QUARTA-FEIRA, 18/02/2026

Em destaque

L

Saúde

Câncer de colo de útero: 21,4% fazem rastreamento fora da idade

Exame citopatológico (Papanicolau) deve feito entre 25 e 64 anos.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Câncer de colo de útero: 21,4% fazem rastreamento fora da idade
Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil
O estudo Um Olhar sobre o Diagnóstico do Câncer do Colo do Útero no Brasil, feito pela Fundação do Câncer, verificou que 21,4% das mulheres que fazem o exame citopatológico (Papanicolau), usado no Brasil para rastrear o câncer do colo do útero, estão fora da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 25 e 64 anos de idade.

O exame deve ser realizado de três em três anos por mulheres que já tenham iniciado a atividade sexual, homens trans e pessoas não binárias designadas mulher ao nascer. O levantamento foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde, divulgada no ano passado. O estudo completo pode ser acessado no site.

Em entrevista à Agência Brasil, a consultora médica da Fundação do Câncer e colaboradora do estudo, Flávia Corrêa, explicou que a maioria dessas mulheres faz o exame Papanicolau antes dos 25 anos, “o que é muito problemático, porque antes dos 25 anos o que a gente tem é pico de prevalência de infecção por HPV”. Doutora em saúde coletiva da criança e da mulher, a médica esclareceu que ao fazer Papanicolau antes dos 25 anos, há grande possibilidade de se detectar uma infecção por HPV que, nessa faixa de idade, regride espontaneamente, na maioria das vezes. “Mas, se for diagnosticado, vai obrigar a uma investigação adicional e, se a pessoa conduzir mal o caso, pode até fazer um tratamento desnecessário”, advertiu Flávia Corrêa.

A pesquisa revela que entre as mulheres brasileiras que nunca realizaram o rastreamento da doença, 45,7% estão na faixa de 25 a 34 anos. Esse padrão se repete em todas as regiões do país. No Norte e Centro-Oeste, contudo, os índices alcançaram 51,5% e 52,9%, respectivamente. “Isso está refletido nos números de mortalidade, que são muito maiores lá do que aqui”. As mulheres que estão em dia com o preventivo (menos de 3 anos) encontram-se na faixa de 35 a 49 anos em todo o Brasil, com taxa de 43,7%. O índice para as mulheres que nunca fizeram o Papanicolau na faixa de 35 a 49 anos atingiu 29,8%, ficando em 24,5% para a faixa de 20 a 64 anos.

Organização

Flávia esclareceu que como o rastreamento pelo Papanicolau não é uma emergência, o resultado não costuma sair em cinco dias ou uma semana. “O que ocorre é que a organização da rede pública de saúde não funciona muito bem e o pessoal da atenção básica de saúde pede para a mulher retornar em 30 ou 60 dias”. Muitas vezes, essa mulher retorna nesse prazo e o exame não chegou ainda. Uma das causas para isso é que nem todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) são informatizadas. “Isso facilitaria muito o encaminhamento do laudo pela internet.

Em decorrência disso, muitas mulheres, que já têm dificuldade de ir até uma unidade de saúde por questão financeira, não conseguem sair do trabalho ou não têm com quem deixar os filhos, por exemplo, acabam frustradas e insatisfeitas quando vão buscar o resultado e este não está pronto. “Isso compromete toda a linha de cuidado daí para a frente porque, se tiver uma alteração no preventivo, a mulher não buscou o resultado, a unidade de saúde não fez uma busca ativa dessa mulher e não adiantou nada ela ter feito o exame. Porque ela não fez a confirmação do diagnóstico e um eventual tratamento, se fosse o caso”, argumentou a consultora médica da Fundação do Câncer.

De acordo com a pesquisa, apenas 40% das mulheres que realizaram o exame pelo SUS receberam o resultado em até 30 dias. Na rede privada esse percentual supera 90%. Cerca de 10% das mulheres que realizaram o Papanicolau via SUS nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte nunca tiveram acesso aos resultados dos exames. Na rede privada de todo o país, esse número cai para 2%.

Fatores

O diretor executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni, chamou atenção que a baixa escolaridade é uma das características entre as mulheres que não estão em dia ou que nunca fizeram o exame. Entre essas últimas, além da baixa escolaridade (56,9%), elas apresentam baixa renda (70,7%), estão no grupo das que se definem como não casadas (73,9%) e têm cor negra ou parda (62,5%). “Tem toda uma conjuntura aí: quem mais precisa é quem menos recebe”, analisou Flávia Corrêa.

