A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) protocolaram, nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, um pedido de anistia coletiva à Comissão de Anistia, órgão do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O objetivo é buscar reparação pelas graves violações de direitos humanos sofridas pela população LGBTQIA+ durante a ditadura militar, que perdurou de 1964 a 1985.
As entidades buscam anistiar, em especial, as pessoas presas nas operações policiais Tarântula e Rondão, ocorridas na década de 1980 em São Paulo. O pedido também abrange artistas que tiveram suas vidas financeiras impactadas pela censura do regime, solicitando pagamento de indenizações por danos morais e materiais, entre outras ações. O foco da reparação são mulheres lésbicas, travestis e mulheres transexuais, as mais afetadas por essas perseguições.
Perseguição Política e Operações Policiais
A denúncia apresentada exige o reconhecimento oficial da perseguição política do Estado brasileiro, destacando as operações policiais Rondão, Sapatão e Tarântula, todas na década de 1980 em São Paulo. Essas ações resultaram em prisões, torturas, exílio e “profundo sofrimento” para pessoas LGBTQIA+, além de terem feito vítimas.
Bruna Benevides, presidente da ANTRA e autora da denúncia, destacou a relevância da ação: “Esta ação é pioneira em países onde houve ditadura e pode representar a quebra de um grande paradigma considerando o processo de criminalização de nossas identidades”. Ela ressaltou as perseguições policiais sofridas pelas travestis. A denúncia foi elaborada em conjunto com alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação da professora Lívia Gimenes Dias da Fonseca.
O documento é robusto, amparado por farta documentação, análises históricas e jurídicas, além de depoimentos de sobreviventes e vítimas. Ele descreve a Operação Tarântula, em São Paulo, como uma “caça” literal. A denúncia também resgata a história do Brasil para expor as origens da marginalização e criminalização da população LGBTQIA+ em diferentes períodos históricos. Na ditadura militar, essa perseguição foi intensificada com “novos métodos, lógicas e sistemas de opressão, de forma articulada com a ideologia de sustentação política do regime”.
Reivindicações de Reparação e Censura Artística
Como forma de reparação, as entidades reivindicam 21 ações específicas. Entre elas, estão o reconhecimento das responsabilidades do Estado, um pedido de desculpas formal, anistia coletiva, a criação de um espaço memorial em homenagem às vítimas, indenizações financeiras e a revisão de legislações que fundamentaram os atos repressivos. Outro pedido notável é a renomeação da 1ª Delegacia Seccional de Polícia Centro, com a retirada do nome “Dr. José Wilson Ricchetti”, um dos policiais acusados de atos homofóbicos.
Em São Paulo, José Wilson Richetti, chefe da Seccional da Polícia da Zona Centro, implementou a política de “Limpeza” ou “Rondão”. Essa ação consistia em batidas em locais frequentados por pessoas LGBTQIA+, que eram arbitrariamente levadas para averiguação em delegacias, sob o pretexto de contravenção penal de vadiagem e prisão cautelar. O próprio Richetti declarou à imprensa que entre 300 a 500 pessoas eram levadas diariamente para as delegacias.
A censura também foi uma ferramenta de perseguição na ditadura militar, atingindo produtos culturais com temas LGBTQIA+. A denúncia cita o livro “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca, que foi proibido e apreendido por conter contos com personagens LGBTQIA+. A autora Cassandra Rios teve 36 de seus livros proibidos pelo regime. Em entrevista à Revista Lampião, citada pela ANTRA, Cassandra desabafou sobre o impacto financeiro: “Eu tinha um padrão de vida correspondente àquilo que recebia desses 36 livros. Já imaginaram o choque? Eu não senti na hora, só vim a sentir três anos depois”. Shows de travestis também eram censurados e proibidos sem autorização prévia.
Discriminação na Imprensa e Legado da Perseguição
O documento também ressalta o papel homofóbico da imprensa da época, que associava as operações policiais contra a comunidade LGBTQIA+ a uma “limpeza”, sugerindo a ligação das vítimas com práticas ilícitas e até com a Aids. “Essas matérias, ao documentarem ações repressivas e moldarem a opinião pública contra as travestis, contribuíram para um ambiente de hostilidade e violência cujos efeitos persistem até hoje”, afirmam os autores da denúncia.
As entidades avaliam que o ambiente hostil da época contribuiu para a morte do diretor de teatro Luís Antônio Martinez, irmão de Zé Celso, do Teatro Oficina. Luís Antônio foi brutalmente assassinado com 107 facadas em seu apartamento no Rio de Janeiro. A brutalidade do crime, com pés e mãos amarrados, leva o movimento a considerar o ato como homofóbico.
