SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

Mata Atlântica: desmatamento cai em áreas contínuas entre 2022 e 2023

E registra aumento em fragmentos isolados e áreas de transição

Por Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mata Atlântica: desmatamento cai em áreas contínuas entre 2022 e 2023
Thomas Bauer/ SOS Mata Atlântica

O desmatamento da Mata Atlântica teve redução na parte contínua do bioma, mas registrou aumento em fragmentos isolados e áreas de transição, na comparação entre 2022 e 2023. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (21) pela Fundação SOS Mata Atlântica, com base no Atlas da Mata Atlântica e no Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, que são ferramentas complementares de medição.

“O desmatamento caiu nessa região contínua da Mata Atlântica, que vai do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, onde há as florestas maduras. E aumentou nos encraves e nas transições com os outros biomas, onde há essas transições com o Cerrado e com a Caatinga, e também onde existem florestas jovens”, relatou o diretor executivo da SOS Mata Atlântica e engenheiro agrônomo Luís Fernando Guedes Pinto.

Ele ressalta que, embora os números pareçam conflitantes, ambos revelam a mesma tendência de redução de desmatamento na área contínua e aumento nos encraves. “Isso também tem a ver com a aplicação da Lei da Mata Atlântica, que protege toda a vegetação nativa desse bioma, mas que tem sido contestada, atacada e não aplicada de maneira rigorosa nas regiões de transição e de encraves.”

Além da grande área contínua entre o RN e o RS, a Mata Atlântica é composta por regiões de transição e encraves nos estados do Ceará, Piauí, de Goiás, da Bahia, de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. “Segundo a lei, só pode ter desmatamento em situações de interesse social e utilidade pública. E a gente observa que a maior parte do desmatamento, mais de 90%, vêm da expansão agropecuária, que não justifica interesse social ou utilidade pública.”

A fundação avalia que a redução no desmatamento na área contínua é sinal de que as políticas de conservação e o monitoramento intensivo estão produzindo resultados positivos. Destaca que está evidente que os desafios na Caatinga e no Cerrado são grandes onde existem essas áreas de transição.

“Na Caatinga, são áreas que correm riscos de desertificação. No Cerrado, o desmatamento tem muita importância na proteção da água, porque muitas nascentes importantes de várias bacias hidrográficas do Brasil estão nessa transição. Isso limita os serviços ecossistêmicos dessas regiões para a regulação do clima, disponibilidade de água e também para a produção agropecuária”, disse. Ele acrescenta que as cidades dessas regiões podem ficar ainda mais suscetíveis a eventos climáticos extremos, incluindo chuvas e secas extremas.

Números

De acordo com o Atlas da Mata Atlântica, coordenado pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento no bioma caiu de 20.075 hectares em 2022 para 14.697 em 2023, uma queda de 27%. A entidade ressalta que esses dados, entretanto, oferecem  visão parcial do cenário. Isso porque o Atlas monitora áreas superiores a três hectares de florestas maduras, o que corresponde a 12,4% da área original do bioma.

O Atlas mostrou diminuição do desmatamento em grande parte dos 17 estados da Mata Atlântica, com exceção de Piauí, Ceará, de Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina se destacaram de forma positiva, com queda de 57%, 78% e 86%, respectivamente,. A mesma tendência foi apontada pelo SAD, segundo avaliação da SOS Mata Atlântica, em relação à floresta contínua.

A Mata Atlântica inclui ainda regiões em recuperação ou em estágios iniciais de desenvolvimento, além dos encraves, o que amplia a cobertura vegetal para 24% da área do bioma. Além de ser capaz de monitorar toda essa parcela de vegetação existente, o SAD consegue detectar desmatamentos a partir de 0,3 hectare.

Segundo o SAD, parceria entre a SOS Mata Atlântica e o MapBiomas, o desmatamento total aumentou de 74.556 para 81.356 hectares de 2022 para 2023. A área é o equivalente a mais de 200 campos de futebol desmatados por dia e os números são preocupantes.

Segundo o engenheiro agrônomo, a diferença entre os números se dá sobretudo pelo aumento das derrubadas em encraves no Cerrado e na Caatinga, principalmente na Bahia, no Piauí e em Mato Grosso do Sul, identificadas pelo SAD. Essa perda se deu majoritariamente onde há expansão agrícola. Ele questiona o sentido de haver tanta área agrícola se o país não consegue manter a saúde dos ecossistemas que sustentam a produção.

Menos floresta, mais impactos

“Menos floresta representa mais desastres naturais, epidemias e desigualdade. Para a agricultura, significa também quebras de safra recorrentes”, disse. Ele avalia que, enquanto não houver um olhar integrado para todos os biomas, tanto no que se refere a zerar o desmatamento quanto à priorização da restauração florestal, as crises do clima e da biodiversidade continuarão a se intensificar.

Com a queda do desmatamento, cai também a emissão de gases de efeito estufa. Já a restauração retira gás carbônico da atmosfera. “Para alcançar a meta do Acordo de Paris, de aquecer o planeta somente até 1,5 grau até o final do século 21, a gente precisa parar de lançar gás de efeito estufa na atmosfera, mas também precisa retirar gás carbônico. A forma mais barata e mais eficiente de conseguir isso é plantando floresta.”

