Com foco na ampliação do acesso e na melhoria do atendimento especializado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está reestruturando a Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho.
A unidade funciona como enfermaria cirúrgica para pacientes em pré e pós-operatório de cardiologia, cirurgia cardíaca e vascular. O investimento é de R$ 1.515.921,99 para reformar uma área de 733,22 m².
Atualmente, a ala tem 34 leitos clínicos. Com a reforma, a capacidade passará para 37 leitos, incluindo três para pacientes de cirurgia bariátrica, que já é realizada na unidade. A demanda crescente exige mais estrutura física para garantir o acolhimento adequado.
Segundo o governador Marcos Rocha, o objetivo é oferecer mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, além de fortalecer a qualidade da saúde pública em Rondônia.
A modernização inclui piso de porcelanato, pintura, proteção de paredes, troca de portas e janelas, renovação elétrica e hidráulica. A nova estrutura também contará com sala de prescrição médica, repouso médico e de enfermagem, banheiros adaptados, copa, expurgo e salas para o serviço social e psicologia. Uma nova rede de gases medicinais e adequações de acessibilidade também fazem parte da obra.
De acordo com o diretor-técnico do HBAP, Franklin Almeida Lima, os pacientes foram realocados para outra enfermaria durante a reforma, garantindo a continuidade dos atendimentos com segurança. Já o diretor-geral Flori Menezes explicou que os equipamentos estão sendo preservados e realocados de forma planejada até a conclusão das obras.
O secretário de saúde, Jefferson Rocha, destacou que essa reforma integra um pacote de melhorias em várias unidades estaduais, com foco no cuidado especializado e no fortalecimento da rede assistencial.