A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou a circulação de anúncios falsos canetas emagrecedoras e outros medicamentos da classe agonistas GLP-1, como o Mounjaro (tirzepatida), em redes sociais e na internet.
Em nota, a agência federal alertou que as publicações enganosas tentam atrair pacientes oferecendo os medicamentos a preços mais baixos ou, ainda, alegando que o produto seria distribuído gratuitamente pelo governo federal, mediante um cadastro.
Riscos e Alerta Oficial
A Anvisa enfatizou que os anúncios são falsos e que a agência não comercializa ou serve de intermediária na venda de qualquer medicamento. A entidade informou que os golpistas chegam a simular o site oficial. “O domínio gov.anvisa.org não pertence à agência”, destacou o comunicado.
No texto, a Anvisa reforça que os pacientes devem comprar medicamentos apenas por meio de farmácias e drogarias regularizadas.
A orientação é clara: se encontrar publicações desse tipo, o cidadão deve denunciar e, sobretudo, não clicar nos links relacionados. A medida visa proteger a população contra fraudes e a compra de produtos sem garantia de procedência e eficácia.