QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Milei tenta minimizar crise gerada por apoio à criação de criptomoeda

Episódio é chamado pela imprensa argentina de criptogate

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Milei tenta minimizar crise gerada por apoio à criação de criptomoeda
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Alvo de uma série de denúncias por ter promovido o lançamento de criptomoeda por uma empresa privada, o presidente da Argentina, Javier Milei, rompeu o silêncio nesta segunda-feira (17). Em meio à mais ruidosa crise de seus 14 meses à frente do Poder Executivo, o mandatário argentino concedeu, ontem à noite, uma entrevista ao canal TN (Todo Notícias).

Sabatinado pelo jornalista Jonatan Viale, Milei tentou minimizar o impacto do episódio que parte da imprensa argentina batizou como o “criptogate” – a suspeita de envolvimento de funcionários do governo federal, incluindo o próprio presidente, em supostas irregularidades na criação da $Libra, uma criptomoeda que, conforme Milei anunciou em seu perfil no X (antigo Twitter), ajudaria a financiar pequenas empresas e empreendimentos argentinos.

“Não tenho nada que ocultar, portanto posso falar tranquilamente”, disse Milei no início da entrevista de pouco mais de uma hora de duração, na qual tentou explicar que não agiu de forma a promover a $Libra e o projeto Viva La Libertad, do qual o lançamento da criptomoeda faz parte. “Eu não a promovi. Eu a difundi”, afirmou Milei ao explicar o que o motivou a publicar, na noite da última sexta-feira (14), um texto no qual divulgava o projeto privado, associando-o ao crescente liberalismo da economia argentina.

“Não tenho nada que ocultar. Não fiz nada de mal. Sou um superentusiasta da tecnologia. E diante da possibilidade de uma ferramenta para [supostamente] financiar projetos de empreendedores [argentinos], eu decidi difundi-la”, argumentou Milei, reconhecendo que a repercussão que se seguiu a seu tuíte o levou a “correr”, apagando a postagem.

Tão logo o presidente argentino tornou público seu apoio à iniciativa, o valor do ativo digital disparou, valorizando-se exponencialmente. Os poucos detentores da criptomoeda começaram a vendê-la, com lucros altíssimos. Especialistas e oposicionistas a Milei começaram então a apontar o risco de fraude no empreendimento e, consequentemente, o valor da $Libra voltou a cair, com prejuízos para um número ainda incerto de investidores.

“São pessoas hiperespecializadas nesse tipo de instrumento. E que entraram nisso voluntariamente, sabendo muito bem o que estavam fazendo. São operadores de volatilidade que operam com o risco”, afirmou Milei, minimizando o alcance do episódio. “É falsa a [informação de] que 44 mil pessoas tenham sido prejudicadas. Havia, entre elas, muitos robôs [bots] e, no melhor dos casos, se trata de nada mais que 5 mil pessoas. E, com isso, eu, seguramente, diria que a chance de haver argentinos entre eles é muito remota. A maioria [dos que perderam dinheiro com o investimento] é estadunidense e chinesa”, comentou o presidente argentino, classificando o ocorrido como “um problema entre privados [particulares]”.

“O Estado argentino não perdeu nada com isso […] E se alguém que conhece o risco vai a um cassino e perde dinheiro, não pode reclamar, pois sabia das características do jogo”, comentou Milei, lembrando que, no último sábado (15), o governo anunciou duas medidas: que o Gabinete Anticorrupção da Presidência da República apure se algum membro do governo, incluindo o próprio Milei, agiu de forma imprópria, e a criação, no âmbito da própria presidência, de uma força-tarefa composta por representantes de vários órgãos e organizações para avaliar o projeto Viva La Libertad, a $Libra e todas as empresas ou pessoas envolvidas com a iniciativa.

“Agi de boa fé. Olhando agora para as repercussões políticas, admito que tenho algo a aprender [com o ocorrido]. […] Tenho que ter filtros […] Conversei com minha irmã [a secretária-geral da Presidência, Karina Milei] e concluímos que não podemos viver como antes, permitindo que todo mundo possa chegar até nós. Lamentavelmente, precisaremos levantar muros, buscar uma forma para que, quando as coisas [projetos] chegarem em mim [já tenham sido devidamente analisadas] […] Porque, por querer dar uma mão a alguns [empreendedores] argentinos, tomei como que um tapa na cara”, finalizou o presidente, dizendo aguardar pelas conclusões da Justiça para saber se algum funcionário do governo obteve benefícios pessoais para promover a $Libra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

Presidente do Equador viaja aos EUA após derrota em referendo

O presidente equatoriano Daniel Noboa viaja hoje para os Estados Unidos após a derrota no referendo que buscava, entre outros temas, o retorno das bases militares estrangeiras ao país.
L
Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Equador rejeita instalação de bases militares estrangeiras em referendo

Em consulta popular, eleitores equatorianos negaram as quatro propostas do presidente Daniel Noboa, incluindo a autorização para bases militares dos EUA e a convocação de uma Assembleia Constituinte.
L
Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

