SÁBADO, 20/09/2025

MAIS DE 80 INDÍGENAS COLAM GRAU NO PROJETO AÇAÍ EM PRESIDENTE MÉDICI

Em 2015 o jovem Sakirabiat, 21 anos de idade, começou a cursar o magistério por meio do projeto Açaí, formação que leva cinco anos para ser concluída.

Publicado em 

Ademildo Sakirabiat e os irmãos Juwi Uru Eu Wau Wau e Tangâi Uru Eu Wau Wau, são três dos 86 índios que participaram da colação de grau dos formandos do curso normal de nível médio para professores em área indígena, que aconteceu nas dependência do hotel Minuano, na terça-feira (17), em Presidente Médici.

Em 2015 o jovem Sakirabiat, 21 anos de idade, começou a cursar o magistério por meio do projeto Açaí, formação que leva cinco anos para ser concluída. Ele faz parte do grupo de mais três alunos da mesma etnia que fizeram o curso, uma área indígena pequena, com cinco aldeias, que fica nas terras do município de Pimenta Bueno.

A aldeia de Sakirabiat tem 25 indígenas e uma escola. Em conversa o indígena conta que não pretende parar e vai estudar para fazer o curso de Direito, mas por enquanto pretende dar aulas. “Não foi fácil no início, eu ficava dentro do hotel e tinha que me acostumar com outra realidade, até que me adaptei. Do primeiro dia até hoje, sinto que meu pensamento ficou mais intelectual, um docente critico e construtivo”, avaliou o indígena.

A professora de Legislação Educacional, Maria Auxiliadora, conta que ele veio com muita vontade de estudar para ajudar parentes. Na aldeia a escola atende com ensino fundamental e para suprir o médio, alguns optaram para fazer o curso de magistério oferecido pelo projeto Açaí, outros pela mediação tecnológica ou estudar em escolas rurais com médio básico.

TANGÃI URU EU WAU WAU.

Os irmãos Juwi Uru Eu Wau Wau e Tangãi Uru Eu Wau Wau são da mesma turma de Sakirabiat. Na terra indígena onde eles moram existe cinco escolas que funcionam com o ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, tem quatro professores indígenas e uma não indígena, com a clientela de aproximadamente 20 alunos.

O povo Uru Eu Wau Wau tem uma população de um total de 300 indígenas, foi um dos últimos a ter contato com a população não indígena de Rondônia.

Tangãi conta que não foi fácil estudar cinco anos. A cada modulo ele tinha que se ausentar de 40 a 50 dias de casa. Casado, 25 anos, disse que a família o apoiava, acreditando na capacidade intelectual dele e com o apoio especial da esposa. Quando pensava em desistir recebia palavras de incentivo.

Os irmãos estão felizes pelo sonho realizado

A opção pelo magistério veio pela vontade de ensinar. “Quando eu começo a conversar gosto de dar conselho, de ensinar… eu queria ensinar, e a figura do professor me dava essa opção. Pretendo continuar os estudos, fazer uma faculdade, mas ainda estou pensando em qual área seguir”, disse Tangãi ressaltando que disciplina que mais gostou foi Química.

A esposa de Tangã Jubi Juma, de 19 anos, estuda o ensino médio em uma escola da zona rural, município de Jaru, em Rondônia, mas também fala em fazer faculdade. O casal pensa em formar juntos e não sair da aldeia, somente para estudar e retornar para ajudar o povo a compreender melhor seus direitos.

Este ano Tangãi ficou em primeiro na lista do processo seletivo emergencial para contratação de professores indígenas, realizado pelo Governo do Estado, e a colação de grau o convalida para assumir o cargo em breve.

JUWI URU EU WAU WAU

A irmã de Tangãi, a jovem Juwi Uru Eu Wau Wau, de 22 anos, é casada, e também persistiu na formação oferecida por meio do projeto Açaí. Com o apoio do esposo conseguiu terminar o magistério e segue em busca de um contrato no governo para dar aulas. Tem como objetivo dar aulas na aldeia onde mora, conseguir um salário para fazer faculdade de medicina.

A jovem foi indicada pelo povo da aldeia para fazer o curso porque já tinha o primeiro ano do ensino médio, estudava em uma escola da rede pública estadual no município de Jaru. “Escolhi o magistério porque o meu povo precisava de professor para ministrar aulas. Gostei do curso, aprendi muito e sinto segurança para dar aulas. Eu ensino meu sobrinho nas horas de dificuldade. Tenho o sonho de dar aula, ganhar meu salário para poder fazer faculdade de medicina”, disse.

Os pais dos irmãos Uru Eu Wau Wau dão apoio e falam que assim eles ganham conhecimento e podem ajudar a comunidade preservar seus direito.

