O grupo militante palestino Hamas entregou os corpos de dois reféns israelenses, Amiram Cooper e Sahar Baruch. A entrega ocorreu um dia após o tênue cessar-fogo em Gaza ser abalado por uma série de ataques israelenses no enclave.
Os corpos foram devolvidos a Israel na noite desta quinta-feira, 30 de Outubro, para serem enterrados, após um processo de identificação, conforme comunicado do Exército israelense.
Condições do acordo e a disputa pelos corpos
O acordo de cessar-fogo previu a libertação de todos os reféns vivos pelo Hamas em troca de quase 2 mil prisioneiros palestinos. Israel, por sua vez, retirou suas tropas, interrompeu a ofensiva e aumentou a ajuda humanitária ao enclave.
O Hamas também concordou em entregar os restos mortais de 28 reféns mortos em troca de 360 militantes palestinos mortos na guerra. Até esta quinta-feira, 15 corpos haviam sido entregues.
Israel critica a lentidão do Hamas na entrega dos corpos restantes. O grupo palestino, por sua vez, argumenta que o tempo é necessário para localizar e recuperar todos os restos mortais em meio à vasta destruição. A disputa complica o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acabar com a guerra.
Violações da trégua e ataques aéreos
A trégua foi recentemente violada com Israel retaliando um ataque palestino que matou um soldado. Os bombardeios de retaliação de Israel mataram 104 pessoas, segundo autoridades de saúde de Gaza.
O Ministério da Saúde de Gaza afirmou que 46 crianças e 20 mulheres estavam entre as vítimas dos ataques aéreos. Israel disse que seus alvos eram dezenas de militantes.
Testemunhas relataram dez ataques aéreos em áreas a leste de Khan Younis e bombardeios de tanques a leste da Cidade de Gaza, antes do amanhecer desta quinta-feira. O Exército israelense afirmou ter realizado ataques “precisos” contra a “infraestrutura terrorista” que ameaçava as tropas.
Moradores de Gaza temem a retomada das hostilidades. “Estamos com medo de que outra guerra seja deflagrada, porque não queremos uma guerra”, disse Fathi Al-Najjar, um homem deslocado em Khan Younis. A guerra deslocou a maioria dos mais de dois milhões de habitantes de Gaza.











































