O país registra 16 mortes confirmadas por intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas contaminadas. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Ministério da Saúde, em novo boletim epidemiológico sobre os casos.
No total, já são 97 casos notificados de contaminação em todo o Brasil. Destes, 62 estão confirmados e 35 ainda permanecem em investigação pelas autoridades de saúde. Por outro lado, 772 suspeitas de intoxicação foram oficialmente descartadas.
São Paulo concentra mais da metade das vítimas
O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos confirmados e óbitos. São 48 pacientes com intoxicação por metanol confirmada e nove mortes registradas no território paulista. As autoridades descartaram 511 notificações de intoxicação no estado.
As demais vítimas fatais estão distribuídas em outros estados. O Paraná e Pernambuco registraram três óbitos cada um. Mato Grosso confirmou uma morte pela mesma causa.
Novos óbitos e casos sob análise
O boletim indica que há 10 óbitos adicionais sob análise, que podem elevar o número final de vítimas fatais. Desses, cinco estão em São Paulo, quatro em Pernambuco e um em Minas Gerais. Mais de 50 notificações de mortes já haviam sido descartadas previamente.
Além dos locais com óbitos, foram confirmadas intoxicações por metanol em outras regiões do país. O Paraná tem seis casos confirmados, Pernambuco tem cinco, Mato Grosso dois e o Rio Grande do Sul um caso.
A investigação de novos casos suspeitos segue em andamento em diversos estados, incluindo Pernambuco (12), Piauí (5), Mato Grosso (6), Paraná (2), Bahia (2), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).




































