TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

Congresso têm ao menos 15 propostas para derrubar decretos pró-armas

Bolsonaro facilitou a aquisição de armas e aumentou de quatro para seis o limite de armas de fogo de uso permitido que um cidadão pode comprar

Publicado em 

Decretos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para facilitar o acesso a armas e munições provocaram reações no Congresso. Deputados e senadores voltarão do Carnaval com ao menos 15 propostas para anular as medidas.

Bancadas e congressistas de PT, Cidadania, PSOL, PSB, PC do B, entre outros partidos, preparam ou já protocolaram PDLs (projetos de decretos legislativos) para sustar quatro decretos publicados na sexta-feira (12).

As normas constam de edição extra do DOU (Diário Oficial da União), publicada às vésperas do Carnaval. Bolsonaro facilitou a aquisição de armas e aumentou de quatro para seis o limite de armas de fogo de uso permitido que um cidadão pode comprar.

Bancadas também já recorreram ao Judiciário por considerarem que o ambiente no Legislativo possa ser mais favorável a Bolsonaro neste momento.

Nos casos de determinadas categorias, como policiais, magistrados, membros do Ministério Público e agentes prisionais, há ainda a autorização para a compra de duas armas de uso restrito.

Em outra frente, Bolsonaro retirou uma série de itens do rol de produtos controlados pelo Comando do Exército, facilitando a aquisição dos produtos.

O decreto estabelece que deixam de fazer parte dessa categoria os projéteis de munição para armas até ao calibre 12,7mm, além de acessórios que aumentam o potencial ofensivo dos armamentos, como miras telescópicas.

Os decretos do presidente contrariam até mesmo congressistas que são a favor da flexibilização do porte de armas.

"Sou favorável à flexibilização do porte e da posse de armas de fogo, mas não na forma descontrolada e irresponsável proposta reiteradamente pelo governo", afirma o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), líder da bancada do Cidadania.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e o deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE), vice-líder da bancada na Câmara, ingressaram com PDLs contra a flexibilização das armas.

As bancadas do PT na Câmara e no Senado também vão protocolar medidas para anular o decreto de Bolsonaro, nas duas Casas. "É um decreto que prioriza a violência e a morte, negando a defesa da vida. E isso em um contexto de pandemia", afirma o líder petista no Senado, Paulo Rocha (PA).

Rocha também acrescenta que os decretos sinalizam o objetivo de armar milícias, para eventualmente questionar resultados de processos democráticos e cita o exemplo da invasão do Capitólio, sede do Congresso americano, pelos apoiadores de Donald Trump.

O líder da minoria, o também petista Jean Paul Prates (RN), afirma que as medidas têm um caráter "diversionista" para tirar o foco do fracasso do governo no processo de vacinação da população contra o novo coronavírus.

Apesar das ações no Congresso, alguns parlamentares consideram que as iniciativas para barrar as medidas podem não avançar, como aconteceu há dois anos. Isso porque Bolsonaro tem aliados no comando das Casas, em especial o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Lira, por sinal, já manifestou posição de que os decretos presidenciais a respeito das armas não invadem a competência do Congresso.

"Quando nós conseguimos barrar os decretos há dois anos, nós tínhamos um presidente da Câmara mais independente e um no Senado que estava começando. Agora a situação não é tão favorável", afirma o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Rodrigues foi o autor do PDL, em junho de 2019, que barrou o decreto anterior de Bolsonaro flexibilizando o porte de armas. Ele apresentou um novo PDL agora e ainda recorreu ao Judiciário. "Nossa esperança maior está na ação no Supremo", diz o senador.

No entanto, o decreto de armas provocou dissidências no centrão –bloco de sustentação do governo. O primeiro vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), criticou as decisões do presidente.

"Mais grave que o conteúdo dos decretos relacionados a armas editados pelo presidente é o fato de ele exacerbar do seu poder regulamentar e adentrar numa competência que é exclusiva do Poder Legislativo. O presidente pode discutir sua pretensão, mas encaminhando PL à Câmara", escreveu em rede social no domingo (14).

O líder do PSD no Senado, Nelsinho Trad (MS), defende que a questão seja mais bem discutida: "É preciso encontrar um meio-termo sobre essa questão. Não permitir armas nos deixa vulneráveis perante os bandidos, mas o excesso de armas pode empoderar muitas pessoas que não necessitariam", diz.

Uma das poucas manifestações públicas de apoio dentro do Congresso partiu de um ex-aliado do bolsonarismo.

O senador Major Olímpio (PSL-SP) escreveu, em rede social, que os decretos em "nada violam a lei existente" e "menos ainda produzem qualquer risco para a sociedade". O senador afirma que vai atuar pela manutenção das medidas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alcolumbre defende paz e independência do Congresso Nacional

Alcolumbre defende paz e independência do Congresso Nacional

O presidente do Legislativo abriu o ano de 2026 pregando o diálogo institucional, mas reafirmou que a busca pelo consenso não significa abrir mão das prerrogativas parlamentares.
L
Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

O presidente afirmou que o país superou previsões negativas, alcançando a menor taxa de desemprego da história e retirando o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez.
L
Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou da abertura do ano Legislativo e destacou que o Judiciário priorizará julgamentos de feminicídio e questões raciais em 2026.
L
Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Artigo critica trajetória política do senador, aponta contradições ideológicas e questiona ausência de projeto estruturado para Rondônia, além de citar episódio envolvendo indicação familiar.
L
Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

O ministro Alexandre de Moraes validou o pacto de não persecução penal para dois integrantes das Forças Especiais envolvidos em tramas golpistas após condenações brandas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Domingos Rodrigues de Sousa

Domingos Rodrigues de Sousa deixa familiares e amigos enlutados, com uma trajetória marcada pela simplicidade, honestidade e carinho, construída ao longo de sua vida em Porto Velho.
L

Agenda News Folia 2026: Bloco das Kaxorras promete irreverência e diversidade no Carnaval

Homens podem se vestir de mulheres, mulheres podem virar super-heróis, personagens, figuras inusitadas ou qualquer criação que a imaginação permitir.
L
Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira permitem o rastreamento do dinheiro em contas intermediárias e agilizam a devolução de valores em casos de fraude.
L

Primeiro clipe híbrido de Carnaval de Rondônia apresenta “Eu Sou o Lobo Mau”

Produção inédita no estado une gravações reais e Inteligência Artificial, levando a identidade cultural do Norte para o centro da inovação audiovisual brasileira.
L
STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

A cerimônia contou com a presença dos chefes dos Três Poderes e marca o retorno das atividades da Corte, que terá pautas polêmicas sobre redes sociais e educação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

O presidente da Corte, Edson Fachin, indicou a ministra para conduzir a proposta de autorregulação, buscando restaurar a legitimidade do tribunal após crises recentes.
L
Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Deputada cumpriu agenda com lideranças, visitou empreendimentos rurais e defendeu regulamentação federal para criação de novos municípios em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Deputada visitou unidade em Guajará-Mirim, ressaltou avanços na hemodiálise e pediu que população utilize a capacidade de até 600 exames mensais oferecida pelo tomógrafo.
L
União Brasil inicia novo ciclo político em Rondônia após filiação de Marcos Rocha ao PSD

União Brasil inicia novo ciclo político em Rondônia após filiação de Marcos Rocha ao PSD

Saída do governador abre espaço para reorganização interna, fortalece lideranças e amplia autonomia do partido no estado
L
Samuel Costa critica oportunismo e defende política com palavra em Rondônia

Samuel Costa critica oportunismo e defende política com palavra em Rondônia

Pré-candidato ao governo afirma que prefere o isolamento partidário a abrir mão de princípios e diz que faz política por convicção, não por conveniência eleitoral.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

A droga era transportada em um veículo de aplicativo na BR-364; dois condutores acabaram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico durante a madrugada.
10
Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi encontrado com sinais de execução em Santa Cruz, fronteira com Rondônia; autoridades bolivianas investigam o caso.
18
Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

A equipe do 5º BPM localizou uma pistola com numeração raspada após denúncia anônima; o suspeito confessou ter efetuado os tiros para testar o armamento ilegal.
14
Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

A ação integrada entre as polícias Civil e Militar localizou duas caminhonetes oficiais furtadas em Cacoal, além de apreender um fuzil e munições na região de fronteira.
10

Embriagado: Homem é preso após ameaçar matar toda a família na zona leste de Porto Velho

Indivíduo sob efeito de álcool e drogas tentou extorquir a companheira e ameaçou acionar membros de facção criminosa.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carreta de oftalmologia reduz fila de mais de mil pacientes em Porto Velho

Carreta de oftalmologia reduz fila de mais de mil pacientes em Porto Velho

Unidade móvel do programa “Agora Tem Especialistas” amplia consultas e cirurgias de catarata pelo SUS na capital
L
Prefeitura suspende cobrança de estacionamento na rodoviária de Porto Velho

Prefeitura suspende cobrança de estacionamento na rodoviária de Porto Velho

Taxa anunciada pela concessionária foi suspensa por falta de transparência e ausência de estudos técnicos apresentados à Prefeitura
L
iFood pode perder liderança no Brasil: especialista alerta

iFood pode perder liderança no Brasil: especialista alerta

ecialista chinês aponta que a chegada da Keeta e o retorno da 99Food devem alterar o mercado de delivery no Brasil, pressionando o iFood a se adaptar.
L
Novas regras de segurança do PIX: devolução de golpes será mais ágil

Novas regras de segurança do PIX: devolução de golpes será mais ágil

A partir desta segunda, bancos devem rastrear transações via PIX com precisão, permitindo recuperar valores desviados e aumentar a prevenção de fraudes.
L
Relação entre tutor e pet vai além de comandos

Relação entre tutor e pet vai além de comandos

Postura, rotina e previsibilidade influenciam diretamente o comportamento animal
L
Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Obras no cruzamento das avenidas Padre Adolpho Rohl e Florianópolis integram projeto de modernização que contempla todos os setores da cidade e o distrito de Tarilândia
L
Michael, cinebiografia do astro pop, ganha novo trailer

Michael, cinebiografia do astro pop, ganha novo trailer

Longa promete revelar detalhes da vida e carreira de Michael Jackson dentro e fora dos palcos
L
Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Projeto vai destinar R$ 80 milhões para comunidades tradicionais da Amazônia
L
Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Aplicativo Energisa On lidera atendimentos e reforça transformação digital no estado
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.