Para Bruna Benevides, essa ação está diretamente ligada à valorização do envelhecimento LGBTQIA+, um tema em destaque no Mês do Orgulho LGBTQIA+ e na Parada LGBT+ de São Paulo deste ano. “A anistia pode ser um instrumento de justiça para as travestis presas injustamente, e a possibilidade de reparação para elas — e para nossa comunidade, que até hoje convive com os fantasmas destes tempos sombrios e a mácula que isso deixou contra nós no imaginário social. Tem tudo a ver com memória, envelhecimento e o reconhecimento das violações e prisões arbitrárias contra pessoas trans, em especial travestis e mulheres trans”, concluiu.
NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Flávio promete monitorar agressores e apoiar mulheres
No último bloco do debate, candidato defendeu alertas pelo celular e capacitação para vítimas de violência; Casa da Mulher Brasileira citada já existe.
Porto Velho instala abrigo de ônibus com energia solar e USB
Estrutura em frente ao shopping oferece cobertura termoacústica, iluminação LED, bancos e espaços para cadeirantes, além de carregadores de celular alimentados por energia solar.
Jaru escolhe Miss e Mister Terceira Idade em desfile de valorização dos idosos
Evento promovido pela Prefeitura reuniu participantes, familiares e autoridades no Serviço de Convivência, com desfile, premiações, almoço e forró.
Prefeitura de Jaru abre 10 vagas para food trucks no aniversário da cidade
Credenciamento contempla trailers e food trucks para a praça de alimentação das festividades de 45 anos de Jaru; inscrições seguem até segunda-feira (26).
Criança de 5 anos conduz audiência simulada na Justiça do Trabalho em RO
Atividade do TRT-14 levou alunos de escola municipal a conhecer o funcionamento da Justiça e aprender sobre democracia, cidadania e direitos fundamentais.
TRT-14 empossa dois técnicos judiciários em RO e AC
Novos servidores vão atuar nas Varas do Trabalho de Buritis, em Rondônia, e Epitaciolândia, no Acre. Com as nomeações, tribunal chega a sete servidores empossados em 2026.
DESTAQUE NEWS
Lula pede desculpas; Flávio promete renda e segurança
Considerações finais tiveram nova acusação sobre milícias, direito de resposta e apelos ao eleitor no encerramento do debate presidencial da Globo.
Lula defende fim das bets; Flávio critica dívidas das famílias
No terceiro bloco, petista destaca o Desenrola e a restrição às apostas; adversário promete crédito barato e maior atuação da Caixa nas periferias do país.
Lula cobra verba para o SUS; Flávio promete investimentos
Pandemia e filas de atendimento marcam confronto na Globo; Flávio promete ampliar o Inca, renegociar dívidas de Santas Casas e atualizar pagamentos do SUS.
Ministro André Mendonça decide que cabe aos próprios candidatos a divulgação de sigilos fiscais e bancários
Decisão do TSE reforça que a Justiça Eleitoral não precisa intermediar a liberação de dados autorizada entre as campanhas presidenciais.
Ministério da Fazenda abre prazo de cinco dias para bancos apresentarem carteiras no Desenrola 3.0
Edital de chamamento público medirá volume de débitos para leilão de aquisição pelo governo; volume estimado de dívidas elegíveis chega a R$ 90 bilhões.
Eleitores com voto em trânsito aprovado para o segundo turno devem votar obrigatoriamente na seção indicada
Retorno ao local de origem ocorre de forma automática após o pleito; eleitor fora da cidade indicada precisará justificar a ausência no dia 25 de outubro.
EMPREGOS E CONCURSOS
Câmara de Candeias do Jamari abre inscrições para concurso público com vagas de níveis fundamental a superior
Seleção oferece salários de até R$ 3.500 para cargos de diversas áreas de atuação; provas objetivas estão agendadas para o dia 22 de novembro.
Saiba o que estudar para disputar uma das 2.248 vagas na Saúde de Porto Velho
Seleção da Semusa oferece 2.248 oportunidades, entre vagas imediatas e cadastro de reserva; prova objetiva está prevista para 13 de dezembro de 2026.
Trabalhadores do II Feirão de Emprego recebem capacitação em Porto Velho
Treinamento acompanhado pelo Sine Municipal reuniu profissionais contratados para a construção civil e abordou normas de segurança, uso de equipamentos de proteção e prevenção de acidentes.
IBGE recebe autorização para contratar 325 profissionais em processo seletivo simplificado
Vagas de níveis médio e superior são voltadas para pesquisas por telefone; edital tem prazo de até seis meses para publicação.