PROFESSORES

Professora de história Marcia Somosa se sente parte do crescimento dos alunos

Para professora de história, Marcia Somosa Tolentino, que há 7 anos trabalha na educação escolar indígena, e também técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a formatura é uma oportunidade para inclusão social, pois os mesmos há muito tempo sofrem com a discriminação. Ela entende que a formação traz reconhecimento para o povo indígena, um desejo que reflete os benefícios resguardados na Constituição de 1.988.

“Você sentir que faz parte de um processo de um povo que está conseguindo despontar para a educação, ver alguns indígenas fazendo mestrado, pós-graduação, você fica muito feliz. E quando você ver um aluno dizer que vai continuar, isso é muito bom!”,  disse a professora expressando a sensação de felicidade ao ver o estudantes formando.

Nesta etapa 17 professores estiveram envolvidos na formação, deste número cinco são indígenas, sendo dois com formação em Matemática, dois em Pedagogia e um mestre em educação, formandos em Universidades Federais. São eles; os matemáticos José Roberto Jabuti e Adriano Pawah Surui; Os pedagogos, Uraan Anderson Surui e Margareth dos Reis Freitas Migueleno; e o mestre Gamalono Suri.

Segundo o coordenador do Núcleo Indígena da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Antônio Purubura, o projeto Acaí tem boa aceitação no meio indígena, e o governo já conseguiu formar 339 professores nas três edições, sendo que cerca de 90% destes professores estão atuando nas escolas indígenas.

FORMATURA

86 alunos indígenas formaram no Projeto Açaí

A solenidade de formatura é um marco na vida de cada um. Participaram do evento alunos das etnias Karitianas, Sakirabiar, Macurap, Aruak, Jaboti, Mamaindê, Aikanã, Oro Mon, Oro Waram Xijein, Oro Waram, Uru Eu Wau Wau, Latundê, Aikanã, Tupari, Oro Eo, Oro não, Guaratira, Cinta Larga, Suri, Kampé, Gavião, Karitiana, Kaxarari, Amondawa, Arara, Oro at, Oro Win, Oro Waram, Oro Mon, Wajuru, Xijein, Oro Waje, e Oro Jowin.

O projeto Açaí teve a primeira edição no ano 2000, com encerramento em 2005. Esta é terceira edição do projeto que começou em 2015 e encerra este ano com a formatura de 86 professores indígenas. A secretária adjunta de Educação, professora Conceição Alves, foi protagonista na organização da formatura que incluiu atos solenes e típicos da cultura indígena, um mister de tradição e glamour.

Secretária Ajunta Conceição Alves participou da formatura dos alunos

Após discursos, homenagens e juramentos, os estudantes fizeram um ato solene a cultura indígena colocando na cabeça o cocaR, símbolo da identidade dos povos e que representa luta e história dos índios no Brasil.

Conceição Alves enalteceu a equipe que participou do processo de formação dos novos professores e destacou o esforço em ficar até 50 dias fora do ambiente familiar, situação que demonstra um desafio e a força do povo guerreiro.

“Não é fácil passar tantos dias longe da família, essas pessoas são mais que guerreiros, são heróis. Com certeza é um grande desafio. Um desafio para nós da Educação. O governo do Estado está buscando a estruturação física e pedagógica das escolas indígenas para atender melhor as etnias, e em breve devemos chamar alguns professores que estão aprovados na lista do processo seletivo”, refletiu a secretária.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

Evento contará com painéis, palestras e participação de profissionais renomados da área pública, privada e do empreendedorismo.
L
Encontro apresenta resultados da 2ª edição do Programa Avalia Porto Velho

Encontro apresenta resultados da 2ª edição do Programa Avalia Porto Velho

Evento reuniu gestores e equipes pedagógicas no Teatro Banzeiros para análise do desempenho estudantil e planejamento de novas ações educativas
L
Projeto 'Leitores e Escritores' incentiva estudantes de Rondônia a produzirem livros coletivos

Projeto ‘Leitores e Escritores’ incentiva estudantes de Rondônia a produzirem livros coletivos

Iniciativa lançada em Extrema promove leitura, escrita e protagonismo estudantil, envolvendo escolas estaduais e indígenas no processo criativo.
L
Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Alessandra de Oliveira, convidada pelo governo de Rondônia, atua de forma voluntária nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília.
L
Governo de RO abre inscrições para intercâmbio em Londres aos professores de inglês da rede estadual

Governo de RO abre inscrições para intercâmbio em Londres aos professores de inglês da rede estadual

Programa Intercâmbio Rondônia levará 10 docentes de Língua Inglesa do Ensino Médio para experiência internacional com apoio do British Council.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360: Entrevista com Thiago Felipe Cantanhede Pacheco

No sábado, dia 20, às 9h, o Secretário Municipal de Infraestrutura participa do programa para falar sobre projetos e desafios da pasta.
L

