A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em Medicina do Brasil, abriu as inscrições para o Vestibular Unificado de Medicina, com ingresso previsto para o 1º semestre de 2026. Pela primeira vez, os candidatos poderão concorrer a vagas em até três unidades da instituição com apenas uma prova e uma taxa de inscrição.
Em Rondônia, as vagas estão disponíveis nas unidades de Porto Velho e Ji-Paraná. A prova será aplicada online no dia 26 de outubro de 2025, e as inscrições vão até 20 de outubro, exclusivamente pelo site da Afya.
Mais de 1.500 vagas distribuídas pelo país
O sistema de classificação considera a ordem de preferência escolhida pelo candidato: caso não seja aprovado na primeira unidade, a mesma nota é aproveitada para a segunda e terceira opções. Ao todo, são mais de 1.500 vagas em 32 unidades, presentes em 14 estados brasileiros.
Todos os cursos de Medicina da Afya têm nota 4 ou 5 no MEC, comprovando a qualidade da formação.
Rondônia no centro das oportunidades
Segundo o reitor da Afya Porto Velho, André Samora, o vestibular unificado facilita o acesso dos estudantes rondonienses. “Agora, o candidato pode concorrer em diferentes unidades sem precisar viajar longas distâncias ou gastar com múltiplos exames”, afirmou.
O reitor da Afya Ji-Paraná, João Henrique Nogueira, reforça que o ingresso na Afya vai além da graduação. “O estudante integra um ecossistema completo, com prática clínica desde os primeiros semestres, programas de especialização e soluções digitais que fortalecem a formação médica”, explicou.
Ensino de excelência com impacto social
Os cursos de Medicina em Porto Velho e Ji-Paraná receberam nota máxima (5) na renovação do reconhecimento do MEC, considerando projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
O modelo pedagógico da Afya integra teoria e prática desde o início, com atividades em ambulatórios, projetos de extensão e centros de simulação com inteligência artificial, sendo a única instituição no Brasil com três centros de simulação acreditados internacionalmente pela SSH.
Desde 2019, os estudantes realizaram mais de 3 milhões de atendimentos gratuitos. Em 2024, a Afya firmou aliança com o Pacto Global da ONU, com a meta de atingir 5 milhões de atendimentos até 2030.
Sobre a Afya
A Afya reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todo o país, com 33 cursos de Medicina e 20 unidades de pós-graduação e educação continuada. Ao longo de 25 anos, já formou mais de 23 mil alunos.
Com soluções digitais como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no Brasil utiliza pelo menos uma ferramenta da Afya. A empresa foi a primeira de educação médica a abrir capital na Nasdaq (2019) e recebeu diversos prêmios, incluindo “Valor Inovação” (2023) e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024).