SEXTA-FEIRA, 06/03/2026

Em destaque

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Tese é explicada em estudo publicado em 2021

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após seguidas catástrofes socioambientais causadas pela ação do homem na natureza, a busca por conhecimentos que possam orientar a humanidade na relação com o meio ambiente têm sido cada vez mais presente nas pesquisas científicas. Em muitas delas, o conhecimento indígena, enterrado pela cultura colonizadora, volta à tona na forma de escavações arqueológicas.

Um exemplo é o estudo Tropical forests as key sites of the Anthropocene: past and present perspectives (em livre tradução As florestas tropicais como locais-chave da cena humana: perspectivas passadas e presentes) realizado na Amazônia peruana e publicado, em 2021, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Ao investigar as mudanças causadas pelos habitantes da maior floresta tropical do planeta, os pesquisadores concluíram que ao longo de 5.000 anos, incluindo o período após o contato europeu, as florestas não foram periodicamente desmatadas para a agricultura ou significativamente modificadas pelas populações indígenas.

A vivência harmônica dessas populações com a floresta, revelado por camadas profundas no solo, demonstraram “como as sociedades indígenas foram, e ainda são, forças positivas na integridade e na biodiversidade do seu ecossistema, e como o conhecimento indígena deve ser utilizado nos esforços de conservação e sustentabilidade”, avalia o estudo.

Esse conhecimento permanece perpetuado nas muitas comunidades indígenas ainda existentes no Brasil, mas não consegue ultrapassar as barreiras da educação formal ofertada à maior parte da população no país, diz o antropólogo da Universidade de Brasília (UnB) Gersem Baniwa.

“Não se reconhece essa história milenar, que a arqueologia moderna na Amazônia já provou existir há mais de 15 mil anos, de verdadeiras civilizações que produziram muita ciência, muita política, muita economia, muito comércio, muita cultura, aritmética. Houve, inclusive, modelos de política, de cacicados na Amazônia, com extensas redes de relações comerciais, culturais e políticas”, diz o professor.

Todo esse conhecimento foi perdido em um processo de desconstrução da história imposto por colonizadores e perpetuado na educação até os dias de hoje, afirma o historiador da Universidade Federal do Pará (Ufpa) Márcio Couto. “Quando a gente estuda na educação básica, a contribuição dos indígenas é associada a questões folclóricas. Eles contribuíram com a rede, com o hábito de tomar banho e, por outro lado, as populações brancas, europeias, contribuíram com a formação de um estado nacional, por exemplo. Vemos aí uma hierarquização das contribuições, colocando no primeiro plano as contribuições das populações brancas, em seguida as populações africanas e em último lugar as populações indígenas”, observa.

Não enxergar os povos indígenas como sujeitos de conhecimento fez com que o Brasil, na sua construção sociocultural, não apenas ignorasse essa contribuição, mas também deixasse de usufruir desse conhecimento em grande parte de seu território. “Se a gente pega as áreas de preservação ambiental no Brasil, ou mesmo na América, as áreas onde têm mais verde, onde têm mais mata preservada, essas áreas coincidem com os mapas das terras indígenas”, reforça Couto.

Outra consequência, para Baniwa, é o surgimento de gerações que perderam a capacidade de se relacionar com o que está ao seu redor. “Uma parcela da ciência moderna já começa a compreender esse mundo, no sentido da natureza, do universo, do cosmo, como agentes vivos, mas os povos indígenas já têm isso milenarmente.”, destaca.

A própria arqueologia tem se revelado uma das principais ferramentas na retomada desse conhecimento e também para transpor as barreiras que o mantém fora das salas de aula. O arqueólogo da Universidade de São Paulo (USP) Eduardo Góes Neves, que pesquisa a Amazônia há mais de 30 anos, ressalta que o crescimento da arqueologia no Brasil tem estimulado uma busca maior das pessoas por essa etapa da história do Brasil.

“As pessoas têm um interesse, mesmo fora da Amazônia, em entender melhor quem nós somos, o que o Brasil é. O Brasil se formou como essa imagem de uma parte das elites intelectuais aqui do nosso país, que se viam com europeus transplantados para o novo mundo. Essa visão é totalmente equivocada, é uma construção, que, na verdade, só prejudica o nosso país”, explica.

