DOMINGO, 20/04/2025

L

Mundo

Saída dos EUA do Acordo de Paris deve ser efetivada somente em 2026

Entenda o que é o tratado internacional sobre mudanças climáticas

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Saída dos EUA do Acordo de Paris deve ser efetivada somente em 2026
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Assim que tomou posse, na última segunda-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto retirando o país do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. Imediatamente, o porta-voz do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Stephane Dujarric, divulgou uma declaração reconhecendo a relevância do país na liderança de questões ambientais e destacando a importância da continuidade dessa condução por estados e empresas norte-americanas.

Oficialmente, a decisão de Trump ainda não chegou às mãos do depositário do tratado internacional, secretário-geral da ONU, António Guterres, conforme prevê o artigo 28 do próprio Acordo de Paris. “A qualquer momento após três anos da data em que este Acordo entrou em vigor para uma Parte, essa Parte pode se retirar deste Acordo mediante notificação por escrito ao Depositário”, diz o documento.

No caso dos Estados Unidos, os três anos começaram a contar em 4 de novembro de 2016, como para a maioria dos países signatários que aderiram ao tratado ainda em 12 de dezembro de 2015, quando o instrumento foi adotado oficialmente durante a COP21, em Paris. Por essa razão, apesar de Trump anunciar a primeira saída do país, em 2017, o pedido oficial só foi enviado em novembro de 2019, para que tivesse validade.

Da mesma forma, o artigo 28 do Acordo de Paris, também determina que “qualquer retirada entrará em vigor no prazo de um ano a partir da data do recebimento pelo Depositário da notificação de retirada, ou em data posterior conforme especificado na notificação de retirada”. Assim, a decisão só foi efetivada dois meses antes de Trump deixar a Casa Branca em seu primeiro mandato, quase não restando tempo para que o impacto fosse significativo antes do presidente, então eleito, Joe Biden revogar a medida.

Embora tenha manifestado uma série de medidas antiambientalistas antes mesmo de ser reeleito, Trump, como no mandato anterior, anunciou a saída apenas do Acordo de Paris e não da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), que teria como consequência a saída dos dois tratados.

Para a gerente sênior de ação climática da WRI Brasil, Míriam Garcia, quando a saída dos Estados Unidos for efetivada, o país permanecerá mantendo compromissos globais para enfrentamento da mudança do clima. “Nas diferentes trilhas de negociação, você tem algumas trilhas que são referentes ao Acordo de Paris e a operacionalização do Acordo de Paris, e você tem algumas trilhas que são dadas à questão de orçamento da própria convenção ou de estrutura da convenção. Então, em todas essas esferas, os Estados Unidos ainda continuam”, avalia.

Desta vez, caso o documento seja recebido pela ONU ainda em 2025, o prazo de um ano começará a contar e a decisão terá efeito já no segundo ano de mandato de Trump, em 2026. Na avaliação do especialista em política internacional do Instituto ClimaInfo, Bruno Toledo, além dessa nova saída dos EUA do tratado ter maior duração, a medida também ocorre hoje em outro contexto. “Lá em 2017, era a recém-aprovação do Acordo de Paris, apenas dois anos depois de 2015. Então, de uma certa maneira, digamos que o humor público era muito mais otimista por conta daquele sucesso”, destaca.

Ameaça

Passados dez anos, Toledo considera que houve um desgaste no engajamento das partes do tratado, por não alcançarem consenso para implementação de medidas que garantam a diminuição das emissões dos gases do efeito estufa, e consequente contenção do aumento da temperatura do planeta. “Em 2017, você ainda tinha um otimismo por conta da experiência de Paris e hoje é muito mais frustração. Então, esse é um risco que a gente não tinha lá atrás. O quanto que essa frustração pode contaminar não apenas países, mas também observadores.”, diz.

Por outro lado, Bruno destaca que tratados multilaterais como o Acordo de Paris ainda são a principal forma de avançar na construção de políticas de enfrentamento às urgências globais, como a mudança do clima. “É o único tratado internacional que nós temos, nos quais praticamente todos os governos do mundo se comprometem com metas de redução de emissões de gás de efeito estufa”, ressalta.