IFRO Campus Ariquemes abre 40 vagas no curso técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio
Inscrições gratuitas seguem até 25 de outubro para ingresso em 2027; Unidade também oferta os cursos técnicos integrados em Agropecuária e Informática
SINE de Rolim de Moura oferece vagas de emprego e serviços ao trabalhador nesta semana
Oportunidades contemplam funções no comércio, construção civil e setor agropecuário; atendimento presencial ocorre no prédio do Tudo Aqui.
POLÍTICA
Ministro do TSE decide que suspensão de canal de campanha exige deliberação do plenário
Floriano de Azevedo Marques invalida sanções monocráticas em apuração sobre o canal Exército do Lula; TSE também se reúne com plataformas de tecnologia.
Ministro André Mendonça reitera autonomia de candidatos para divulgação voluntária de sigilos
Decisão do TSE reforça que não cabe à Justiça Eleitoral mediar ou fiscalizar acordos entre campanhas para abertura de dados bancários e fiscais.
Justiça manda X remover publicação de Erika Hilton
Decisão da Justiça de Alagoas cita arquivamento pelo STF de notícia de crime contra Alfredo Gaspar, candidato a vice na chapa presidencial de Flávio Bolsonaro.
TSE orienta 158 milhões de eleitores a conferirem o local de votação antes de votarem no segundo turno
Justiça Eleitoral disponibiliza e-Título, Autoatendimento e assistente virtual ChatVote para consulta rápida de seções e zonas eleitorais.
Deputado Cássio Gois participa da Sessão Ordinária da Câmara de Espigão do Oeste
O deputado Cássio fez uma citação especial ao distrito de Boa Vista do Pacarana, onde o parlamentar tem uma parceria consolidada com o vereador Bahia (PL). Uma parceria…
Propaganda eleitoral no rádio e na TV para o segundo turno das Eleições chega ao fim nesta sexta-feira
Prazo também encerra transmissão de debates e publicação de anúncios pagos em jornais e revistas; atos de rua seguem até sábado.
POLÍCIA
Apenado monitorado é preso suspeito de tortura no Morar Melhor
Homem foi localizado pelo 9º BPM em uma área de mata após denúncias de agressões e ameaças no residencial
Jovem acusado de agredir mulher em carro apresenta sua versão do caso em Porto Velho
Defesa alega que rapaz de 25 anos também sofreu agressões e teve o veículo danificado após discussão iniciada no Mercado Cultural
Policiais do 5º BPM apreendem drogas e rádios HT no bairro Mariana
Ação na zona Leste resultou na prisão de três adultos e na apreensão de dois adolescentes; policiais recolheram 226 porções de drogas, celulares e rádios comunicadores.
Força Aérea Brasileira intercepta e destrói helicóptero clandestino oriundo da Venezuela
Aeronave sem matrícula e sem plano de voo realizou pouso forçado na mata após interceptação por caça A-29 Super Tucano.
Homem é flagrado agredindo mulher dentro de carro no Centro de Porto Velho
Testemunhas registraram as agressões no veículo; identidades dos envolvidos e motivação do crime ainda são desconhecidas.
Polícia Federal incinera mais de 1,3 tonelada de drogas apreendidas em Rondônia
Entorpecentes como maconha, skunk e cocaína foram apreendidos em operações de combate ao tráfico na região central do estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sábado Show: Botelho Social apresenta Amigos e Voluntários do Bem
Criador do projeto é o convidado deste sábado (24), às 8h, para uma conversa sobre sua trajetória e a iniciativa que reúne amigos e voluntários.
Ilha, uísque e sigilos acirram duelo entre Lula e Flávio
No bloco de tema livre da Globo, candidatos trocaram acusações sobre patrimônio, relações com Daniel Vorcaro e financiamento de filmes sobre os dois lados.
“Território da bala?”: Lula cobra Flávio sobre Ana Clara
Petista questionou defesa de policial acusado de matar menina de cinco anos; adversário prestou solidariedade à família e afirmou confiar na inocência do réu.
Lula promete ampliar Pé-de-Meia; Flávio propõe auxílio-creche
Ensino integral mobilizou promessas e cobranças sobre investimentos na educação durante o debate.
Flávio promete ampliar penas por maus-tratos a animais
No direito de resposta na Globo, candidato critica as ideias de Lula e propõe estender a punição mais rigorosa a crimes contra animais silvestres e outras espécies.
Lula: “Quem tem que pedir desculpas é a elite brasileira”
No direito de resposta, candidato defende o legado social dos governos petistas, critica desigualdades históricas e reconhece que ainda há muito a fazer.