A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará início, nesta segunda-feira (10), à sua participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA). A programação começa com uma visita técnica à Unidade Armazenadora (UA) de Ananindeua, transformada no Centro de Armazenagem e Abastecimento da agricultura familiar brasileira para o evento. A visita está marcada para as 14h.
Pela primeira vez na história das COPs, produtos da agricultura familiar farão parte do cardápio das delegações internacionais, trabalhadores e público participante. De acordo com a Conab, pelo menos 30% dos alimentos servidos foram comprados diretamente de cooperativas e associações de pequenos produtores rurais indicadas pela companhia.
Além disso, produtos perecíveis e não perecíveis que serão comercializados nas áreas Green Zone e Blue Zone estão estocados na unidade de Ananindeua.
Estrutura e capacidade da unidade
A UA de Ananindeua é a única da Conab no estado do Pará e uma das principais estruturas de abastecimento da Região Norte. Com capacidade de 20,6 mil toneladas e investimento de R$ 2,1 milhões em obras de recuperação estrutural, o espaço é essencial para garantir o armazenamento adequado dos produtos e fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e de apoio à agricultura familiar.
A unidade conta com dois contêineres refrigerados, com capacidade de 30 toneladas cada, e uma área central de 600 m², capaz de receber até 500 toneladas de alimentos.
Participações e agenda da Conab
A visita marcará o início da agenda oficial da Conab na COP 30 e contará com as presenças do presidente da companhia, Edegar Pretto, e do diretor de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos.
Durante a conferência, a Conab desenvolverá uma série de ações voltadas à transição energética, ao fortalecimento da agricultura familiar e à valorização da sociobiodiversidade na Amazônia Legal.









