As mulheres que realizaram o preventivo há mais de 3 anos possuem baixa escolaridade em todas as regiões do Brasil. Os destaques são o Norte (62,5%) e o Nordeste (68,8%), cujos percentuais superam a média brasileira (60,8%). Já entre as mulheres que nunca fizeram preventivo, a baixa escolaridade lidera em todo o país, com média de 56,9%, à exceção do Centro-Oeste, que mostra distribuição próxima entre as mulheres com ensino fundamental completo (48,4%) e ensino médio completo (43,3%).

Teste molecular

Enquanto não houver mudança de método para o rastreamento do câncer de colo de útero no Brasil, a Fundação do Câncer orienta que a população feminina brasileira atenda à recomendação da OMS e do Ministério da Saúde em relação à população-alvo e à periodicidade para realização do Papanicolau. Flávia Corrêa disse que esse modelo de rastreamento adotado no Brasil não é o mais indicado, porque é do tipo oportunístico, ou seja, quando a mulher procura um serviço de saúde de forma voluntária para realizar o exame ou quando o profissional de saúde oferece o teste ao recebê-la por outro motivo. “Por isso, muitas mulheres são rastreadas em excesso e outras sequer fizeram o exame”.

Nas últimas recomendações da OMS, publicadas em 2021 e voltadas para países de baixa e média renda, é indicado, como método preferencial, o teste molecular para detecção do HPV, conhecido como teste de DNA-HPV. A consultora médica da Fundação do Câncer afirmou que esse teste é muito mais sensível e mais objetivo, porque é feito por máquina, enquanto o exame citopatológico depende do ser humano.

O epidemiologista Alfredo Scaff, coordenador do estudo, comentou que o novo método antecipa em quase dez anos o acompanhamento e o tratamento dos casos de câncer. Entre as vantagens do teste molecular DNA-HPV, Scaff cita o aumento da idade de início de realização do exame para 30 anos, estendendo-se até 49 anos, maior periodicidade (de cinco em cinco anos), maior detecção de lesões precursoras e câncer em estágio inicial e, principalmente, menor custo do tratamento. Flávia acrescentou que vários países desenvolvidos já mudaram de método para rastreamento do câncer de colo de útero, cuja adoção ainda está em estudos pelo Ministério da Saúde.

A doutora em saúde pública comentou, por outro lado, que não adianta só mudar o método. “Enquanto a gente não garantir adesão às recomendações, tem que atualizar as diretrizes e divulgá-las nas universidades, para os profissionais de saúde, e promover a capacitação das equipes da atenção primária, que é quem colhe o material para exame”. Segundo indicou, é preciso ter um mecanismo de gestão que só aceite a priorização do teste nessas condições de periodicidade e população-alvo recomendadas. A realização fora dessas especificidades tem que ter uma justificativa. “E tem que ter um sistema que comporte tudo isso”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

A Policlínica oferece atendimento em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia adulta e pediátrica, ortopedia, psiquiatria, reumatologia, urologia e infectologia, entre outras.
L
Saúde reforça atendimento nos blocos de Carnaval

Saúde reforça atendimento nos blocos de Carnaval

Semusa disponibiliza Van de Acolhimento, Tenda da Saúde e equipes do Samu nos circuitos de blocos em Porto Velho.
L
Saúde divulga funcionamento no Carnaval

Saúde divulga funcionamento no Carnaval

UPAs e prontos atendimentos funcionam 24h; Corujão da Saúde atende casos leves até a meia-noite entre 13 e 19 de fevereiro.
L
Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

SESAU anula homologação e determina apuração sobre contratação de ambulâncias após parecer da PGE e questionamento do MPC.
L
Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Operação conjunta reforça segurança de fantasias, bebidas, preservativos e cosméticos durante a folia, com foco em orientação ao consumidor.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 18/02/2026: equilíbrio, ajustes e atenção às relações

Dia favorece reorganização de prioridades, decisões ponderadas e diálogo equilibrado.
L
CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

Na CLIOM – Clínica Odontológica Moderna, cada sorriso carrega uma história. E a história da própria clínica começa com coragem, propósito e vocação.
L
Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L

RondônCAP 289: confira os ganhadores do sorteio deste domingo

289ª edição do RondônCAP foi realizada neste domingo, 15 de fevereiro, com prêmios de R$ 2 mil, R$ 3 mil, R$ 5 mil e R$ 110 mil, além dos Giros da Sorte, premiando moradores de várias cidades de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

