Gravado dentro do quilombo do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), a cantora e fotógrafa Marcela Bonfim lança o clipe “Tereza”, single que integra seu primeiro EP, Amazônia Negra, com lançamento previsto para novembro, por meio do patrocínio da Natura Musical. O local escolhido carrega marcas da colonização e da luta por liberdade, sendo também um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Rondônia. Trata-se de um território histórico que abriga uma comunidade quilombola, cuja vivência inspirou a atmosfera musical do projeto.
O Quilombo do Forte Príncipe da Beira foi essencial na criação da obra, marcada por uma fusão de samba e soul, com o objetivo de traduzir força, ancestralidade e memória. O videoclipe tem direção criativa da própria artista e conta com a interpretação de Agrael de Jesus.
A música convida o público a uma viagem sensível pelo tempo e pelo território, com voz firme e arranjos marcantes. A composição homenageia Tereza de Benguela, figura histórica que liderou o Quilombo do Quariterê no século XVIII, na região do Vale do Guaporé, fronteira entre Brasil e Bolívia. Tereza é reconhecida como um poderoso símbolo de resistência contra o racismo e o patriarcado, especialmente para as mulheres negras. Sua trajetória à frente de uma comunidade autônoma formada por negros e indígenas inspira o trabalho de Marcela.
Marcela Bonfim desenvolve há anos o projeto (Re)conhecendo a Amazônia Negra, que retrata a vivência da população negra na região e resgata sua presença histórica.
O trabalho evidencia o deslocamento forçado de africanos para o Vale do Guaporé no século XVIII, durante a exploração do ouro e a construção do Forte Príncipe da Beira, quando Rondônia ainda integrava os territórios do Mato Grosso e do Amazonas.
A artista destaca que contribuir para o conhecimento dessas histórias é um modo de reconhecer e valorizar suas raízes africanas dentro do território amazônico.
“Cantar a Amazônia Negra significa tocar em muitas histórias invisibilizadas como a de Tereza de Benguela. A escravidão, a seringa, o garimpo e o pasto esconderam esses legados. Mas o canto pode trazer de volta essa força”, afirma Marcela Bonfim.
Marcela completa que “este é um ato que valoriza narrativas historicamente silenciadas e reforça o papel das mulheres negras na formação política, social e cultural do país”.
Natura Musical
O programa Natura Musical completa 20 anos de atuação este ano, com mais de R$ 200 milhões investidos no patrocínio de 600 projetos culturais em todo o Brasil, impactando mais de 4 milhões de pessoas. A iniciativa fomenta tanto novos talentos quanto grandes nomes da música brasileira, promovendo cerca de 20 discos por ano e apoiando artistas como Emicida, Luedji Luna, Dona Onete, Elza Soares e João Donato.
Assista o clipe:
Fixa Técnica
Marcela Bonfim: direção, composição voz
Thiago Maziero Naimaier: produção musical, arranjos, violão, guitarra e voz
Maiela Johnson contrabaixo
Rodolfo José Bártolo: bateria e percussão e arranjos
Raony Gomes Ferreira: teclado e sintetizadores
Jeferson Almeida: piano elétrico, órgão, mixagem e masterização
Douglas Diógenes: vídeo e edição
Hely Chateaubriand: edição
Pablo Monteiro: vídeo
Agrael de Jesus: interpretação “Tereza”
Anderson Silva: vídeo
Rodrigo Silveira Moraes: foto capa