Em meio à catástrofe do Rio Grande do Sul, o próprio uso de expressões como “crise climática” é questionado pelo antropólogo indígena, que a considera uma leitura equivocada do problema, causada pela falta de acesso a esses conhecimentos. “Não é uma crise climática, não é o clima que está em crise, não é a natureza que está em crise, é a humanidade e a civilização humana que está em crise. A gente prefere se enganar, transferir a nossa responsabilidade, dizendo que é o ambiente que está em crise, para não dizer que é uma crise civilizatória da humanidade”, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura monitora qualidade da água no Parque Natural e Viveiro Municipal

Prefeitura monitora qualidade da água no Parque Natural e Viveiro Municipal

Análises técnicas realizadas por determinação do prefeito buscam garantir segurança hoteleira e avaliar reativação de poço com foco na qualidade da água.
L
Formiga transforma CO₂ em armadura mineral no próprio corpo

Formiga transforma CO₂ em armadura mineral no próprio corpo

Espécie agricultora da América Latina converte dióxido de carbono acumulado no ninho em dolomita, mineral raro que pode inspirar novas tecnologias de captura de carbono.
L
Observatório do Clima lança agenda contra "Pacote da Destruição" no Congresso

Observatório do Clima lança agenda contra “Pacote da Destruição” no Congresso

Documento mapeia 50 projetos de lei e PECs que ameaçam direitos socioambientais; levantamento aponta que 75% das propostas negativas tiveram movimentação em 2025.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Governo define 31 eixos prioritários para reduzir o uso de agrotóxicos no Brasil

Governo define 31 eixos prioritários para reduzir o uso de agrotóxicos no Brasil

Publicação no Diário Oficial detalha responsabilidades de ministérios e órgãos como Fiocruz e Anvisa para o biênio 2026-2027; foco está em alternativas biológicas e medidas fiscais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: Delegado Camargo

Confira!
L

Agenda News: Paulo Lucas conta os 25 anos da Papeletra em Porto Velho

A trajetória da empresa demonstra que a papelaria deixou de ser apenas funcional. Hoje, ela representa criatividade, organização e até colecionismo, transformando objetos simples em parte do cotidiano e da identidade de quem os utiliza.
L

Comunidade News: Maria Inês Oliveira e Carlos Henrique falam das Eleições do CRESS-RO

A entrevista promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do Serviço Social em Rondônia, além de esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral do conselho.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L

MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL: Rondon e o Forte Príncipe da Beira, uma jornada de pesquisa

Professor Dr. Lourismar Barroso recebe Medalha do Mérito Cultural Professor Amizael Gomes da Silva em reconhecimento à sua trajetória de pesquisa sobre o marechal Rondon e o Forte Príncipe da Beira, preservando a história e a identidade cultural de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alckmin deixará Ministério da Indústria em abril para disputar eleições de 2026

Alckmin deixará Ministério da Indústria em abril para disputar eleições de 2026

Vice-presidente deixará a pasta para cumprir prazo eleitoral, mas permanece no cargo de vice.
L
PEC da Transposição: proposta avança na Câmara

Jaime Bagattoli: PEC da Transposição avança na Câmara

Proposta desarquivada pelo senador sobre servidores do ex-território de Rondônia inicia tramitação na Câmara após aprovação unânime no Senado.
L
Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Dr. Furlan é alvo da Operação Paroxismo, que investiga fraude de R$ 70 milhões em obras de hospital; presidente da Câmara assume o cargo.
L
PGR defende validade de norma do CFM que proíbe assistolia fetal em abortos legais

PGR defende validade de norma do CFM que proíbe assistolia fetal em abortos legais

Parecer de Paulo Gonet enviado ao STF sustenta que conselho tem autonomia para vetar técnica em gestações com mais de cinco meses.
L
PEC da Segurança Pública avança: integração contra crime

