A Câmara dos Deputados deve votar ainda nesta quarta-feira (17) um requerimento de urgência para o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após uma reunião com líderes partidários em Brasília. Caso aprovado, o requerimento acelerará a tramitação do projeto, permitindo que ele seja votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões.
Em uma publicação nas redes sociais, o deputado Hugo Motta defendeu a decisão, afirmando que o país precisa de “pacificação” e que é papel do plenário, soberano, decidir sobre o tema. “O país precisa andar”, escreveu.
O projeto de anistia é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). Segundo Motta, caso a urgência seja aprovada, um relator será nomeado para elaborar um texto substitutivo que possa obter o apoio de uma maioria ampla da Casa. A decisão de pautar o tema reacende o debate sobre a punição para aqueles que, há quase dois anos e meio, depredaram as sedes dos Três Poderes.