QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

MAIS DE MIL AULÕES SÃO REALIZADOS NA CAPITAL E SEDUC ENCERRA A MARATONA COM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Na capital, mais de mil aulões foram registrados este ano pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que permanece com a intensificação dos estudos com foco em bons resultados da comunidade estudantil no Exame Nacional de Aprendizagem – Enem

Publicado em 

A maratona de aulões realizada pelo Governo do Estado em parceria com instituições privadas teve sua última edição no sábado (19), no auditório da Uniron Campus III – Porto Velho Shopping, em Porto Velho, Rondônia. Na capital, mais de mil aulões foram registrados este ano pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que permanece com a intensificação dos estudos com foco em bons resultados da comunidade estudantil no Exame Nacional de Aprendizagem – Enem, com provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil.

A estudante Vitória Marques, 18 anos, cursa o 3° ano do ensino médio na Escola Murilo Braga, em Porto Velho, desde o primeiro ano do ensino médio se dedica a estudar para conseguir uma vaga no curso de Medicina por meio do Enem. Ela é um dos estudantes que deixam o conforto do lar no final de semana para acompanhar a maratona dos aulões organizados pelo governo.

“Toda hora e local é ideal para estudar. Eu quero ser aprovada para cursar Medicina, um curso bastante concorrido, tenho que me dedicar bastante e os aulões no sábado é uma grande oportunidade. Este ano eu percebi que houve mais pressão e opções para estudar. Os professores estão focados em ajudar e isso é muito bom. Parece que estou numa panela e a pressão está me empurrado para avançar. Minha mãe fica feliz, por que vê a dedicação, e o fato de eu ser mulher e negra, faz eu me dedicar mais” – refletiu a estudante.

TRÊS VERSÕES

O número de Aulões oferecidos pela secretaria é bem maior quando agregado ao trabalho realizado em todo o Estado pelas regionais. A ação faz parte do Projeto Mandando Bem no Enem, que atinge os estudantes do 3º ano das escolas estaduais. No governo atual a secretaria de Educação passou a realizar três versões da aula que tem como didática ensinar métodos e técnicas, além dos conteúdos, que possibilitem preparar os estudantes para as avaliações externas, e foi denominada popularmente como Aulão.

Para ajudar na aprendizagem dos estudantes da rede de ensino estadual foram organizados aulões concentrados em unidades escolares da rede pública estadual; os itinerantes com professores da rede convidados a ministrar aulas nas 18 Coordenadorias Regionais da Seduc que atendem os 52 municípios; e os realizados em parcerias, como é o caso de instituições de ensino superior, em auditórios e quadras.

O professor de matemática da rede pública estadual Ledson Oliveira, ministrou aula no último Aulão com parceiros, mas tem no currículo mais atuações pelo Estado, da cidade de Guajará Mirim ao município de Vilhena. Desde o começo do ano ele participa do projeto. O professor assume que foi aperfeiçoando técnicas para motivar os alunos e colocar em foco o que vai contribuir com a resolução de questões no Exame Nacional.

“Aqui você traz a nata, as dicas poderosas que fazem diferença na hora da prova. O aluno vem para este lugar em busca de estratégias, aquilo que chamamos na matemática de “bizu” ou de atalhos que ajudem o aluno a responder questões de maneira rápida e certa. Trabalhar o tempo para que ele consiga se organizar mentalmente ao deparar-se com número de questões da prova, em torno de 90, e dividir esse tempo para solucionar uma questão em no máximo 3 minutos. Cortar caminhos” – alertou Ledson.

ÚLTIMO AULÃO

Professor de matemática da rede pública estadual Ledson Oliveira

Neste sábado (19) foi realizado aulas dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática e Geografia. O evento reuniu em torno de 350 estudantes, das escolas estaduais, EEEM Major Guapindaia, EEEFM Governador Araújo Lima, Ceeja Padre Moretti, Tiradentes, EEEFM Barão de Solimões, EEEFM Marcelo Cândia Subsed I, EEEFM Murilo Braga, EEEFM Risoleta Neves, EEEFM São Luiz, EEEFM João Bento da Costa, EEEFMTI Lydia Johnson de Macedo, IEE Carmela Dutra.

O diretor da faculdade, Alexandre Porto, disse que essa foi a primeira parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para realização do Aulão, mas já havia atendido a clientela estudantil das escolas estaduais João Bento da Costa e o Carmela Dutra. “Nós sabemos que pensar educação é cuidar do futuro e a secretaria de educação vem demonstrando seriedade na gestão do Enem e na intenção de levar conhecimento aos alunos, que são futuros estudantes do ensino superior. Tudo isso junta no objetivo de instituições sérias e por isso já estamos de portas abertas para ampliar esta parceria para o próximo ano – elogiou o diretor.

A secretaria de Estado da Educação fecha o ciclo de atividades com instituições parceiras, mas permanece com aulas intensivas até o dia do Exame Nacional. Acompanhado com as aulas a secretaria ainda realizou dois simulados em todo o Estado, e atendeu os alunos do 9º ano com o formato de aulões preparativo para Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que começa nesta segunda-feira (21) em todo o Brasil.