PEC da Segurança Pública avança: integração contra crime

PEC da Segurança Pública aprovada na Câmara amplia integração entre União, estados e municípios, fortalece atuação policial e reforça financiamento do setor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Alana Anísio Rosa sobrevive a ataque brutal em São Gonçalo e revela detalhes de tentativa de feminicídio

Jovem de 20 anos acorda do coma após ser esfaqueada mais de 30 vezes dentro de casa no Rio de Janeiro; suspeito do crime está preso preventivamente.
10
Denarc intercepta haxixe enviado pelos Correios durante operação em RO

Denarc intercepta haxixe enviado pelos Correios durante operação em RO

Droga foi encontrada em encomenda despachada para o Maranhão durante ação da Operação Protetor das Fronteiras
10
Motorista foge após provocar capotamento

Motorista foge após provocar capotamento

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Manoel Laurentino
14
PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes na capital

PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes na capital

Duas mulheres foram presas.
10
Homem é preso após ameaçar ex-companheira de morte e queimar roupas da vítima em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar ex-companheira de morte e queimar roupas da vítima em Porto Velho

Suspeito invadiu residência no bairro Pantanal, queimou roupas da ex-companheira e estava armado com uma faca no momento da abordagem policial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conflito no Oriente Médio pode elevar exportações de petróleo, mas ameaça setor de carnes

Conflito no Oriente Médio pode elevar exportações de petróleo, mas ameaça setor de carnes

Diretor do MDIC avalia que alta no preço do combustível favorece saldo comercial, enquanto vendas de proteína animal podem sofrer impacto temporário.
L
Sindicato dos servidores do BC defende solidez da instituição após operação no caso Banco Master

Sindicato dos servidores do BC defende solidez da instituição após operação no caso Banco Master

Nota do Sinal reforça confiança na ética do corpo funcional e pede punição rigorosa caso irregularidades de servidores sejam comprovadas.
L
Bancos antecipam R$ 32,5 bilhões ao FGC para cobrir rombo do Banco Master

Bancos antecipam R$ 32,5 bilhões ao FGC para cobrir rombo do Banco Master

Aporte extra equivale a 60 meses de contribuições e visa garantir a solidez do fundo após o desembolso bilionário para indenizar credores.
L
Mulheres são as principais aliadas na ascensão feminina ao topo das empresas

Mulheres são as principais aliadas na ascensão feminina ao topo das empresas

Pesquisa inédita revela que 41% das líderes contaram com apoio preferencial de outras mulheres para crescer; autocuidado e saúde mental são as maiores renúncias.
L
SUS inicia uso de novo tratamento em dose única contra malária infantil

SUS inicia uso de novo tratamento em dose única contra malária infantil

Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a tafenoquina pediátrica; medida beneficia crianças na Amazônia e reduz tempo de terapia.
L
Marcelo Thomé: economia formal é chave na Amazônia

Marcelo Thomé: economia formal é chave na Amazônia

Presidente da FIERO defende que ampliar negócios formais e gerar empregos é caminho para combater ilícitos ambientais e fortalecer o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
L
Fortnite no Android: Epic e Google encerram disputa

Fortnite no Android: Epic e Google encerram disputa

Acordo entre Epic Games e Google permite pagamentos fora da Play Store e marca o retorno de Fortnite ao Android, ampliando a presença do jogo em celulares.
L
Segurança é o maior entrave para mulheres que viajam sozinhas no Brasil, aponta pesquisa

Segurança é o maior entrave para mulheres que viajam sozinhas no Brasil, aponta pesquisa

Levantamento do Ministério do Turismo e Unesco revela que 62% das brasileiras já desistiram de roteiros solo por medo; governo lança guia com orientações de segurança e inclusão.
L
Resident Evil: remake do primeiro jogo pode voltar

Resident Evil: remake do primeiro jogo pode voltar

Insider afirma que a Capcom iniciou a produção de um novo remake do clássico Resident Evil, lançado originalmente em 1996, mas projeto ainda estaria em fase inicial.
L
Nova 364: mulheres ganham espaço na operação

Nova 364: mulheres ganham espaço na operação

Presença feminina na operação da concessionária reforça avanço da infraestrutura em Rondônia e amplia participação das mulheres em funções técnicas da BR-364.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.