Há indicações promissoras de diversos países sobre a disposição em financiar a reconstrução de Gaza, cujo custo é estimado em US$ 70 bilhões. A informação foi dada por uma autoridade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nesta terça-feira, 14 de outubro de 2025, em Genebra.
Apoio financeiro de nações-chave
O PNUD mencionou nações como Estados Unidos, Canadá e países árabes e europeus entre os que sinalizaram positivamente a contribuição financeira.
Jaco Cilliers, do PNUD, confirmou as “indicações muito boas” em entrevista a repórteres, mas não forneceu detalhes sobre os valores prometidos ou o cronograma.
Destruição e mortes após dois anos de guerra
A estimativa do PNUD é que os dois anos de guerra entre Israel e Hamas resultaram em pelo menos 55 milhões de toneladas de entulho em Gaza.
O conflito devastou grandes áreas do território costeiro devido aos bombardeios israelenses. Segundo as autoridades de saúde de Gaza, cerca de 68 mil pessoas morreram durante o período. Com o acordo de cessar-fogo em vigor, um grande número de palestinos começou a retornar às ruínas de suas casas no local.