O mercado financeiro revisou para baixo as projeções econômicas para a inflação de 2025. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central (BC), a expectativa é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre o ano em 4,83%, valor inferior aos 4,85% projetados na semana anterior. Embora a estimativa tenha caído, ela ainda se mantém acima do teto da meta de inflação, que é de 4,5%.
A projeção de queda na inflação reflete a deflação de 0,11% registrada em agosto pelo IBGE, a primeira taxa negativa desde agosto de 2024. A redução de preços em itens como energia elétrica, alimentos e bebidas e transportes foi decisiva para o resultado. O mercado financeiro também ajustou a expectativa para o câmbio: a cotação do dólar para o fim de 2025 caiu de R$ 5,55 para R$ 5,50, marcando a quarta semana consecutiva de redução.
Apesar das mudanças nas estimativas de inflação e câmbio, outras projeções econômicas se mantiveram estáveis. A expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025 continua em 2,16%, o mesmo índice da semana anterior. A projeção para a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, também se manteve inalterada em 15% para o fechamento do ano.