O YouTube anunciou novas funcionalidades de controle parental voltadas especificamente para o YouTube Shorts, permitindo que responsáveis limitem o tempo que contas supervisionadas passam assistindo a vídeos curtos. A ferramenta também possibilita bloquear completamente o acesso ao feed do Shorts, caso necessário.
Segundo a plataforma, o recurso de restrição de tempo no Shorts é inédito no setor e tem como objetivo oferecer mais precisão para o monitoramento do consumo de conteúdo com alto potencial de engajamento contínuo.
Os limites podem ser configurados em períodos de 15, 30 ou 45 minutos, além de 1 ou 2 horas, e podem ser ajustados a qualquer momento. Assim, é possível, por exemplo, bloquear o Shorts durante horários de estudo e liberar novamente em momentos de lazer.
Além disso, o YouTube expandiu os alertas “Hora de Dormir” e “Hora de Fazer uma Pausa”, permitindo que sejam configurados horários personalizados, incentivando hábitos digitais mais saudáveis.
Atualização nas diretrizes de conteúdo
A plataforma também lançou um novo guia de boas práticas para criadores de conteúdo, com foco em conteúdos divertidos, seguros e adequados à faixa etária dos adolescentes. As diretrizes foram desenvolvidas em parceria com o Comitê Consultivo de Jovens e Famílias e o Centro de Acadêmicos e Contadores de Histórias da UCLA, reforçando a preocupação com educação e bem-estar dos jovens usuários.
Como acessar os controles parentais do YouTube
Os novos recursos estão disponíveis na seção “Central da Família” do YouTube, acessível tanto pelo aplicativo móvel quanto na versão web. Para configurá-los, basta:
-
Abrir o aplicativo do YouTube;
-
Navegar até a aba “Você”;
-
Acessar Configurações > Central da Família;
-
Adicionar um perfil do YouTube Kids ou convidar um adolescente com conta existente.
CLIQUE AQUI para ver a matéria de inspiração!








































