O Governo de Rondônia divulgou, no dia 14 de novembro de 2025, os projetos selecionados no Concurso de Criação de Games. A iniciativa mobiliza estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na produção de jogos educativos alinhados ao projeto Rondônia Educacional na Era Digital.
O concurso é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Apoio Pedagógico Integrado (Gapi), em parceria com uma empresa de tecnologia educacional. O objetivo central é incentivar o protagonismo juvenil e evidenciar o enriquecimento do processo de aprendizagem pela tecnologia.
Vencedor da Competição
O grande vencedor desta edição foi Adrian Guilherme dos Santos Abreu, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Ji-Paraná.
Adrian desenvolveu o game “Planeta da Conscientização”. No jogo, o usuário assume o papel de um viajante do tempo que retorna a 2025 para ensinar boas práticas ambientais. O conteúdo inclui a correta separação de resíduos e a aplicação dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
O estudante e sua professora orientadora, Patrícia, foram premiados com tablets, brindes e certificados. A escola também foi contemplada com o Troféu de Escola Vencedora do Concurso 2025.
Educação, Tecnologia e Inovação
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa reforça o compromisso do estado com a educação tecnológica. “Rondônia avança quando une educação e tecnologia. O governo tem investido para oportunizar que nossos estudantes possam criar soluções e estar preparados para os desafios do futuro”, salientou.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Batista, destacou o impacto positivo da ação. “Os projetos apresentados revelam o potencial dos nossos alunos e reforçam a importância de investir em inovação nas escolas. Este concurso comprova que, com as ferramentas certas, nossos jovens aprendem de forma criativa e significativa”, afirmou.
A especialista em Educação Tecnológica e autora da empresa parceira, Kellen Camargo, enfatizou o papel transformador do concurso. Segundo ela, a ação “materializa uma parceria que acredita no poder da tecnologia em sala de aula” e amplia o olhar crítico dos estudantes.
Impulso às Práticas Pedagógicas
A gerente da Gapi, Paula Fernanda Benarrosh, evidenciou a relevância do concurso para as escolas estaduais. “Esta iniciativa tem impulsionado a interação curricular com foco no ensino de qualidade. Estimula a autonomia, a pesquisa e a prática investigativa dos estudantes do Ensino Fundamental”, explicou.
Benarrosh concluiu que a iniciativa reforça o compromisso da gestão estadual em promover experiências inovadoras. O foco é ampliar as possibilidades de aprendizagem e desenvolver competências essenciais para a formação integral dos jovens.
Projetos que se Destacaram
Além do campeão, 11 projetos de outras regiões do estado também se destacaram, evidenciando a amplitude do Concurso de Criação de Games.
Em Cacoal, a Escola Paulo Freire chamou a atenção com o jogo “Cavaleiro Mágico”, que combina elementos de aventura e Geografia. Cerejeiras teve três produções reconhecidas. Duas foram da Escola José Anchieta, sobre citologia e recursos hídricos, e uma da Escola São Roque, com foco na preservação ambiental.
Em Ouro Preto do Oeste, o game “Salve o Mundo do Poluimento” se destacou pela abordagem educativa sobre sustentabilidade. A Escola Valdir Monfredinho, de Pimenta Bueno, teve cinco jogos premiados. Os temas incluíram Matemática, Ciências e Inclusão Social, com destaque para o sensível “Quiz Autismo”.
Por fim, o projeto “Kodu e a Jornada da Multiplicação” da Escola de São Francisco do Guaporé reforçou o ensino de Matemática de maneira lúdica e acessível.











































