SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Câncer de colo de útero: 21,4% fazem rastreamento fora da idade

Exame citopatológico (Papanicolau) deve feito entre 25 e 64 anos.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Câncer de colo de útero: 21,4% fazem rastreamento fora da idade
Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil
O estudo Um Olhar sobre o Diagnóstico do Câncer do Colo do Útero no Brasil, feito pela Fundação do Câncer, verificou que 21,4% das mulheres que fazem o exame citopatológico (Papanicolau), usado no Brasil para rastrear o câncer do colo do útero, estão fora da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 25 e 64 anos de idade.

O exame deve ser realizado de três em três anos por mulheres que já tenham iniciado a atividade sexual, homens trans e pessoas não binárias designadas mulher ao nascer. O levantamento foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde, divulgada no ano passado. O estudo completo pode ser acessado no site.

Em entrevista à Agência Brasil, a consultora médica da Fundação do Câncer e colaboradora do estudo, Flávia Corrêa, explicou que a maioria dessas mulheres faz o exame Papanicolau antes dos 25 anos, “o que é muito problemático, porque antes dos 25 anos o que a gente tem é pico de prevalência de infecção por HPV”. Doutora em saúde coletiva da criança e da mulher, a médica esclareceu que ao fazer Papanicolau antes dos 25 anos, há grande possibilidade de se detectar uma infecção por HPV que, nessa faixa de idade, regride espontaneamente, na maioria das vezes. “Mas, se for diagnosticado, vai obrigar a uma investigação adicional e, se a pessoa conduzir mal o caso, pode até fazer um tratamento desnecessário”, advertiu Flávia Corrêa.

A pesquisa revela que entre as mulheres brasileiras que nunca realizaram o rastreamento da doença, 45,7% estão na faixa de 25 a 34 anos. Esse padrão se repete em todas as regiões do país. No Norte e Centro-Oeste, contudo, os índices alcançaram 51,5% e 52,9%, respectivamente. “Isso está refletido nos números de mortalidade, que são muito maiores lá do que aqui”. As mulheres que estão em dia com o preventivo (menos de 3 anos) encontram-se na faixa de 35 a 49 anos em todo o Brasil, com taxa de 43,7%. O índice para as mulheres que nunca fizeram o Papanicolau na faixa de 35 a 49 anos atingiu 29,8%, ficando em 24,5% para a faixa de 20 a 64 anos.

Organização

Flávia esclareceu que como o rastreamento pelo Papanicolau não é uma emergência, o resultado não costuma sair em cinco dias ou uma semana. “O que ocorre é que a organização da rede pública de saúde não funciona muito bem e o pessoal da atenção básica de saúde pede para a mulher retornar em 30 ou 60 dias”. Muitas vezes, essa mulher retorna nesse prazo e o exame não chegou ainda. Uma das causas para isso é que nem todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) são informatizadas. “Isso facilitaria muito o encaminhamento do laudo pela internet.

Em decorrência disso, muitas mulheres, que já têm dificuldade de ir até uma unidade de saúde por questão financeira, não conseguem sair do trabalho ou não têm com quem deixar os filhos, por exemplo, acabam frustradas e insatisfeitas quando vão buscar o resultado e este não está pronto. “Isso compromete toda a linha de cuidado daí para a frente porque, se tiver uma alteração no preventivo, a mulher não buscou o resultado, a unidade de saúde não fez uma busca ativa dessa mulher e não adiantou nada ela ter feito o exame. Porque ela não fez a confirmação do diagnóstico e um eventual tratamento, se fosse o caso”, argumentou a consultora médica da Fundação do Câncer.

De acordo com a pesquisa, apenas 40% das mulheres que realizaram o exame pelo SUS receberam o resultado em até 30 dias. Na rede privada esse percentual supera 90%. Cerca de 10% das mulheres que realizaram o Papanicolau via SUS nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte nunca tiveram acesso aos resultados dos exames. Na rede privada de todo o país, esse número cai para 2%.

Fatores

O diretor executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni, chamou atenção que a baixa escolaridade é uma das características entre as mulheres que não estão em dia ou que nunca fizeram o exame. Entre essas últimas, além da baixa escolaridade (56,9%), elas apresentam baixa renda (70,7%), estão no grupo das que se definem como não casadas (73,9%) e têm cor negra ou parda (62,5%). “Tem toda uma conjuntura aí: quem mais precisa é quem menos recebe”, analisou Flávia Corrêa.

