Um idoso de Jaru procurou a Polícia Militar na manhã de terça-feira, 30 de setembro de 2025, após ser vítima de estelionato. O homem perdeu R$ 15 mil em um golpe digital aplicado por um criminoso que se passou por advogado.
A vítima relatou que, no dia anterior, recebeu ligações de um suposto advogado. O golpista informou que um processo judicial do idoso contra o INSS havia sido julgado procedente.
Durante a conversa, o estelionatário enviou um link afirmando que, por meio dele, o idoso poderia acompanhar o andamento do processo e participar de uma audiência virtual.
Ao clicar no endereço eletrônico, a vítima foi redirecionada automaticamente para o aplicativo do seu banco. Pouco tempo depois, sem realizar nenhuma movimentação, o idoso percebeu que havia sido feita uma transferência via PIX no valor de R$ 15 mil. O dinheiro foi enviado para uma conta vinculada a um CNPJ, usando um endereço de e-mail como chave de destino.
Após constatar o grande prejuízo, o idoso procurou a agência bancária, que o orientou a registrar a ocorrência policial. O caso foi comunicado à Delegacia de Polícia Civil, que deve iniciar as investigações para rastrear os autores da fraude e tentar bloquear o valor roubado.