O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a suspensão por tempo indeterminado da emissão de vistos de imigrantes para 75 países, entre eles o Brasil, Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia. A medida não se aplica a vistos de turismo, que continuarão sendo processados normalmente.
Segundo o órgão americano, a suspensão visa reavaliar os procedimentos de imigração e impedir a entrada de imigrantes que poderiam se tornar encargo público e utilizar benefícios sociais nos EUA. A medida passará a valer a partir de 21 de janeiro.
Tommy Pigott, porta-voz adjunto do Departamento de Estado, afirmou: “O processamento de vistos de imigrantes desses 75 países será pausado enquanto o Departamento reavalia os procedimentos de processamento de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que receberiam assistência social e benefícios públicos.”
A decisão ocorre em meio a uma crise em Minnesota, onde a polícia anti-imigração ICE matou a estadunidense Renee Nicole Good, gerando mais de mil protestos em todo o país. Desde seu retorno à Presidência, Donald Trump tem intensificado medidas de repressão à imigração, com envio de agentes federais a cidades estratégicas e revogação de vistos — mais de 100 mil vistos já foram cancelados desde o ano passado, segundo o Departamento de Estado.
Até o momento, o Itamaraty não se manifestou sobre a suspensão.









































