Desenrola Fies permite renegociação com até 99% de desconto

Estudantes com contratos antigos do Fies poderão renegociar dívidas pelos canais digitais da Caixa e Banco do Brasil a partir desta quarta-feira.

Fonte: Agência Brasil - 50

Publicado em

Desenrola Fies permite renegociação com até 99% de desconto
FOTO - José Cruz/Agência Brasil

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • O programa Desenrola Fies permite renegociar dívidas do Fies com descontos de até 99%, a partir desta quarta-feira.
  • A adesão vai até 31 de dezembro de 2026, alcança contratos firmados até 2017 em amortização em 4 de maio de 2026.
  • A renegociação será feita pelos canais digitais da Caixa e Banco do Brasil, sem uso de FGTS, e deve beneficiar mais de 1 milhão.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

Os estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil poderão renegociar os débitos a partir desta quarta-feira por meio do programa Desenrola Fies. A medida prevê descontos que podem chegar a 99% do valor da dívida, dependendo da situação do contrato.

A renegociação foi oficializada pela Resolução CG-Fies nº 66, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. O programa é destinado aos estudantes que firmaram contrato do Fies até 2017 e que estavam na fase de amortização — período de pagamento da dívida — em 4 de maio de 2026.

O prazo para aderir ao Desenrola Fies vai até 31 de dezembro de 2026.

Segundo o ministro da Educação, Leonardo Barchini, a renegociação poderá ser feita diretamente pelos canais digitais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Além dos descontos para inadimplentes, o programa também prevê condições especiais para estudantes que mantiveram os pagamentos em dia. Nesse caso, os adimplentes poderão obter 12% de desconto para quitar o saldo devedor de forma antecipada.

A expectativa do Ministério da Educação é beneficiar mais de 1 milhão de estudantes com a renegociação das dívidas estudantis.

O Desenrola Fies integra o programa Novo Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito e ajudar brasileiros a reorganizarem suas finanças.

Apesar das facilidades oferecidas, o programa não permite o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abatimento das dívidas do financiamento estudantil.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS