SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

NOVA FORMA: PANDEMIA DE CORONAVÍRUS LEVA A MUDANÇA DE RITOS FUNERÁRIOS E DA FORMA COMO OS BRASILEIROS VIVENCIAM O LUTO

Funerais virtuais e memoriais on-line viram caminhos durante as restrições do isolamento social.

Publicado em 

Na madrugada de 10 de abril, Eromar Bozo, de 55 anos, e o marido acordaram com um telefonema do hospital em que o filho Diego Bozo estava internado com o novo coronavírus em Osasco, na Grande São Paulo.

“Quando o telefone tocou, eu já sabia que tinha acontecido”, diz a mãe. “Em uma semana ele se foi. Ele simplesmente adoeceu e se foi”.

Com a proibição de funerais em São Paulo de vítimas da Covid-19 por causa do risco de contaminação, Eromar e o marido se despediram do filho, de 27 anos, no estacionamento do crematório.

“Recebi meu filho dentro de um caixão lacrado, não pude ver o corpo. Do hospital, fomos direto para o crematório. Lá, o motorista do carro funerário deixou a gente se aproximar do porta-malas onde estava o caixão para fazermos uma prece rápida. Nos despedimos dele assim”, lembra Eromar.

As tradições de despedida e de homenagem aos mortos, presentes no mundo há milhares de anos, têm sido desestruturadas pela epidemia do novo coronavírus.

“A gente sentiu não poder fazer um velório. Não só a gente, mas toda a família e os amigos do Diego. Qual é o pai e a mãe que não quer se despedir do próprio filho?”, se questiona Eromar.

A psicóloga Renata de Morais Machado, pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que a impossibilidade de realizar rituais funerários leva a pessoa em luto a fazer "um esforço maior para elaborar essa perda. Ela pode experimentar uma sensação mais intensa e/ou mais duradoura do luto”.

Isso acontece porque, segundo a neuropsicóloga Daniela Bernardes, especialista em desenvolvimento humano, ser privado dos rituais funerários praticados culturalmente pode "dificultar a aceitação da morte" pelos enlutados.

"Nosso ritos culturais estabelecidos socialmente [ver o corpo, velar e enterrar] dão 'passagem', 'autorizam a partida' do ente querido de certa forma, o que auxilia no enfrentamento da nova realidade. Após esses rituais, nos autorizamos a pensar: 'a partir desse momento, ele/ela não estará mais aqui'", explica Bernardes.

“Ainda que não seja possível se despedir do ente querido nos moldes da cultura em que estamos inseridos, podemos criar novos rituais que façam sentido para cada cultura familiar ou comunitária para demarcar essa passagem”, aponta a psicóloga da UFRJ.

O adeus virtual

Homero Gonzaga morreu recentemente aos 92 anos, em São Paulo. Não foi vítima da Covid-19, mas a pandemia afetou a forma como a família se reuniu para o momento de despedida. O velório teve duração e presença de pessoas limitadas.

“Durou das 9h às 11h e só nós da família, umas 10 pessoas. Estava todo mundo de máscara e com um metro de distância um do outro”, conta a neta, Julia Gonzaga, de 25 anos. “Foi um velório bem esquisito, não teve abraços.”

Pouco antes do avô morrer, Julia conheceu na internet um guia que ensina como planejar e fazer uma espécie de velório on-line. “Depois do velório para poucas pessoas, eu liguei para toda a família e convidei a fazer uma celebração virtual em memória do avô e de outros familiares que tinham morrido recentemente”, diz a neta.

A família se reuniu por cerca de duas horas na plataforma de bate-papo virtual Zoom. Primos que moram distante e não puderam ir no velório do avô participaram da cerimônia virtual.

“Trouxemos memórias, vídeos, fotos, uma tia escreveu um texto e eu apresentei uma música. Foi uma coisa inédita na família, mas foi bem bacana e bonito”, conta Julia.

Os memoriais on-line são outras modalidades de rituais funerários surgidos durante a pandemia e que podem ajudar as famílias no processo de luto, segundo a médica e antropóloga Rachel Aisengart Menezes, professora da UFRJ. Ela cita como exemplo a página no Instagram Reliquia.rum, que homenageia brasileiras que morreram por coronavírus.

