Vilhena, Rondônia – Um jovem de 21 anos, identificado como membro da facção criminosa Comando Vermelho (CV), protagonizou uma sequência dramática de eventos nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025. Após tentar assassinar um cliente em uma barbearia, ele invadiu uma escola pública armado, onde se entregou à polícia.
A ação teve início quando o jovem tentou executar um homem, supostamente integrante de uma facção rival, em uma barbearia nas proximidades da escola. Durante o ataque, o barbeiro acabou sendo atingido por um dos disparos. Após o tiroteio, o atirador pulou o muro da instituição de ensino.
Segundo relato de um professor da escola, com 35 anos de experiência, ele coordenava alunos em atividades físicas quando avistou o jovem pulando o muro. Sem saber que o rapaz estava armado com uma pistola, o educador se aproximou para pedir que ele se retirasse. Neste momento, o jovem confessou o crime, declarou pertencer ao Comando Vermelho e afirmou que estava ali para se entregar, pedindo ao professor que acionasse a Polícia Militar e garantisse que não seria agredido.
O professor, então, solicitou que o atirador largasse a arma no chão, o que foi prontamente atendido: o jovem retirou o pente da pistola e a bala da agulha. Antes da chegada da guarnição, uma longa conversa se desenrolou. O autor do crime revelou que sua intenção era executar apenas o cliente da barbearia, e não o proprietário, de quem era cliente. Ele alegou que o assassinato foi “encomendado” por sua facção.
O jovem, que expressou não ter mais razões para viver após a morte de um irmão “na bala”, reforçou que o barbeiro foi atingido acidentalmente, e o alvo era exclusivamente o outro homem. Quando a polícia chegou e ordenou que ele colocasse as mãos na cabeça, o atirador obedeceu sem resistência, e os militares não usaram de violência.
Dominado, o rapaz, que teria agido com um comparsa ainda não identificado, foi levado para a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Vilhena. O teor de seu depoimento no interrogatório não foi divulgado até o momento.