A CAIXA Econômica Federal iniciou nesta segunda-feira (3/11) a renegociação dos contratos do Novo FIES formalizados a partir de 2018. A medida atende estudantes com inadimplência superior a 90 dias, oferecendo condições facilitadas para regularização dos débitos.
A adesão pode ser feita digitalmente, pelo aplicativo FIES CAIXA (disponível para Android e iOS) ou pelo portal SIFES, na opção “Contrato FIES > Renegociação Novo FIES”, durante os dias úteis, das 9h às 19h. O prazo para adesão vai até 31 de dezembro de 2026.
Podem participar da renegociação os estudantes que, em 31 de julho de 2025, estavam em fase de amortização e com contratos inadimplentes superiores a 90 dias. A iniciativa foi autorizada pela Resolução MEC nº 64/2025.
Entre as condições facilitadas, destacam-se:
- Parcelamento em até 180 meses;
- Desconto de 100% nos juros e multas por atraso;
- Parcela mínima de amortização de R$ 200, exceto quando o saldo devedor for inferior;
- Exclusão de valores de coparticipação com as instituições de ensino superior, que devem ser negociados diretamente com as faculdades.
Estudantes que assinaram contratos com fiador precisam se dirigir a uma agência da CAIXA para apresentar: RG e CPF (do tomador e do cônjuge, se casado), comprovante de endereço do tomador e do fiador, além de comprovante de renda do fiador.
A ação reforça o compromisso do governo em facilitar a regularização de dívidas estudantis, garantindo o acesso continuado ao ensino superior e a possibilidade de retomada do crédito estudantil de forma organizada e sustentável.





