Miriam diz que é preciso lembrar que o Acordo de Paris é resultado de um longo processo de construção de consenso para uma arquitetura intergovernamental que viabilize ações que façam frente aos desafios impostos pela mudança do clima. “É através desse olhar de fortalecimento do multilateralismo e das diferentes ferramentas que existem sob o guarda-chuva do Acordo de Paris que nós vamos conseguir atingir as metas de mitigação e de adaptação.”

Para a especialista, essas metas são dinâmicas e acompanham a volatilidade da geopolítica, mas não devem servir de questionamento de mecanismos multilaterais como o Acordo de Paris. “Precisamos olhar o acordo como um instrumento que garante a participação de todos os países, porque cada país ali tem um voto dos signatários do Acordo de Paris. E buscar nesse espaço multilateral as reformas necessárias para que ele possa continuar respondendo aos desafios que só vão aumentando.”

Acordo de Paris

O Acordo de Paris é uma das ferramentas da UNFCCC, que foi o primeiro tratado multilateral sobre o tema assinado pelos países na Eco92, no Rio de Janeiro. “O Acordo de Paris é como se fosse um sub acordo, porque ele está dentro de um guarda-chuva maior, que é o da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima”, explica Bruno Toledo.

O especialista recorda que, após a criação desse primeiro tratado, em 1997, houve a criação do Protocolo de Kyoto, que foi a primeira ferramenta desenhada para reduzir as emissões globais.

“No Protocolo de Kyoto, apenas os países desenvolvidos, aqueles industrializados, que tinham compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa, mas infelizmente, por conta de questões políticas, logo em seguida os Estados Unidos, que era parte do protocolo, sai, durante o governo do George W. Bush em 2001, e nisso o tratado acaba perdendo bastante força.”

O protocolo também não alcançava grandes emissores, classificados como países ainda em desenvolvimento. “A China nos anos 90 não estava entre os grandes emissores de gases de efeito estufa, mas toda aquela explosão de crescimento econômico que eles tiveram entre o final dos anos 90 e a segunda metade dos anos 2000 colocaram os chineses como um dos principais emissores do planeta”, recorda.

Metas

Divergências e tensões políticas entre a China e os Estados Unidos, em 2009, no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP15) em Copenhague (Dinamarca), travaram um novo acordo. E somente em 2015, as negociações resultaram no Acordo de Paris.

O tratado reúne em 29 artigos os objetivos, regras e metodologias para alcançar as metas de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais, aumentar a capacidade de adaptação aos impactos negativos da mudança do clima e tornar os fluxos financeiros compatíveis com uma trajetória rumo a um desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa e resiliente à mudança do clima.

Também prevê avaliações periódicas, como no artigo 14, que estabelece a elaboração de um Balanço Global para “avaliar o progresso coletivo em direção ao objetivo do Acordo e suas metas de longo prazo”. O primeiro documento foi entregue em Dubai, durante a COP28, em 2023.

Entre as avaliações, estão as estimativas para os esforços globais de mitigação das emissões, o avanço da capacidade de adaptação e os meios de implementação, como financiamento, por exemplo.

Diante dos primeiros resultados, os países partes do Acordo de Paris, terão até fevereiro de 2025 para a entrega da terceira geração da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC na sigla em inglês), que define as ambições para a redução de emissões de gases do efeito estufa. O Brasil se antecipou ao prazo, e assumiu o compromisso de diminuir o problema em seu território de 59% até 67%, em 2035.

Para a gerente da WRI Brasil, um bom termômetro para avaliar o engajamento dos países será as ambições apresentadas até a COP30, no Brasil, em novembro.

“Há uma expectativa de que uma boa parte dessas NDCs venham até setembro. E é mais importante ter boas NDCs do que ambições que não estejam tão boas no prazo. Então, é trabalhar para que a gente possa ver retratado nos compromissos que os países colocam para a comunidade internacional uma maior escala das ações de mitigação, um maior reconhecimento sobre a importância de adaptação e o papel do financiamento que cada um desses países colocará”, conclui.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 70 pessoas morrem em ataque norte-americano no Iêmen

Ataque dos EUA no Iêmen deixa mais de 70 mortos

Washington lançou uma campanha aérea contra os Houthis em 15 de março a fim de acabar com as ameaças aos navios no Mar Vermelho.
L
França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

Macron cria comissão sobre o tema, mas não indica reparação financeira
L
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Há 74 casos confirmados e 34 mortos, diz ministro da Saúde
L
Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Eles detectaram impressões digitais químicas de gases
L
Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Procurador disse que Congresso não autorizou tarifas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Como proteger seu pet dos perigos do chocolate nesta Páscoa

Mesmo após a celebração, restos de ovos de chocolate permanecem em casa e podem colocar em risco a saúde de cães e gatos
L

Ford Mustang segue como o cupê esportivo mais vendido do mundo

Dez anos de liderança e um milhão de unidades vendidas consolidam o modelo como referência global
L

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Com foco na inclusão cultural e valorização do cinema regional, a iniciativa deve alcançar 300 participantes até o fim de abril.
L

Hural Dynamics lança pulverizador elétrico autônomo com tecnologia 100% brasileira

Equipamento promete alta precisão, economia e respeito ao meio ambiente para o agronegócio brasileiro
L

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

A nova resolução impõe uma série de cuidados especiais e proibições.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Uma Páscoa de fé, esperança e renovação para Rondônia

Mensagem do Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha
L

Luana Rocha entrega mais de R$ 80 mil em equipamentos para entidade do 3º setor ao participar de comemorações aos povos indígenas, em Guajará-Mirim

Para a secretária e primeira-dama, escutar as demandas dos povos indígenas e atende-las é uma das maneiras de mostrar respeito para com os primeiros habitantes do Brasil, em especial de Rondônia.
L
CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem desaparece enquanto se divertia no Rio das Garças, em Porto Velho

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta do fim da manhã para iniciar as buscas no local.
10

NA MADRUGADA: Bandidos invadem residência de veterinário e furtam R$ 10 mil

Vítima estava fora da cidade quando vizinho notou movimentação suspeita no imóvel
10

NO BAR: Suspeito tenta sacar arma contra PM durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Homem foi contido após luta corporal com policial e estava com pistola 9mm de numeração raspada
10

Motorista de Argo foge após causar acidente com capotamento no Centro

Os quatro ocupantes do Mobi saíram ilesos e não precisaram de atendimento médico.
12

Pedestre embriagado é atropelado em rotatória na zona leste

O rapaz ferido ficou caído na calçada de um posto de combustíveis.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Creme gelado de morango: a sobremesa perfeita para a Páscoa

Refrescante, leve e fácil de preparar – essa receita vai conquistar a família inteira!
L

Case IH Farmall C: tecnologia e eficiência para o produtor rural

O novo trator une tradição e inovação para atender às demandas da produção agrícola e pecuária
L

Homem morre em acidente na BR-364 a caminho de noivado

Ele viajava de Porto Velho rumo a Vilhena, onde oficializaria o noivado e passaria a Páscoa com a família.
18

Vigilante sofre queda e gato morre em atropelamento na zona leste

Após a queda, a vítima permaneceu no chão, chorando e com fortes dores pelo corpo.
12

“Pura covardia”: garimpeiros denunciam destruição de balsas por PF e Ibama na Sexta-Feira Santa

Em meio à cheia do rio Madeira, ação do governo federal é classificada como desumana por afetar famílias ribeirinhas que lutam para sobreviver.
10

Povos indígenas de Rondônia: existência remete a mais de 10 mil anos

“Nossa ancestralidade carrega o gene local; a nossa cultura é indígena, e não colonizadora e opressora.”
L

No Dia dos Povos Originários, Neidinha Suruí convida para uma imersão nas culturas indígenas de Rondônia

1º Festival de Culturas Indígenas ocorre no Porto Velho Shopping com palestras, arte, música e roda de conversa até domingo (20)
L

Motociclista colide com lixeira de concreto na zona sul

Uma equipe do Samu foi acionada
12

INTERNACIONAL: Escritoras da AJEB Rondônia participam de encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus em Paris

A iniciativa, promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, contou também com a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas para o evento.
L
Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.