As mulheres que realizaram o preventivo há mais de 3 anos possuem baixa escolaridade em todas as regiões do Brasil. Os destaques são o Norte (62,5%) e o Nordeste (68,8%), cujos percentuais superam a média brasileira (60,8%). Já entre as mulheres que nunca fizeram preventivo, a baixa escolaridade lidera em todo o país, com média de 56,9%, à exceção do Centro-Oeste, que mostra distribuição próxima entre as mulheres com ensino fundamental completo (48,4%) e ensino médio completo (43,3%).

Teste molecular

Enquanto não houver mudança de método para o rastreamento do câncer de colo de útero no Brasil, a Fundação do Câncer orienta que a população feminina brasileira atenda à recomendação da OMS e do Ministério da Saúde em relação à população-alvo e à periodicidade para realização do Papanicolau. Flávia Corrêa disse que esse modelo de rastreamento adotado no Brasil não é o mais indicado, porque é do tipo oportunístico, ou seja, quando a mulher procura um serviço de saúde de forma voluntária para realizar o exame ou quando o profissional de saúde oferece o teste ao recebê-la por outro motivo. “Por isso, muitas mulheres são rastreadas em excesso e outras sequer fizeram o exame”.

Nas últimas recomendações da OMS, publicadas em 2021 e voltadas para países de baixa e média renda, é indicado, como método preferencial, o teste molecular para detecção do HPV, conhecido como teste de DNA-HPV. A consultora médica da Fundação do Câncer afirmou que esse teste é muito mais sensível e mais objetivo, porque é feito por máquina, enquanto o exame citopatológico depende do ser humano.

O epidemiologista Alfredo Scaff, coordenador do estudo, comentou que o novo método antecipa em quase dez anos o acompanhamento e o tratamento dos casos de câncer. Entre as vantagens do teste molecular DNA-HPV, Scaff cita o aumento da idade de início de realização do exame para 30 anos, estendendo-se até 49 anos, maior periodicidade (de cinco em cinco anos), maior detecção de lesões precursoras e câncer em estágio inicial e, principalmente, menor custo do tratamento. Flávia acrescentou que vários países desenvolvidos já mudaram de método para rastreamento do câncer de colo de útero, cuja adoção ainda está em estudos pelo Ministério da Saúde.

A doutora em saúde pública comentou, por outro lado, que não adianta só mudar o método. “Enquanto a gente não garantir adesão às recomendações, tem que atualizar as diretrizes e divulgá-las nas universidades, para os profissionais de saúde, e promover a capacitação das equipes da atenção primária, que é quem colhe o material para exame”. Segundo indicou, é preciso ter um mecanismo de gestão que só aceite a priorização do teste nessas condições de periodicidade e população-alvo recomendadas. A realização fora dessas especificidades tem que ter uma justificativa. “E tem que ter um sistema que comporte tudo isso”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Saúde monitora novo vírus da influenza no Brasil

Ministério da Saúde monitora novo vírus da influenza no Brasil

Vírus da influenza do subclado K atinge quatro pessoas no país e Ministério da Saúde reforça vigilância após alerta da organização mundial.
L
Projeto Ártemis avalia influência genética em casos de AVC

Projeto Ártemis avalia influência genética em casos de AVC

Estudo coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento utiliza medicina de precisão para identificar riscos e personalizar tratamentos para pacientes do SUS.
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L
Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Acidentes com escorpiões já causaram mais de 200 óbitos em 2025.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF fará debate sobre norma de conduta para ministros em 2026

STF fará debate sobre norma de conduta para ministros em 2026

Ministro Edson Fachin defende criação de diretrizes éticas para magistrados e critica o personalismo nas decisões da suprema corte.
L
Fernando Haddad confirma que deixará o Ministério da Fazenda em fevereiro

Fernando Haddad confirma que deixará o Ministério da Fazenda em fevereiro

Ministro Fernando Haddad anuncia saída do cargo para colaborar com a campanha presidencial de 2026 e planeja transição antecipada na economia.
L
Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Mesa Diretora da Câmara oficializa perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem por ausências e condenação criminal definitiva.
L
Haddad prevê novas reformas econômicas a partir de 2027

Haddad prevê novas reformas econômicas a partir de 2027

Ministro Fernando Haddad defende a estrutura do arcabouço fiscal, mas admite ajustes nos parâmetros para garantir a sustentabilidade das contas.
L
Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro sobre cofres do Alvorada

Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro sobre cofres do Alvorada

Jair Bolsonaro será interrogado pela Polícia Federal sobre a origem de bens e documentos encontrados no Palácio da Alvorada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

PF investiga movimentações de 28,6 milhões de reais envolvendo deputados do PL

PF investiga movimentações de 28,6 milhões de reais envolvendo deputados do PL

Operação Galho Fraco atinge Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy por suspeita de desvio de cota parlamentar e lavagem de dinheiro no Rio de Janeiro.
L
Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar com entrega de equipamentos em Alvorada do Oeste

Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar com entrega de equipamentos em Alvorada do Oeste

Ação fortalece agricultura familiar em Alvorada do Oeste.
L
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país

STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país

Supremo Tribunal Federal reconhece racismo estrutural e ordena que o governo federal elabore medidas de reparação e proteção em até um ano.
L
Haddad defende parcerias para reestruturação dos Correios

Haddad defende parcerias para reestruturação dos Correios

Ministro Fernando Haddad afirma que Caixa Econômica Federal e empresas privadas podem atuar com a estatal para ampliar receitas e serviços.
L
Natal que transforma leva alegria às crianças de Cacoal

Natal que transforma leva alegria às crianças de Cacoal

Ação apoiada por Cássio Gois distribui brinquedos e fortalece a inclusão social.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Câmeras de monitoramento flagram suspeita escondendo produtos de higiene e cosméticos em estabelecimento na avenida Jatuarana, em Porto Velho.
10
Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Investigação iniciada em Guajará-Mirim leva policiais a imóvel utilizado para refino e venda de entorpecentes em larga escala na capital.
12
Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão prendem suspeitos com simulacro de arma e celulares roubados após perseguição no bairro São Francisco, em Porto Velho.
14
Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Motociclista de 19 anos fica ferido após colisão com carro de militar da Força Aérea no cruzamento com a rua Coimbra, em Porto Velho.
16
Colisão entre motocicletas deixa feridos na Estrada da Penal

Colisão entre motocicletas deixa feridos na Estrada da Penal

Apenado e mulher foram socorridos após batida frontal em frente ao presídio Urso Branco em Porto Velho na manhã desta sexta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Turista Aprendiz encerra temporada 2025 com mais de 300 alunos atendidos em Porto Velho

Turista Aprendiz encerra temporada 2025 com mais de 300 alunos atendidos em Porto Velho

Turista conclui atividades de 2025 e reforça turismo pedagógico com visitas a pontos históricos da capital
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após reunião com frente feminina

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após reunião com frente feminina

Projeto reapresentado à frente feminina e entra em fase de reformulação para início das obras em Porto Velho
L
Balcão gov.br em Porto Velho amplia atendimento presencial nas unidades do Tudo Aqui

Balcão gov.br em Porto Velho amplia atendimento presencial nas unidades do Tudo Aqui

Balcão facilita criação e recuperação de contas e amplia o acesso da população aos serviços digitais do governo
L
Modernização da gestão pública em Rondônia avança em 2025 com ações do governo estadual

Modernização da gestão pública em Rondônia avança em 2025 com ações do governo estadual

Modernização fortalece eficiência administrativa, transparência e valorização dos servidores ao longo de 2025
L
Chevrolet Onix Sedan Plus LT 2020 Turbo na Zé Veículos

Chevrolet Onix Sedan Plus LT 2020 Turbo na Zé Veículos

Economia, desempenho e conforto para o dia a dia e viagens.
L
Fiat Idea Adventure 2012/2013 Completo na Zé Veículos

Fiat Idea Adventure 2012/2013 Completo na Zé Veículos

Robustez, espaço e conforto para quem precisa de versatilidade no dia a dia.
L
FACER e SEDEC lançam Semana Automotiva em Porto Velho

FACER e SEDEC lançam Semana Automotiva em Porto Velho

Evento inédito será realizado em janeiro de 2026 com foco no fortalecimento do setor automotivo.
L
Emoção marca primeira noite da Cantata Natalina de Jaru

Emoção marca primeira noite da Cantata Natalina de Jaru

Evento reuniu grande público no Centro da cidade e programação continua nesta sexta-feira.
L
Novo layout da NFS-e exige adequação de contribuintes e contadores

Novo layout da NFS-e exige adequação de contribuintes e contadores

Empresas que utilizam sistemas próprios devem atualizar emissão para evitar problemas a partir de 2026.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.