A União Europeia (UE) reconheceu o Brasil como livre de gripe aviária, o que permite a retomada das exportações de carne de frango para o bloco. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que participou de uma videoconferência com o comissário de Saúde da UE, Oliver Várhelyi.
Os países da UE haviam embargado a importação da carne brasileira após um caso de gripe aviária ter sido detectado em uma granja comercial em Montenegro (RS), no mês de maio. Em junho, o Brasil já havia se declarado livre da doença, após a desinfecção da área afetada e 28 dias sem novos registros.
Retomada das exportações e novos compromissos
Com a decisão da UE, o número de países que retiraram o embargo ao frango brasileiro chega a 41. Atualmente, apenas Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste ainda mantêm as restrições.
O ministro Carlos Fávaro também informou que a UE se comprometeu a realizar uma reunião com seus estados-membros nas próximas semanas para retirar as barreiras sanitárias e retomar o processo de “pré-listagem”, que estava suspenso desde 2018 e reconhece a equivalência de sistemas de inspeção para as exportações brasileiras.