Velar é humanizar

Os rituais funerários são tão importantes para a história da humanidade que são considerados na antropologia um dos marcadores de evolução do primata para o homo sapiens de hoje, afirma Menezes.

“Há registros de polens de flores encontrados junto aos restos esqueletais de pré-homo sapiens. No Brasil, os lugares de enterros mais antigos datam de mais de 12 mil anos”, exemplifica a professora da UFRJ.

Já na psicologia, segundo Renata de Morais Machado, da UFRJ, “os velórios têm o papel de ajudar os vivos a vivenciar e superar a morte [de um ente querido]”. Assim como também tem uma função social: informar a mudança do status social dos enlutados – de filho a órfão, de esposa à viúva etc – e reforçar os laços de uma comunidade.

Assim, mais que uma destinação ao corpo e ao espírito ou alma do morto, segundo algumas crenças, “os velórios comunicam aquela perda à sociedade, possibilitam um tempo e espaço para que os enlutados fechem um ciclo e se despeçam do falecido, ao mesmo tempo em que proporcionam espaço para a partilha de emoções [entre os presentes]”, diz Machado.

Como dar suporte ao enlutado no isolamento

“A ausência de contato físico entre os enlutados e seu círculo de sociabilidade provavelmente produzirá novas formas de interiorização da perda e de elaboração do luto”, defende Menezes.

Os efeitos do isolamento social durante a despedida e o luto, porém, serão percebidas somente “daqui a um tempo”, diz a antropóloga.

Apesar de não podermos dar um abraço ou fazer uma visita aos que passam pelo luto durante a pandemia, podemos demonstrar carinho e afeto aos amigos e parentes que enfrentam um processo de luto.

É o que defende o projeto Vamos Falar Sobre o Luto, existente há cinco anos, que lançou em abril a cartilha Novos Rituais do Luto em Tempos de Distanciamento Físico.

“Estar presente fisicamente na vida do enlutado talvez não seja possível, mas o carinho, a atenção e a presença podem acontecer de outras formas”, informa a cartilha.

Estas “outras formas”, segundo o projeto, podem ser:

Marcar eventos virtuais para que familiares e amigos compartilhem sentimentos, leiam cartas de despedida e relembrem histórias do ente que morreu

Fazer orações e preces coletivas em videochamdas

Mandar uma comida que a pessoa que vive o luto goste muito por serviço de entregas

Ligue, envie mensagens ou e-mail para manifestar sua presença e apoio ao enlutado

Além da cartilha, o Vamos Falar Sobre o Luto tem uma lista de grupos on-line de apoio ao luto, além de um vasto material sobre como enfrentar o processo e como oferecer ajuda a um amigo ou familiar enlutado.

A cartilha lembra, contudo, que também existem famílias que preferem não fazer nada neste momento de isolamento.

É o caso da Eromar e sua família, por exemplo, que preferiram “ficar em paz”, como descreve a mãe. Porém, a família pretende realizar despedidas tradicionais ao filho Diego quando a pandemia acabar.

“Quando tudo isso passar, faremos uma missa para poder reunir amigos e parentes, que estão nos pedindo esse momento de reunião”, planeja Eromar. “Também vamos jogar as cinzas do meu filho no mar, na Baixada Santista, lugar que ele gostava de ir.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça manda Estado reformar quartéis da PM em Cerejeiras e Pimenteiras

Justiça manda Estado reformar quartéis da PM em Cerejeiras e Pimenteiras

A pedido do MPRO, sentença determina apresentação de cronograma em 30 dias e adequações mínimas em 90 dias para garantir salubridade e segurança nas unidades da Polícia Militar.
L
MPRO e Banda do Vai Quem Quer reforçam campanha “Não é não”

MPRO e Banda do Vai Quem Quer reforçam campanha “Não é não”

Ação de “adesivaço” no sábado (17/1) distribuiu adesivos gratuitos em veículos para ampliar a campanha contra a violência contra a mulher durante o Carnaval em Porto Velho.
L
Construção civil lidera risco de choques elétricos em obras

Construção civil lidera risco de choques elétricos em obras

Energisa Rondônia alerta para acidentes perto da rede elétrica após registrar três mortes em 2025 e reforça orientações para evitar contato acidental durante reformas e construções.
L

