Fim da declaração do Imposto de Renda é previsto em até três anos

Ministro da Fazenda aponta automação de procedimentos e integração de dados como caminho para desobrigar brasileiros do preenchimento manual do documento.

Fonte: Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em

Fim da declaração do Imposto de Renda é previsto em até três anos
© Lula Marques/ Agência Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a necessidade de os brasileiros realizarem a declaração do Imposto de Renda deve ser extinta em um período de dois a três anos. A medida é possível devido a mudanças no governo federal voltadas à automatização de processos, visando poupar o tempo que os contribuintes gastam atualmente para prestar informações que o Fisco já possui.

Integração e simplificação

A proposta baseia-se na integração de informações já disponíveis em bases oficiais e privadas, incluindo registros de empresas, dados bancários e de planos de saúde. Com o sistema, o processo evoluiria do modelo atual de declaração pré-preenchida para um formato onde o contribuinte teria apenas a função de revisar e validar os dados apresentados automaticamente pelo sistema.

Evolução gradual

A declaração pré-preenchida, que já compila dados como investimentos, bens, rendimentos e deduções, será ampliada de forma gradual nos próximos anos. Segundo estimativas da Receita Federal, essa modalidade deve chegar a cerca de 60% dos contribuintes atualmente. Embora o governo projete o fim da entrega manual em médio prazo, o órgão ressalta que, por enquanto, a conferência dos dados fornecidos por terceiros continua sendo uma orientação necessária aos cidadãos.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS