A cidade de Colorado do Oeste tem registrado um aumento alarmante e mais violento nos casos de maus-tratos contra animais, com a falta de punição aos agressores sendo apontada como o principal fator para a escalada da crueldade. Os episódios têm mobilizado voluntários e a Polícia Militar (PM) em ações de resgate e investigação.
Ontem, sexta-feira, 10 de outubro de 2025, a Polícia Militar foi acionada na cidade após o achado de dois cães mortos. Os animais foram encontrados sem vida (um no quintal e outro na rua) por funcionários da Energisa. Moradores relataram ter ouvido latidos intensos no último sábado, dia 4 de outubro, e suspeitam que os cães tenham sido severamente espancados naquele dia. O crime foi constatado apenas ontem, quando o forte cheiro das carcaças em decomposição começou a incomodar.
O nome do suposto agressor foi informado aos policiais militares que atenderam a ocorrência. Até o momento, não há confirmação sobre eventuais prisões relacionadas ao caso.
A maior frustração de quem combate a agressão aos animais em Colorado do Oeste é justamente a falta de punição efetiva contra os acusados, mesmo quando estes são identificados e denunciados. A impunidade parece estar estimulando o aumento da violência.
O problema não é recente. Em julho, este portal noticiou que agressores estavam até mesmo ameaçando quem tentava combater a crueldade animal. Há menos de um mês, outro caso de grande repercussão chocou o Cone Sul, quando animais foram resgatados da chácara de um idoso, onde passavam fome e recebiam tratamento infame, gerando indignação pelas imagens registradas.