Eleições presidenciais no Chile terão segundo turno entre Jeannette Jara e Kast

A candidata de esquerda, Jeannette Jara, e o líder da direita radical, José Antonio Kast, avançaram para o segundo turno das eleições chilenas após a votação de domingo, marcada por participação recorde.
L
Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Presidente americano sinaliza possível caminho para acalmar tensões na região, enquanto Caracas enfrenta a intensificação de ataques contra o tráfico de drogas no Caribe.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova texto-base do projeto antifacção com penas de até 66 anos e governo promete reverter no Senado

Câmara aprova texto-base do projeto antifacção com penas de até 66 anos e governo promete reverter no Senado

A votação de 370 a 110 acatou o substitutivo do deputado Guilherme Derrite, que endurece a lei contra o crime organizado, mas é criticado por parlamentares governistas por “descapitalizar” a Polícia Federal.
L

Momento Empresarial: Alex Sakai fala sobre terapias integrativas e a CER

Uma tecnologia terapêutica voltada para revitalização profunda, redução do estresse e equilíbrio emocional.
L
Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, válida para o mês de novembro, reflete o cenário desfavorável de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.
L
Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Operação Archote, deflagrada em Rondônia e Mato Grosso do Sul, cumpriu mandados contra empresários e estudante de Medicina envolvidos em tráfico interestadual de drogas.
10

Hoje é dia de Paredão no Rondônia Reality Show 2025, votação encerra às 20h

Trio enfrenta a votação no NewsRondonia.com, coordenada por Fábio Schinayder, e o público decide quem deixa o reality com câmera 24h ao vivo acompanhando cada passo.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves trata demandas para aniversário de União Bandeirante

Edevaldo Neves trata demandas para aniversário de União Bandeirante

Deputado discute melhorias e apoio ao evento do distrito de União Bandeirante.
L
Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Recurso reforça a estrutura da saúde pública e garante mais insumos para atender a população do município.
L
Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Decisão sobre linguagem neutra reacende debate público e institucional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rocha enfrenta críticas sobre BR-364, política e eventos

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rocha enfrenta críticas sobre BR-364, política e eventos

Gestão de Marcos Rocha é alvo de críticas após polêmicas políticas, decisões administrativas e debates sobre infraestrutura pública.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

motociclista-morre-apos-colisao-com-corolla-em-porto-velho

Motociclista morre após colisão com Corolla em Porto Velho

Motociclista não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Após o ataque, o agressor fugiu antes da chegada da polícia.
14
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BRB nega bloqueio de bens após decisão judicial o excluir de medidas da Operação Compliance Zero

BRB nega bloqueio de bens após decisão judicial o excluir de medidas da Operação Compliance Zero

Banco de Brasília afirma que a Justiça Federal retificou a ordem inicial, deixando claro que a constrição patrimonial de R$ 12,2 bilhões atinge apenas pessoas físicas e outras empresas.
L
Txai Suruí cobra protagonismo indígena e pressiona negociadores no oitavo dia da COP30

Txai Suruí cobra protagonismo indígena e pressiona negociadores no oitavo dia da COP30

Ativista reforça que decisão climática só é legítima com participação direta dos povos indígenas.
L
Caixa paga Bolsa Família de novembro a beneficiários com NIS final 4

Caixa paga Bolsa Família de novembro a beneficiários com NIS final 4

Com a inclusão dos adicionais, o valor médio do benefício alcança R$ 683,28, atingindo 18,65 milhões de famílias em todo o Brasil nesta quarta-feira (19).
L
COP das Baixadas leva debate climático global para as periferias de Belém com as Yellow Zones

COP das Baixadas leva debate climático global para as periferias de Belém com as Yellow Zones

Articulação entre coletivos do Pará busca incluir a população mais afetada pelas mudanças climáticas, como a do bairro Jurunas, no centro das discussões da COP30.
L
Vila da Barca em Belém escancara racismo ambiental em meio aos debates da COP30

Vila da Barca em Belém escancara racismo ambiental em meio aos debates da COP30

Estrutura precária de comunidade de palafitas na capital paraense, onde mora a diarista Maria Isabel Cunha, expõe a crise habitacional e social que atinge a população negra de baixa renda.
L
Nova Acrópole promove programação gratuita sobre Filosofia e convivência em Porto Velho

Nova Acrópole promove programação gratuita sobre Filosofia e convivência em Porto Velho

Atividades do Dia Mundial da Filosofia abordam unidade, diálogo e integração entre tradições.
L
Revisão do IBGE amplia Cerrado e diminui Mata Atlântica

Revisão do IBGE amplia Cerrado e diminui Mata Atlântica

A revisão ocorreu entre os estados de Minas Gerais e São Paulo devido a critérios técnicos, e não por alterações ambientais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
L
Povos tradicionais cobram acesso direto a verba climática

Povos tradicionais cobram acesso direto a verba climática

Comunidades da Amazônia e de outras regiões exigem o fim da intermediação nos repasses de fundos, defendendo seu protagonismo na mitigação das mudanças climáticas.
L
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

O Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que a economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o trimestre anterior. O avanço acumulado em 12 meses é de 2,5%.
L
Ram Dakota Laramie é apresentada oficialmente no Brasil

Ram Dakota Laramie é apresentada oficialmente no Brasil

Versão inédita da picape média estreia com motor turbodiesel, tração 4×4 e pacote tecnológico
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.