessoa que vive o luto goste muito por serviço de entregas

Ligue, envie mensagens ou e-mail para manifestar sua presença e apoio ao enlutado

Além da cartilha, o Vamos Falar Sobre o Luto tem uma lista de grupos on-line de apoio ao luto, além de um vasto material sobre como enfrentar o processo e como oferecer ajuda a um amigo ou familiar enlutado.

A cartilha lembra, contudo, que também existem famílias que preferem não fazer nada neste momento de isolamento.

É o caso da Eromar e sua família, por exemplo, que preferiram “ficar em paz”, como descreve a mãe. Porém, a família pretende realizar despedidas tradicionais ao filho Diego quando a pandemia acabar.

“Quando tudo isso passar, faremos uma missa para poder reunir amigos e parentes, que estão nos pedindo esse momento de reunião”, planeja Eromar. “Também vamos jogar as cinzas do meu filho no mar, na Baixada Santista, lugar que ele gostava de ir.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Profissional experiente em jardinagem e limpeza de terrenos na capital de Rondônia está desempregado e busca uma nova oportunidade.
L
INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) alerta para chuvas intensas no trecho Norte e Noroeste, alcançando até a metade da Ponta da Abunã, com previsão de persistência até quarta-feira.
L
Justiça concede nova liminar contra regras do vale-alimentação

Justiça concede nova liminar contra regras do vale-alimentação

A decisão suspende a fiscalização e sanções sobre a operadora Pluxee, somando-se a vitórias judiciais anteriores obtidas por outras gigantes do setor de benefícios.
L
Governo Federal cria grupo de trabalho para integrar políticas na Maré

Governo Federal cria grupo de trabalho para integrar políticas na Maré

O projeto técnico anunciado no Rio de Janeiro pretende servir como modelo de gestão para outras comunidades brasileiras através de investimentos em infraestrutura e cidadania.
L

Bora Ali: Turismo em Rondônia, Sebrae destaca Amazônia e experiências

Em entrevista ao Bora Ali, Tatiana Sadeck, do Sebrae Rondônia, aponta a Floresta Amazônica como eixo do turismo, com pesca, aves e Baixo Madeira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues

Falecimento de Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues, suboficial da reserva da Polícia Militar, aos 55 anos, deixando legado de honra, alegria e amor à família em Porto Velho.
L
Boulos prevê aprovação do fim da escala 6x1 ainda neste semestre

Boulos prevê aprovação do fim da escala 6×1 ainda neste semestre

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o governo federal trabalha pela redução da jornada de trabalho para garantir mais tempo de lazer e descanso às famílias.
L

Agenda News: Carlinhos Camurça é o convidado do Agenda News Folia 2026

Depois de um período de pausa, o Trio 40 Graus retorna com força total à programação oficial, prometendo transformar as ruas de Porto Velho em um grande espetáculo de luz, som e emoção em 2026.
L

Giro News: Izabel Menezes fala sobre acesso à saúde em Porto Velho

O agendamento pode ser feito de forma simples, presencialmente ou pelo WhatsApp, com uma equipe preparada para orientar e encontrar o melhor horário para cada paciente
L
Faculdade abre inscrições para bolsas integrais de ensino superior em Porto Velho

Faculdade abre inscrições para bolsas integrais de ensino superior em Porto Velho

Programa Faculdade da Prefeitura custeia mensalidades em cursos como Medicina e Direito; candidatos podem se inscrever até 1º de fevereiro com notas do Enem
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Saldo de apenas 466 vagas formais em 2025 levanta dúvidas sobre capacidade administrativa do prefeito e sua ambição ao governo de Rondônia.
L
Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Alíquota passa de 12% para 4%, fortalecendo o setor produtivo e ampliando oportunidades para pecuaristas do estado.
L
Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Os presidentes do Brasil e da França defenderam o fortalecimento da ONU durante conversa sobre a iniciativa americana para a reconstrução de Gaza.
L
André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

O ministro do Supremo Tribunal Federal negou a liberdade de Antonio Carlos Antunes, suspeito de operar esquema de descontos indevidos contra aposentados do INSS.
L
Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Vice-presidente da AROM destaca vitória histórica do municipalismo e impacto direto nas finanças dos municípios rondonienses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Fernanda de Andrade, de 29 anos, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio em 2023.
18
Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Dois empresários e um advogado teriam ameaçado o vigilante de um condomínio para interferir na investigação sobre a morte do cão.
16
Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Investigados alegaram falta de acesso aos autos do inquérito que apura irregularidades financeiras de 17 bilhões de reais envolvendo o BRB.
L
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher cumpriram mandado de prisão preventiva no distrito de Nova Dimensão contra investigado reincidente.
16
Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Após a análise do corpo o falecimento ocorreu por causas naturais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Aids 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, pesquisadores e movimentos sociais para debater prevenção, tratamento e direitos humanos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BOREAL RD LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Onix Joye 2018 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Iniciativa da Semusa beneficiou 12 mulheres e terá novos atendimentos no início de fevereiro, com prioridade para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026F8629XHS
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026W52SD189
L
Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Autoridades indianas confirmaram casos de infecção entre profissionais de saúde e monitoram cerca de 100 pessoas em quarentena para conter a disseminação do vírus.
L
Justiça catarinense suspende lei que proibia cotas raciais em universidades

Justiça catarinense suspende lei que proibia cotas raciais em universidades

A decisão liminar atende a um pedido do diretório estadual do PSOL e baseia-se no entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal sobre a validade das ações afirmativas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.