Saúde busca parcerias na China para criar rede inteligente no SUS

O ministro Alexandre Padilha reuniu-se com gigantes de tecnologia em Shenzhen para atrair investimentos em inteligência artificial e infraestrutura digital.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em

Saúde busca parcerias na China para criar rede inteligente no SUS
© João Risi / MS

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • O Ministério da Saúde iniciou, na China, negociações para criar a primeira rede de serviços de saúde inteligentes do SUS.
  • Neusoft, Mindray e Huawei discutiram oferta de equipamentos, UTIs com IA, sistemas de gestão digital e infraestrutura de nuvem conectada.
  • O governo aposta em Parcerias de Desenvolvimento Produtivo para transferir tecnologia, reduzir importações e fortalecer a indústria da saúde nacional.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

O Ministério da Saúde deu um passo estratégico para a modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) durante missão oficial à China nesta terça-feira, 17. O ministro Alexandre Padilha encontrou-se com executivos de três empresas globais em Shenzhen para discutir a criação da primeira rede de serviços de saúde inteligentes do país. O projeto prevê a integração de inteligência artificial, novos equipamentos médicos e sistemas de nuvem na rede pública brasileira.

A Neusoft, especializada em tecnologia da informação para saúde, apresentou soluções de gestão hospitalar digital e apoio à decisão médica. A empresa anunciou a instalação de uma fábrica de equipamentos de imagem em Santa Catarina, fortalecendo a produção local. Além disso, as conversas com a Mindray, maior fabricante chinesa do setor, focaram na oferta de equipamentos hospitalares e no desenvolvimento de UTIs baseadas em inteligência artificial. A Mindray já opera no Brasil há quase duas décadas e atende mais de 6 mil instituições.

A infraestrutura necessária para sustentar essa revolução digital foi o tema central da reunião com a Huawei. A parceria com a gigante de tecnologia visa viabilizar sistemas de nuvem e conectividade, elementos essenciais para integrar dados clínicos em todo o território nacional. Segundo o ministério, essas tecnologias permitirão uma gestão hospitalar mais eficiente e a ampliação do uso de IA na organização da rede assistencial.

O governo brasileiro também prioriza as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs). O objetivo é garantir a transferência de tecnologia para instituições públicas, incentivando a pesquisa e a inovação dentro do Brasil. Com essa agenda, o Ministério da Saúde espera não apenas modernizar o atendimento, mas também reduzir a dependência de importações e fortalecer o complexo industrial da saúde no país.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS