SEXTA-FEIRA, 12/07/2024

Com quase cem brasileiros, Parapan de Jovens retorna após seis anos

Evento para atletas com deficiência de 12 a 20 anos será na Colômbia.

Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Publicado em 

Com quase cem brasileiros, Parapan de Jovens retorna após seis anos
22/03/2017 - CT Paralímpico, São Paulo,SP - Parapan de Jovens - Basquete em Cadeira de Rodas - Brasil x México - ©Alexandre Urch/MPIX/CPB

Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá (Colômbia) começam na próxima quinta-feira (2). O evento é disputado por jovens com deficiência que têm entre 12 e 20 anos e reunirá cerca de 900 atletas de 21 países, em 12 modalidades. A competição estava inicialmente marcada para 2021, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19.Com quase cem brasileiros, Parapan de Jovens retorna após seis anos - News RondôniaCom quase cem brasileiros, Parapan de Jovens retorna após seis anos - News Rondônia

O Brasil participará do Parapan de Jovens com 96 atletas, sendo 44 deles integrantes do Bolsa Atleta (programa federal de patrocínio individual, considerado um dos maiores do gênero no mundo), além de dois calheiros, que auxiliam os competidores da bocha. A equipe verde e amarela começa a se reunir em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, a partir desta segunda-feira (29). O embarque está previsto para a próxima quarta-feira (31).

O basquete em cadeira de rodas e o halterofilismo são as modalidades nas quais o país terá mais representantes (16). A delegação brasileira ainda brigará por medalhas em futebol de cegos, futebol de paralisados cerebrais (PC), goalball (esporte que é praticado por jogadores com deficiência visual), judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

A edição de Bogotá será a quinta da história do evento. A primeira ocorreu há 18 anos, em Barquisimeto (Venezuela). A estreia brasileira se deu em 2009, coincidentemente, também na capital colombiana. A competição foi disputada pela última vez em 2017, em São Paulo. Entre os participantes estiveram atletas campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio (Japão), em 2021, como Mariana D’Andrea (halterofilismo) e Emerson Ernesto (goalball).

“O que sempre buscamos é dar aos atletas uma primeira experiência internacional de forma positiva, para que entendam como funcionam as competições, [pensem em] levar o esporte como uma carreira e possam desempenhar, no futuro, em outros eventos. Quem sabe uma Paralimpíada”, detalhou o diretor de Esportes de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Jonas Freire.

Para Amanda Braz, do goalball, o Parapan de Bogotá será o primeiro grande desafio internacional pelo Brasil. A convocação à seleção de base não emocionou somente à jovem de 18 anos, que nasceu com glaucoma e tem baixa visão, mas também ao pai, igualmente atleta da modalidade para deficientes visuais.

“O coração está acelerado, batendo forte, muito ansiosa. O primeiro passo que um atleta pode dar é na base. A expectativa está muito alta, mas estou firme para não perder o foco. Espero que o Parapan traga ainda mais novidades para a minha carreira”, declarou.

Como algumas fases de treino da seleção de base coincidem com as das equipes principais, masculina e feminina, Amanda, por vezes, tem a oportunidade de interagir com nomes experientes da modalidade, como o veterano Romário Marques, de 33 anos. Tricampeão mundial e medalhista de ouro paralímpico, ele disputou o Parapan de Jovens em 2009, um ano após representar o país nos Jogos de Pequim (China).

“Quando o atleta vai para um evento de jovens, ele coloca a meta de, um dia, participar das competições adultas. Isso é muito importante para formarmos atletas para o futuro. Temos que conversar com eles [jovens], fazer nosso papel, incentivá-los dentro e fora de quadra para, além de atleta, serem bons cidadãos”, destacou Romário.

“A gente [seleção de base] sempre acompanha as meninas e os meninos da equipe principal, segue a trajetória deles. É uma inspiração, com certeza. São experientes, têm história e estão aqui para nos ajudarem no que precisarmos. Isso é muito legal”, comentou Amanda.

Se Amanda viverá uma experiência inédita em Bogotá, para Lucas Arabian, do tênis de mesa, competir internacionalmente (inclusive entre adultos) já é uma realidade. Em 2022, o garoto de 17 anos foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Granada (Espanha), na classe 5, para cadeirantes (Lucas retirou um tumor da medula quando pequeno).

“Fiz uma cirurgia logo que voltei do Mundial. Fiquei seis meses parado. O Parapan de Jovens será um torneio, vamos dizer, de teste, para ver como estou, se a cirurgia afetou alguma coisa e para pegar ritmo de jogo”, projetou o mesatenista, que, em novembro, deverá disputar os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago (Chile), podendo assegurar vaga na Paralimpíada de Paris (França) se for o campeão de sua categoria.

O Brasil estará presente em dez das 12 modalidades do Parapan de Jovens. As exceções são atletismo e natação, justamente as que mais distribuem medalhas. Em 18 de abril, o CPB divulgou nota explicando que não levaria as equipes após o Comitê Organizador do evento afirmar que não conseguiria oferecer a classificação funcional (processo que define a classe do atleta conforme a deficiência) a todos os competidores de ambos os esportes.

“Como tinha essa indefinição em relação à classificação e também a validação de marcas internacionais, entendemos que a melhor situação seria replanejarmos para que esses atletas pudessem ter outra oportunidade, em outra competição, em outro momento. Vamos atendê-los com outras ações no segundo semestre, para suprir a ausência no Parapan”, resumiu Freire.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prata em Tóquio, Bia Ferreira quer consagrar jornada com ouro em Paris

Prata em Tóquio, Bia Ferreira quer consagrar jornada com ouro em Paris

Pugilista baiana é uma das favoritas ao pódio olímpico no peso leve
L
Philippe Coutinho volta a defender o Vasco, após 14 anos no exterior

Philippe Coutinho volta a defender o Vasco, após 14 anos no exterior

Meia chega ao Cruzmaltino emprestado por 1 ano pelo Aston Villa
L
Vini Jr. pede desculpas por ter desfalcado Brasil em jogo decisivo

Vini Jr. pede desculpas por ter desfalcado Brasil em jogo decisivo

É a 1ª manifestação dele após a eliminação da seleção na Copa América
L

Euro 2024: Os melhores momentos até agora

Tudo, desde a paixão dos torcedores, as atuações vigorosas até mesmo dos maiores azarões e a grande quantidade de gols espetaculares, fez com que este inverno fosse inesquecível na Alemanha.
L
Confederação de Atletismo confirma 43 atletas do Brasil em Paris 2024

Confederação de Atletismo confirma 43 atletas do Brasil em Paris 2024

Um dos favoritos ao ouro é Alison dos Santos, nos 400m com barreiras
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pesquisa traz os efeitos do desmatamento e ocupações humanas para igarapés e peixes ao longo da BR-319

Estudo quer fazer um inventário das comunidades de peixes encontradas nos igarapés no circuito Madeira-Purus.
L

Marcos Rocha oficializa Ezequiel Neiva como Líder do Governo na Assembleia Legislativa

De acordo com a mensagem, Neiva deve ficar como líder do governo por 60 dias, a contar de 5 de julho de 2024 em substituição a Gomes.
L

Conflito entre motoristas executivos, Taxistas e empresa AMATUR causa protestos e tensão em Rondônia e Amazonas

As manifestações continuam em meio a um cenário de conflito e reivindicações por parte dos profissionais do transporte de passageiros da região
L

#ComunidaNews | Entrevista com o Pré-candidato a Vereador de Porto Velho, Marcio Coimbra Filho

Nesta quinta-feira, dia 11, às 16h, o programa Comunidade News receberá Marcio Coimbra Filho, pré-candidato a vereador de Porto Velho, para uma entrevista conduzida por Mauro Brisa.
L

Governador Marcos Rocha firma o compromisso e nomeia 308 novos policiais civis

Aprovados têm 30 dias para apresentação de documentos para suas respectivas posses
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU terão curso de formação a distância

Aprovados no CNU terão curso de formação a distância

Apenas cinco carreiras exigem curso presencial
L
Concurso Unificado: 31 mil inscritos pedem reembolso de taxa

