A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira, a Medida Provisória que cria o programa Gás do Povo. A iniciativa garante a entrega gratuita de um botijão de 13 kg para famílias de baixa renda.
Para ter direito ao benefício, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico e possuir renda per capita de até meio salário mínimo. O texto recebeu 415 votos favoráveis e agora segue para análise do Senado Federal.
O programa visa substituir o atual Auxílio Gás, ampliando o alcance de 4,4 milhões para 15 milhões de beneficiários. O objetivo central é combater a chamada pobreza energética, facilitando o acesso ao preparo de alimentos.
A gratuidade será viabilizada por meio de mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o território nacional. Atualmente, o projeto piloto já está em operação em todas as capitais brasileiras.
Segundo o governo federal, o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento até março deste ano. A medida é vista como estratégica para aliviar o orçamento das famílias brasileiras diante da instabilidade dos preços dos combustíveis.










