Capital rondoniense está no mapa dos maiores rebanhos do Brasil

Porto Velho se destaca entre os maiores polos de pecuária do Brasil, integrando a elite do agronegócio e reforçando a presença nacional no mercado de carne.
L
Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Uma nova diretriz brasileira para hipertensão arterial agora considera a medida de 12 por 8 como pré-hipertensão, com o objetivo de identificar riscos e atuar com medidas preventivas de forma mais proativa.
L
nota de pesar

Nota de pesar: Manoel Rodrigues Brito

Família e amigos se despedem de Manoel Rodrigues Brito, 76 anos, agricultor e pescador querido, em velório neste sábado em Porto Velho.
L

Agenda News: Pequenos jornalistas brilham em telejornal escolar

Alunos do 3º ano C da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva assumem o papel de jornalistas e apresentam telejornal sobre o mundo animal com criatividade e muito entusiasmo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre dois carros no bairro Olaria

Colisão entre dois carros no bairro Olaria

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Herbert de Azevedo com a Avenida Júlio de Castilho, sem registro de feridos
10
Adolescentes de colégio militar são apreendidas por furto em supermercado de Porto Velho

Adolescentes de colégio militar são apreendidas por furto em supermercado de Porto Velho

Elas recolheram diversos produtos, como chocolates, salgadinhos, fones de ouvido e balas, que foram colocados dentro de uma mochila.
10
Motociclista tem corpo dilacerado em acidente com carreta na BR-364

Motociclista tem corpo dilacerado em acidente com carreta na BR-364

Segundo as primeiras informações, a colisão aconteceu quando a moto invadiu a pista contrária e atingiu uma carreta que seguia em direção a Porto Velho.
18
Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Corpo de Maxilon G. S., 36 anos, foi encontrado dentro de pneus em área de mata no bairro Roque; polícia investiga ligação com outras mortes no mesmo dia.
18
Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Policiais militares da Força Tática do 9º Batalhão prenderam um homem de 32 anos com um mandado de prisão em aberto por roubo. A prisão ocorreu na zona Sul de Porto Velho, durante uma ação de rotina da polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SUS recebe lote inicial de 100 mil implantes contraceptivos da Organon

A iniciativa da empresa Organon visa ampliar o acesso a métodos contraceptivos modernos e reduzir a gravidez não planejada
L

Projeto “Pequenos Campeões Seguros” ensina primeiros socorros a crianças em Nova Londrina

O projeto de extensão da Afya Ji-Paraná realiza neste sábado (20) uma oficina prática de primeiros socorros para crianças de uma escolinha de futebol do distrito de Nova Londrina
L
Trabalho infantil cai 21% no Brasil em oito anos, diz IBGE

Trabalho infantil cai 21% no Brasil em oito anos, diz IBGE

O número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no país teve queda acentuada entre 2016 e 2024. A pesquisa do IBGE aponta que a maioria das pessoas nessa situação é do sexo masculino, preta ou parda e com mais de 16 anos.
L
Nota de falecimento: Marcos Alencar de Menezes

Nota de falecimento: Marcos Alencar de Menezes

O velório será realizado no dia 20 de setembro de 2025, no Jardim da Saudade, em Porto Velho, RO.
L
Bolsa Família ajuda a combater o trabalho infantil no Brasil

Bolsa Família ajuda a combater o trabalho infantil no Brasil

O número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil caiu de forma mais acentuada entre os beneficiários do Bolsa Família, um dado que destaca o impacto do programa social na redução da exploração da mão de obra infantil.
L
Conapir discute igualdade de direitos e reparação histórica

Conapir discute igualdade de direitos e reparação histórica

A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial chega ao fim em Brasília, com a entrega de propostas para o governo federal. Delegados de todo o país, como a ativista Luana Evanderlina, participam dos debates em busca de justiça racial.
L
Ministro israelense fala em lucro e 'boom imobiliário' em Gaza

Ministro israelense fala em lucro e ‘boom imobiliário’ em Gaza

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, revelou um “plano de negócios” para Gaza que, segundo ele, geraria lucro após a destruição da infraestrutura do território. A proposta, que teria sido apresentada a Donald Trump, levanta críticas e acusações de violação do direito internacional.
L
Brasil alcança menor índice de trabalho infantil de sua história

Brasil alcança menor índice de trabalho infantil de sua história

O país registrou 560 mil crianças e adolescentes em atividades da Lista TIP, um declínio de 39% em relação a 2016. O dado foi divulgado pelo IBGE, mostrando uma redução no número de jovens em piores formas de trabalho infantil.
L
Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

A dor na região lombar é a segunda maior razão para buscas por atendimento médico no mundo, superada apenas por resfriados. O fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus explica as causas e a importância do movimento para evitar o problema.
L
PEC da blindagem tem prazo para manifestação da Câmara

PEC da blindagem tem prazo para manifestação da Câmara

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prazo de dez dias para a Câmara dos Deputados se manifestar sobre a tramitação da polêmica PEC da blindagem. A ação foi movida por líderes de partidos da oposição que contestam a aprovação da matéria.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.