Concurso Unificado: 31 mil inscritos pedem reembolso de taxa

Valor pago será devolvido somente após aplicação das provas
L
CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

Valor será reembolsado somente em agosto, após aplicação da prova
L
Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
Publicidade

POLÍTICA

Veja como votou cada deputado de Rondônia na regulamentação da reforma tributária

A emenda constitucional foi promulgada em 2023, no entanto, o texto precisa de regulamentação para funcionar.
L

Deputado de Rondônia comemora: “Vitória! Não vai ter aumento de imposto para as armas”

Vale lembrar que desde 2023, o governo federal restabeleceu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de armas para 55%.
L
Convenção do MDB, em Porto Velho acontece no sábado, 27 de julho, na sede do partido

Convenção do MDB, em Porto Velho acontece no sábado, 27/07, na sede do partido

“Evento deve homologar candidatura da juíza aposentada Euma Tourinho à Prefeitura de Porto Velho.
L
Sebartião Neves lança pré-candidatura a vereador em Porto Velho pela Rede Sustentabilidade

Sebastião Neves lança pré-candidatura a vereador em Porto Velho pela Rede Sustentabilidade

Neves enfatizou a necessidade urgente de aumentar os investimentos nos distritos, comunidades e bairros periféricos da capital rondoniense, além de fazer um alerta sobre a seca que assola a Amazônia.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Lançamento do Projeto "PCD + Mães Atípicas" em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Lançamento do Projeto “PCD + Mães Atípicas” em Porto Velho

O evento contou com a presença de autoridades, mães atípicas, representantes de diversas instituições e a comunidade em geral e destacou o compromisso da parlamentar com a pauta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido é preso pilotando moto roubada e com fita na placa

Durante uma breve perseguição, o suspeito foi abordado.
10

Mulher tem braço quebrado enquanto era torturada por membros de facção

A vítima foi socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada para o Hospital João Paulo II.
14

BPTAR prende foragido e comparsa com arma após perseguição

Quando deram ordem de parada aos suspeitos, eles saíram em fuga.
10

Motociclista espera por duas horas caída após acidente na zona sul

A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para a UPA sul.
12
PF prende em flagrante três pessoas por contrabando de migrantes em Guajará-Mirim/RO

PF prende em flagrante três pessoas por contrabando de migrantes em Guajará-Mirim/RO

As três pessoas presas foram flagradas transportando 12 migrantes de nacionalidade nepalesa que supostamente iriam cruzar ilegalmente a fronteira do Brasil até a Bolívia
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: HCASTRO COMERCIO E SERVICO DE MOVEIS PLANEJADOS LTDA

LICENCIAMENTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO processo: SUL.0000020192/2024-E
L
Evento inédito promove pesca esportiva no rio Guaporé

Evento inédito promove pesca esportiva no rio Guaporé

O evento terá duração de três dias e contará com competições que premiarão os três primeiros lugares. As participantes terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades na pesca esportiva enquanto apreciam a diversidade incrível de fauna e flora ao redor do rio.
L
Agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe, indica PF

Agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe, indica PF

Documento é parte de outra investigação cujo alvo é Bolsonaro
L
Abin paralela monitorou informações sobre morte de Marielle, diz PF

Abin paralela monitorou informações sobre morte de Marielle, diz PF

Agentes fizeram buscas sobre promotora e delegado que atuaram no caso
L
Gripe aviária: OMS pede maior vigilância de casos em animais e humanos

Gripe aviária: OMS pede maior vigilância de casos em animais e humanos

Estados Unidos e Camboja anunciam seis vítimas
L
O SETOR DE SERVIÇOS NA REFORMA TRIBUTÁRIA

O setor de serviços na reforma tributária

Confira.
L
Bengalas terão cores para diferenciar graus de deficiência visual

Bengalas terão cores para diferenciar graus de deficiência visual

Projeto foi aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
L
Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Criminosos alegam transferência por engano e pedem devolução
L

Requerimento da Licença Ambiental: D A DE OLIVEIRA TRANSPORTE

LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO
L