O Recital da rede municipal de ensino emocionou famílias, alunos e professores na noite desta terça-feira (8), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. A apresentação, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu mais de 300 estudantes dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Jorge Andrade, Laio e Som na Leste.
Entre os momentos mais marcantes esteve a apresentação de João Éder, de 9 anos, aluno de teoria musical e bateria na Escola Jorge Andrade. A policial militar Cristiana Ribeiro, mãe do aluno, não conteve as lágrimas de orgulho. “É um orgulho enorme, principalmente por ter um espaço como a Jorge Andrade, que leva a musicalização para as crianças. A música transforma, trabalha a quietude, a satisfação e a evolução”, contou emocionada.
O evento foi uma vitrine do talento e dedicação dos estudantes e professores. Para muitas famílias, o Recital da rede municipal de ensino é mais do que uma simples apresentação: é uma oportunidade de inclusão, lazer e desenvolvimento.
A empresária Linda Alves acompanhou de perto a filha Anna Júlia, de 12 anos, aluna do Som na Leste. “É muito gratificante ver tudo isso. Minha filha aprendeu muito mais que música, aprendeu compromisso e pontualidade”, destacou.
A pequena Emanuele Maia, de apenas 5 anos, encantou o público com sua apresentação de balé pela Escola Laio. A mãe, Vandreiana Maia, se emocionou do início ao fim. “Foi maravilhoso. Ela adora dançar. Queria até mais aulas na semana”, afirmou.
Arte que transforma
Segundo o gerente da Divisão de Arte e Cultura Escolar (DIACE), Cleverson Pedraza, o recital “Caminho pela Arte e Cultura” é o ponto alto do semestre. “É o resultado de um trabalho construído com muito carinho pelos nossos professores e instrutores. Nossos alunos ensaiaram bastante e o público certamente se emocionou. A arte transforma”, disse.
O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, ressaltou que os centros de arte e cultura fortalecem o aprendizado e a cidadania. “A cultura mostra a riqueza do nosso povo e impacta a forma como os alunos aprendem. E o mais importante: abrimos as portas também para a comunidade, ampliando o acesso à cultura”, enfatizou.
Com o Recital da rede municipal de ensino, Porto Velho fecha o primeiro semestre letivo de 2025 celebrando a criatividade, a inclusão e o poder da arte na transformação da educação.