A restauração do bioma também tem papel importante para a adaptação às novas condições climáticas. “O clima do planeta já está mudando, e, para isso, quanto mais floresta, mais estaremos preparados para nos adaptar aos eventos extremos, evitar as ondas de calor. Ter floresta aumenta o conforto térmico e o equilíbrio das cidades.”

Perto do Pampa, na Região Sul, Guedes Pinto diz que a situação também é preocupante. “Metade do Rio Grande do Sul é Mata Atlântica, a parte do meio para o norte. Os desastres e as enchentes aconteceram nos dois biomas. Toda essa água que chega em Porto Alegre vem dos morros e das regiões serranas do Rio Grande do Sul, que são totalmente Mata Atlântica”, lembrou Luís Fernando Guedes Pinto..

Dados do Atlas mostram que restam somente 10% da Mata Atlântica original no Rio Grande do Sul. “Se tivesse floresta protegendo os rios, as nascentes, as beiras de rio e os morros, a tragédia poderia ter tido impactos muito menores. O desmatamento amplifica o efeito dessa chuva, o potencial dessa tragédia e diminui a resiliência [das cidades]. Quanto mais natureza e floresta, maior a capacidade de resistir aos impactos, de minimizá-los e também de ter mais resiliência para se recuperar após o evento”, afirmou..

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Janeiro já concentra mais da metade dos atendimentos realizados no semestre anterior; abandono e maus-tratos são crimes com pena de até cinco anos de reclusão
L
Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Museu reúne rochas e amplia opções de lazer e educação ambiental na capital
L
Presença de animais silvestres em Porto Velho indica preservação, mas exige cautela

Presença de animais silvestres em Porto Velho indica preservação, mas exige cautela

Registro de onça-parda no Parque Circuito destaca funcionalidade de corredor ecológico; órgãos ambientais orientam moradores sobre como agir ao avistar espécies na área urbana.
L
Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Com média de 15 mil toneladas de resíduos recebidas por mês, unidade atende Porto Velho, Candeias do Jamari e Nova Mamoré.
L
Ação de conscientização ambiental marca início da campanha contra queimadas em Porto Velho

Ação de conscientização ambiental marca início da campanha contra queimadas em Porto Velho

Governo de Rondônia distribui mudas de plantas e materiais educativos na Avenida Farquar para sensibilizar população sobre prevenção às queimadas durante período crítico de estiagem.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Obras antecipadas pela concessionária Nova 364 visam diminuir o impacto logístico negativo que atualmente gera um gasto extra médio de 38% para os transportadores de grãos.
L

Bora Ali: Entrevista com Tatiana Sadeck, Sebrae Rondônia

Sexta-feira, dia 23, às 16h, o Bora Ali recebe Tatiana Sadeck para falar sobre o papel do Sebrae em Rondônia, apoio aos pequenos negócios, inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Gestores escolares têm até o fim desta sexta-feira para solicitar a revisão da pontuação preliminar no programa que reconhece políticas de ensino fundamental.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Parlamentar anuncia ação junto à agência reguladora para suspender pedágio até que melhorias previstas sejam entregues; alerta sobre impacto nos preços de alimentos
L
Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Análise política aponta padrão de rupturas sucessivas e isolamento de antigos aliados como marca do governo estadual; ex-vice e principais nomes da base foram descartados ao longo do caminho
L
Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Presidente afirmou que falta vergonha a quem apoia o banqueiro Daniel Vorcaro após desvio bilionário e destacou entregas de moradias populares em Alagoas.
L
Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Presidente viaja na próxima semana como convidado de honra para debater infraestrutura, segurança e comércio regional com líderes da América Latina e Caribe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Presidente da autarquia e ex-diretores de investimento tiveram bens apreendidos pela Polícia Federal em investigação sobre aplicações suspeitas de quase 1 bilhão de reais.
L
Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Polícia Civil de Cacoal localizou investigado por furtos de motocicletas em Camboriú com o apoio de equipes catarinenses após descumprimento de medidas judiciais.
12
Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Equipes da Delegacia de Guajará-Mirim desarticularam um grupo criminoso que mantinha cativeiros intermunicipais e planejava o assassinato de duas pessoas na região.
12
PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal encontrou drogas na cabine de um caminhoneiro que dirigiu quase 60 horas sem o descanso obrigatório durante fiscalização na BR 364 em Rondônia.
10
Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Suspeita foi flagrada por raio-x com entorpecentes escondidos nas partes íntimas ao tentar visitar apenado no presídio 603
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

O profissional com 36 anos de carreira estreia na Rede SGC FM com transmissão para 35 municípios em Rondônia e Comodoro, no Mato Grosso.
L
Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Alunos de escolas estaduais alcançaram notas de até 940 na redação; resultados refletem ações pedagógicas e projeto Trilhando Rumo ao Enem
L
Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Aposentado e guardião de histórias, Bodo deixa legado de sabedoria e bom humor entre amigos e familiares da capital rondoniense
L
Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Rondônia recebe a certificação máxima do Ministério da Educação por atingir metas de aprendizagem no ensino fundamental.
L
Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Nova unidade especializada atende crianças de até 12 anos em regime de plantão 24 horas com estrutura lúdica e equipes de pediatria desde a última terça-feira.
L
Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Setor encerrou o último ano com desempenho histórico e projeta avanço sustentado pela mudança no comportamento do consumidor brasileiro e busca por planejamento.
L
TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

Ação do Tribunal de Contas em conjunto com a Secretaria de Saúde garantiu que todos os pacientes que aguardavam vagas em corredores fossem levados para hospital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.