O Ministério da Saúde divulgou uma atualização sobre o número de notificações de intoxicação por metanol decorrente do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, foram confirmados 47 casos em todo o Brasil, enquanto outros 57 seguem em investigação. Já foram descartadas 578 notificações que não tinham relação com a substância.
O número de mortes confirmadas chegou a nove. Os óbitos ocorreram em diferentes estados, sendo seis em São Paulo, dois em Pernambuco (no município de Lajedo) e um no Paraná (em Foz do Iguaçu).
Casos e Óbitos em Investigação
Além das mortes confirmadas, mais sete óbitos continuam sendo investigados. Eles estão distribuídos em diferentes regiões do país: um em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Paraná. Um total de 27 notificações de óbitos que estavam sob investigação foram descartadas.
Distribuição dos Casos
O estado de São Paulo segue sendo o mais afetado pela intoxicação por metanol, concentrando 38 casos confirmados e 19 em investigação. A distribuição dos casos confirmados nos demais estados é a seguinte:
Paraná: 5 casos confirmados.
Pernambuco: 3 casos confirmados.
Rio Grande do Sul: 1 caso confirmado.