Cenário de 2026 reúne debate sobre economia, eleições, segurança pública e embates políticos que devem marcar o pós-Carnaval em todo o país.
L
Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Presidente elogia noite na Sapucaí enquanto oposição promete ações judiciais; Planalto afirma que apoio cultural ao Carnaval não configura irregularidade.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Recurso já disponível fortalece atendimentos e amplia estrutura da rede municipal em Guajará-Mirim, assegurando melhorias diretas à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Bandidos armados ameaçam crianças com deficiência em roubo na zona leste

Bandidos armados ameaçam crianças com deficiência em roubo na zona leste

Criminosos renderam família dentro de residência, apontaram arma para criança e fugiram levando moto, televisores e celular, segundo relato policial.
16
Arrastão no carnaval termina com quatro adolescentes apreendidos em Porto Velho

Arrastão no carnaval termina com quatro adolescentes apreendidos em Porto Velho

Jovens foram flagrados com celular furtado após denúncias de arrastão durante a festa; ação rápida da polícia evitou novos crimes no circuito carnavalesco.
14
Homem é preso após agredir a esposa em Porto Velho: caso envolve resistência à prisão

Homem é preso após agredir a esposa em Porto Velho: caso envolve resistência à prisão

Suspeito de 46 anos foi detido após agredir a companheira, resistir à abordagem policial e causar lesões; ocorrência mobilizou equipe militar na capital.
16
Homem é baleado em ataque na zona leste

Homem é baleado em ataque na zona leste

Dois criminosos em uma motocicleta efetuaram disparos contra a vítima no bairro Lagoa Azul
14
Apenado monitorado é preso por tráfico de drogas no bairro Escola de Polícia

Apenado monitorado é preso por tráfico de drogas no bairro Escola de Polícia

A operação teve início após denúncia anônima sobre a comercialização de entorpecentes em uma residência.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coluna Espaço Aberto – Liberdade Fisiológica Entra na Pauta Nacional 

Coluna Espaço Aberto – Liberdade Fisiológica Entra na Pauta Nacional 

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura. 
L
Porto Velho recebe ação social para mães atípicas

Porto Velho recebe ação social para mães atípicas

Iniciativa oferece consultas, exames oftalmológicos e distribuição de óculos gratuitos a famílias em vulnerabilidade nesta sexta e sábado.
L
Jeep lança Wrangler Willys 392 com motor V8 HEMI e edição limitada

Jeep lança Wrangler Willys 392 com motor V8 HEMI e edição limitada

Modelo alia design clássico, tecnologia atualizada e desempenho off-road
L
Ducati lança Factory Made e amplia parceria com Automobili Lamborghini

Ducati lança Factory Made e amplia parceria com Automobili Lamborghini

Programa estreia na Europa com a Multistrada V4 e opções de cores inéditas
L
Alugar carro com quilometragem livre ainda compensa para motoristas de aplicativo em 2026

Alugar carro com quilometragem livre ainda compensa para motoristas de aplicativo em 2026

Modelo de locação segue atraindo profissionais, mas rentabilidade depende da gestão
L
Simulação compara modalidades de crédito e aponta alternativas sustentáveis

Simulação compara modalidades de crédito e aponta alternativas sustentáveis

Estudo considera perfil urbano médio e compara modalidades populares de crédito
L
BC decreta liquidação do Banco Pleno ligado a ex-sócio do Master

BC decreta liquidação do Banco Pleno ligado a ex-sócio do Master

Medida inclui distribuidora do conglomerado e aponta deterioração financeira e descumprimento de normas regulatórias.
L
Embaixador de Cuba chama de “genocídio” medidas de Trump

Embaixador de Cuba chama de “genocídio” medidas de Trump

Diplomata afirma que sanções energéticas dos EUA agravam crise e comprometem subsistência da população cubana.
L
Maior Copa do Brasil da história começa com recorde de clubes

Maior Copa do Brasil da história começa com recorde de clubes

Competição reúne 126 equipes, amplia formato e estreia teve vitória da Desportiva nos pênaltis.
L
Caixa Econômica Federal paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 3

Caixa Econômica Federal paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 3

Com adicionais, valor médio do benefício chega a R$ 690,01 e programa atende milhões de famílias em fevereiro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.