SAEB 2019

Entre o dia 21 de outubro e o dia 1º de novembro, escolas do Brasil inteiro irão parar para receber a prova do Saeb, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC, e tem como principal intuito avaliar o rendimento das escolas públicas do país, e testa conhecimentos em língua portuguesa e matemática.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Principais áreas de conhecimento médico para um futuro doutor se especializar

Ampliação de bolsas de residência e desigualdade na distribuição de especialistas reforçam a importância de escolhas estratégicas na formação médica, alinhadas às demandas do SUS.
L
Escola Voo do Juriti reabre revitalizada e recebe alunos na zona Leste

Escola Voo do Juriti reabre revitalizada e recebe alunos na zona Leste

Unidade municipal inicia ano letivo nesta quinta-feira após reforma completa em parceria com a Arquidiocese
L
Escola Móvel: cursos de informática com inscrições abertas

Escola Móvel: cursos de informática com inscrições abertas

Inscrições para cursos da Escola Móvel de Informática do Idep seguem até domingo em Porto Velho, com vagas para jovens e adultos interessados no mercado digital.
L
Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Material desenvolvido no Profei/UNIR reúne orientações sobre direitos, acessibilidade e estratégias de estudo para candidatos.
L
SENAI-RO abre 840 vagas gratuitas para qualificação profissional em Rondônia

SENAI-RO abre 840 vagas gratuitas para qualificação profissional em Rondônia

Cursos nas áreas industriais contemplam jovens e trabalhadores em cinco cidades, com opções presenciais e semipresenciais até abril.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Ministro de Minas e Energia afirma que “não haverá trégua” contra crimes à economia popular; Polícia Federal e ANP intensificam vistorias em postos e distribuidoras.
L
Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Presidente da estatal afirma que medida visa garantir o abastecimento interno; instabilidade no Oriente Médio e desvio de navios cargueiros elevam cautela da companhia.
L

Fonte de Vida: Galdiana dos Santos e Aline Leon debatem direitos das mulheres

Especialistas trazem reflexões sobre violência, justiça e empoderamento feminino em um programa marcado por experiências reais e conhecimento jurídico
L
Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Decreto assinado pelo presidente Lula institui núcleo para centralizar denúncias e agilizar remoção de conteúdos ilícitos; regulamentação do ECA Digital endurece regras para plataformas e influenciadores mirins.
L
Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Ministro Fernando Haddad afirma que exclusão de recursos da União amadurece o texto no Congresso; proposta foca em soluções de mercado para crises financeiras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra "desordem normativa" na proteção de jovens

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra “desordem normativa” na proteção de jovens

Ministro do STF destaca que novas regras trazem segurança jurídica e previsibilidade para usuários e plataformas; discurso ocorreu após assinatura de decretos presidenciais.
L
Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Emenda da deputada vai financiar máquinas e fortalecer produção rural no distrito de Palmeiras, em Nova Mamoré.
L
CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

Comissão busca identificar donos reais de fundos de investimento; requerimentos de quebra de sigilo de Paulo Guedes e convocação de Valdemar da Costa Neto são rejeitados.
L
Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Secretaria de Radiodifusão apura conduta após ofensas contra a deputada Erika Hilton; Ministério Público Federal pede multa de R$ 10 milhões.
L
Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal terá mais 60 dias para concluir investigações da Operação Compliance Zero; suspeitas de rombo financeiro chegam a R$ 17 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Com o impacto da colisão, o piloto e a passageira da moto foram arremessados ao solo.
16
Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Policiais do 9º Batalhão prendem suspeitos e recuperam objetos furtados no Loteamento Tropical após denúncia
12
Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

De acordo com as primeiras informações, a briga teria iniciado por conta da disputa pela casa, deixada de herança.
16
Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Suspeito invadiu imóvel na Rua Panamá e causou danos à estrutura elétrica e hidráulica; Polícia Militar precisou usar spray de pimenta para conter o indivíduo em Porto Velho.
16
Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Ação conjunta do BPCHOQUE e Núcleo de Inteligência intercepta barco com destino ao Amazonas; suspeito tentou usar nome falso para ocultar antecedentes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Operação Nº 008.000063/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Semias alerta que mais de 800 famílias de Porto Velho possuem valores do Bolsa Família disponíveis e podem perder o benefício caso o saque não ocorra em 180 dias
L

Como identificar produtos duráveis e fazer investimentos seguros na estruturação da cozinha

Com renda pressionada e aumento no consumo de energia, escolher eletrodomésticos duráveis e eficientes se torna essencial para evitar gastos contínuos e decisões por impulso.
L

Brasil ajusta regras do mutualismo em 2026, e debate sobre perda total ganha urgência

Aumento dos custos de reparo e novas regras para proteção veicular reforçam a importância de entender quando há perda total e como reduzir prejuízos no trânsito.
L
Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Evento promovido pelo MPT e MPRO discute independência financeira como ferramenta para romper ciclos de violência contra a mulher na capital
L

7 modelos de calça jeans que estão dominando as tendências atuais

Modelagens como reta, wide leg, mom e flare seguem em alta por unir conforto, estilo e praticidade, permitindo combinações versáteis para diferentes ocasiões do dia a dia.
L
Leilão histórico contrata 19 mil MW para garantir segurança energética do Brasil

Leilão histórico contrata 19 mil MW para garantir segurança energética do Brasil

Certame movimenta R$ 515 bilhões e foca em termelétricas e hidrelétricas; governo afirma que contratação resolve déficit de potência para a próxima década.
L