O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) aprovou nesta terça-feira (23) a redução de tarifas de importação para 15 produtos que não são fabricados no Brasil. A medida, anunciada após reunião do comitê, busca fortalecer a competitividade da indústria nacional, já que esses itens são considerados essenciais para diversas cadeias produtivas.
Entre os produtos que tiveram as alíquotas reduzidas estão baterias de íons de lítio, um sistema de ressuscitação automático e um tipo de conector elétrico. As taxas de importação para esses itens foram diminuídas, chegando a zero em alguns casos.
A Camex também decidiu renovar por mais 12 meses as medidas de proteção à indústria nacional contra picos de importação, mantendo o imposto para 30 tipos de produtos químicos, dois de papel-cartão e um de pneu para carros de passeio. Além disso, foram renovadas as medidas de defesa comercial para laminados planos e alho, principalmente contra importações da China e da Coreia do Sul.