Historiador rondoniense refaz os caminhos do Mal. Rondon ao Monte Roraima

O pesquisador e historiador Prof. Dr. Lourismar Barroso percorreu 120 quilômetros a pé e refez, após quase um século, a última grande jornada de Rondon até o Tepuy Roraima.
L
Mudança na validade da CNH gera economia milionária para bons motoristas

Mudança na validade da CNH gera economia milionária para bons motoristas

A nova regra de renovação automática beneficiou mais de 300 mil condutores em sete dias, eliminando taxas e exames para quem não cometeu infrações no último ano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Matrículas 2026: Porto Velho passa de 6 mil adesões

Matrículas 2026: Porto Velho passa de 6 mil adesões

A Chamada Escolar de Porto Velho teve mais de 6 mil inscrições e agora entra na fase de matrículas, com prazo de 19 a 23 de janeiro para garantir a vaga na rede municipal.
L
Inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira

O Ministério do Esporte abriu o prazo para atletas de alto rendimento solicitarem o benefício, que oferece suporte financeiro mensal com base em resultados obtidos em 2025.
L
Ministério da Saúde anuncia vacinação de profissionais contra dengue

Ministério da Saúde anuncia vacinação de profissionais contra dengue

A aplicação do imunizante Butantan-DV começa em fevereiro para trabalhadores da atenção primária, utilizando a primeira vacina de dose única do mundo desenvolvida com tecnologia nacional.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda-feira

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de janeiro nesta segunda-feira

Cerca de 18,8 milhões de famílias são contempladas neste mês com valor mínimo de 600 reais e o cronograma segue o final do NIS dos beneficiários.
L
Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira

O processo seletivo oferece mais de 274 mil vagas em instituições públicas de ensino superior e permite o uso das notas das três últimas edições do Enem.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves destina R$ 200 mil para Apae de Ariquemes

Ieda Chaves destina R$ 200 mil para Apae de Ariquemes

Emenda vai custear equipe multidisciplinar do Centro-Dia e manter atendimento especializado a jovens e adultos com deficiência no município.
L
Porto Velho: leis de Sofia Andrade entram em vigor

Porto Velho: leis de Sofia Andrade entram em vigor

Projetos da vereadora Sofia Andrade viraram leis e passam a regular eventos públicos, atividades religiosas nas escolas, prevenção ao vício em apostas, controle de metais e regras contra poluição visual.
L
Padaria Solidária: Alex Redano destina R$ 750 mil

Padaria Solidária: Alex Redano destina R$ 750 mil

Emenda do deputado Alex Redano viabilizou a inauguração da Padaria Solidária na Zona Leste de Porto Velho, fortalecendo a Associação São Tiago Maior com reforma, equipamentos e atendimento diário.
L
Padaria Solidária: Ieda Chaves destina R$ 75 mil em PVH

Padaria Solidária: Ieda Chaves destina R$ 75 mil em PVH

Ieda Chaves viabilizou R$ 75 mil para a Padaria Solidária da Associação São Tiago Maior, em Porto Velho, ampliando a estrutura, a produção de pães e cursos de panificação.
L
Prisão Perpétua: Justiça Necessária em Crimes contra a Vida

Prisão Perpétua: Justiça Necessária em Crimes contra a Vida

Caso em São Paulo citado nas redes e em artigos de opinião expõe indignação com progressão de regime e coloca no centro a pergunta: as penas atuais são suficientes para crimes hediondos contra a vida?
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

A abordagem ocorreu em Presidente Médici na manhã seguinte ao crime em uma empresa de autopeças; equipamentos usados no arrombamento também foram apreendidos.
12
Patamo prende foragido e apreende drogas em residência no Novo Ji-Paraná

Patamo prende foragido e apreende drogas em residência no Novo Ji-Paraná

A prisão ocorreu após abordagem na avenida Gabriel Vieira de Melo; o suspeito autorizou a entrada dos policiais em sua casa, onde foram encontrados cocaína, crack e maconha.
14
Polícia recupera pneus furtados e descobre plano para ataque a banco em RO

Polícia recupera pneus furtados e descobre plano para ataque a banco em RO

A ação no bairro Primavera resultou na prisão de dois homens e na apreensão de 33 pneus; um dos detidos confessou que o grupo planejava arrombar cofres de uma instituição financeira.
14
Incêndio em condomínio popular mobiliza Corpo de Bombeiros na zona leste

Incêndio em condomínio popular mobiliza Corpo de Bombeiros na zona leste

As chamas destruíram 16 medidores de energia no residencial Porto Madero 3, no bairro Socialista; equipes agiram rápido para evitar que o fogo atingisse os apartamentos.
10
Mulher é espancada pelo namorado após receber mensagem da mãe “tá com o namorado ou o coroa?”

Mulher é espancada pelo namorado após receber mensagem da mãe “tá com o namorado ou o coroa?”

O agressor quebrou o celular da vítima, desferiu socos em seu rosto e bateu sua cabeça contra a parede antes de fugir; a PM realizou buscas na zona leste.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GrupoCal anuncia últimas unidades do San Francisco Garden

GrupoCal anuncia últimas unidades do San Francisco Garden

Condomínio de alto padrão em Cacoal tem 186 lotes a partir de 360m², com área de lazer completa e financiamento próprio para facilitar a compra, segundo a incorporadora.
L
Justiça dá 90 dias para Prefeitura regularizar farmácia de UBS

Justiça dá 90 dias para Prefeitura regularizar farmácia de UBS

Liminar obtida pelo MPRO determina que o Município de Primavera de Rondônia corrija falhas na farmácia da UBS Manoel de Lara, envolvendo aquisição, armazenamento e controle de medicamentos.
L
Jaru: sala de vacinação terá atendimento até 21h

Jaru: sala de vacinação terá atendimento até 21h

Centro de Saúde da Mulher funcionará em horário estendido nesta segunda (19) e terça (20) para atualização da caderneta e emissão do certificado de vacinação do estudante.
L
Hospital de Retaguarda: unidade amplia cirurgias em RO

Hospital de Retaguarda: unidade amplia cirurgias em RO

Com 121 leitos, o Hospital de Retaguarda mantém média de 9 a 12 cirurgias por dia e encerrou 2025 com 3.853 procedimentos, reforçando a rede pública de saúde em Rondônia.
L
Competitividade industrial: SENAI-RO traça plano 2026

Competitividade industrial: SENAI-RO traça plano 2026

STI do SENAI-RO prepara consultorias e projetos de inovação em Rondônia para reduzir custos, elevar produtividade e apoiar empresas diante de regras mais rígidas.
L
Motociclista fica em estado grave após colisão frontal e incêndio na BR 364

Motociclista fica em estado grave após colisão frontal e incêndio na BR 364

O acidente ocorreu em frente ao frigorífico Frigon, em Jaru, após o condutor da moto tentar desviar de um animal na pista e invadir a contramão, atingindo um caminhão.
16
Colisão frontal entre Mobi e Corsa deixa um motorista ferido no Setor 06

Colisão frontal entre Mobi e Corsa deixa um motorista ferido no Setor 06

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Adalberto Costa Gabelha e Francisco Pantoja; a vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à unidade de emergência.
12
Jovem morre após colisão de motocicleta com animal na RO-473 em Urupá

Jovem morre após colisão de motocicleta com animal na RO-473 em Urupá

A vítima, Geissiany Dias Carvalho, estava internada desde o dia 31 de dezembro de 2025, quando a moto em que viajava atingiu uma vaca sobre a pista.
18
Corpo de empresário é encontrado no rio Urupá após acidente durante pescaria

Corpo de empresário é encontrado no rio Urupá após acidente durante pescaria

Valter Teixeira, proprietário de comércios em Tancredópolis, desapareceu na tarde de sexta-feira após se desequilibrar ao lançar uma tarrafa e cair na água.
18
Motorista é conduzido à Unisp após atropelar grupo e causar fratura exposta em pedestre

Motorista é conduzido à Unisp após atropelar grupo e causar fratura exposta em pedestre

O condutor de uma picape tentava realizar uma manobra no bairro Cidade Alta quando atingiu pessoas que estavam sentadas sob uma árvore; vítima foi levada à UPA.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.