Pelo menos cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas em um tiroteio nos arredores de Jerusalém nesta segunda-feira, dia 8 de setembro. A polícia israelense descreveu o ataque como terrorista e informou que os atiradores foram mortos no local.
O incidente ocorreu em uma importante via de acesso à cidade, onde atiradores dispararam contra pessoas que esperavam em um ponto de ônibus. A imprensa local relatou que os criminosos também teriam invadido um ônibus para atirar nos passageiros. Segundo as autoridades, os atacantes foram neutralizados por um agente de segurança e um civil que estavam próximos ao local.
Tensão na região
O ataque aconteceu em uma estrada que leva a colonatos judaicos em Jerusalém Oriental, uma área ocupada por Israel. Após o tiroteio, centenas de agentes de segurança foram mobilizados para buscar possíveis cúmplices ou explosivos na região. As Forças Armadas israelenses também reforçaram a segurança e cercaram vilas palestinas próximas a Ramallah, na Cisjordânia.
O grupo palestino Hamas comemorou o ataque, chamando-o de “resposta natural aos crimes de ocupação contra o nosso povo”, mas não reivindicou a autoria. A região tem sido palco de crescentes tensões, com ataques de colonos israelenses e habitantes palestinos na Cisjordânia ocupada, desde a ofensiva em Gaza.