Comércio cresce 0,5% em março e bate recorde no Brasil

O comércio brasileiro cresceu 0,5% em março, impulsionado pela queda do dólar, e atingiu recorde histórico, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira.

Fonte: Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 50

Publicado em

Comércio cresce 0,5% em março e bate recorde no Brasil
foto - Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • O comércio brasileiro cresceu 0,5% em março ante fevereiro, atingindo o maior nível já registrado e terceira alta seguida.
  • A desvalorização do dólar, com média de R$ 5,23 em março, barateou importados, impulsionando principalmente equipamentos de informática, que subiram 5,7%.
  • No acumulado de 12 meses, o comércio avançou 1,8%, com alta em cinco de oito segmentos, enquanto supermercados e eletrodomésticos recuaram.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

O crescimento do comércio em março no Brasil foi de 0,5% em relação a fevereiro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (13), atingindo o maior nível já registrado pelo setor e consolidando uma sequência de três altas consecutivas impulsionadas principalmente pela queda do dólar.

O crescimento do comércio em março no Brasil foi influenciado pela desvalorização da moeda americana, que barateou produtos importados e estimulou setores como equipamentos de informática, que tiveram alta de 5,7% no período. O movimento também ajudou empresas a recompor estoques e ampliar promoções.

De acordo com o IBGE, o crescimento do comércio em março no Brasil reflete uma tendência de alta iniciada em outubro de 2025, mesmo com oscilações pontuais ao longo dos meses. No acumulado de 12 meses, o setor registra expansão de 1,8%, reforçando o desempenho positivo.

Entre as atividades pesquisadas, cinco dos oito segmentos apresentaram crescimento, com destaque para informática, combustíveis e artigos de uso pessoal. Já supermercados e eletrodomésticos tiveram leve recuo no período, impactados pela inflação e mudanças no consumo.

O levantamento mostra ainda que o dólar mais baixo, com média de R$ 5,23 em março, foi um dos principais fatores para o aumento das vendas de produtos importados e para a manutenção do ritmo de expansão do varejo brasileiro.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS