QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

L

Brasil

‘Inclusão social tem que ter inclusão digital’, diz Juscelino Filho sobre ações do Ministério das Comunicações

Em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, Juscelino também falou sobre programas como Internet Brasil, Computadores para a Inclusão, Blitz da Telefonia Móvel, outorgas para rádios comunitárias e conectividade na COP 30 no país.

Por Gov.BR - 30

Publicado em 

Inclusão social tem que ter inclusão digital’, diz Juscelino Filho sobre ações do Ministério das Comunicações
Foto: Kayo Sousa/MCom

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse nesta quarta-feira (4), no programa Bom dia, Ministro, que a prioridade de sua gestão à frente da pasta é promover a inclusão digital das pessoas que não têm acesso à internet e à conectividade no Brasil atualmente, especialmente em localidades de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas e aldeias.

“Inclusão social tem que ter inclusão digital. O presidente Lula fala que o grande desafio do Brasil é diminuir a desigualdade e olhar para aqueles que mais precisam e que o governo chegue onde precisa chegar, que são nesses brasileiros desassistidos, que precisam das nossas ações. O ambiente digital hoje é um leque de oportunidades que se abre para as pessoas. Temos buscado complementar onde não tem viabilidade econômica. Onde o privado não chegou é onde o governo tem que chegar”, disse Juscelino.

O ministro também destacou os esforços da pasta para conectar todas as 138 mil escolas públicas de ensino básico do país e para que todos os alunos tenham acesso a conteúdo pedagógico digital.

“A nossa estratégia é levar conectividade com velocidade para aplicação de conteúdos pedagógicos, disponibilizados aos alunos da rede pública, e montar uma rede interna de infraestrutura wi-fi em todas essas escolas. Toda a escola particular tem isso e a gente quer que a escola pública tenha acesso também. Esse é o desejo do presidente Lula, que o filho do pobre tenha o mesmo direito, a mesma educação e o mesmo acesso que hoje o filho de uma família rica tem numa escola privada”, afirmou.

Ainda sobre o tema, Juscelino Filho destacou outro importante programa, o Computadores para Inclusão, como reforço dessa estratégia de incluir todos os alunos da rede pública no mundo digital.

“Eu tenho tido oportunidade de entregar computador através do CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores) para montar laboratório de inclusão digital. As pessoas não têm noção da felicidade da molecada que nunca teve a oportunidade de mexer num computador”, destacou o ministro.

Juscelino Filho ressaltou durante a entrevista que muitas escolas públicas no Brasil têm internet, mas não é disponibilizada ao aluno e feita para o uso pedagógico, mas apenas usada para a administração da escola.

“Já contratamos 5.107 escolas através da nossa estratégia, estamos contratando mais 12 mil neste ano, lançamos um edital na semana passada do Fust. Na renúncia fiscal, a operadora deixa de pagar o Fust e me entregar essa conectividade onde a rede dela já está passando. Então, só na renúncia fiscal, são R$ 1,2 bilhão para esses provedores e operadores entregarem 20 mil escolas conectadas”, destacou.

O ministro das Comunicações também falou sobre outros importantes programas executados pela pasta ao longo de sua gestão. A seguir o que foi dito sobre alguns deles.

Internet Brasil

“O programa Internet Brasil entrega chips para os alunos de famílias do CadÚnico, que são famílias que não têm condições de ter conectividade ou acesso à internet. São pacotes de 20 GB que eles recebem e que são pagos pelo governo, permitindo que os estudantes e suas famílias possam usar. Já fizemos algumas entregas neste semestre e vamos fechar o ano com a entrega de 155 mil chips. Este é um importante programa que complementa as ações de inclusão digital, e sabemos que há pessoas que não têm condição de acesso e outras que, às vezes, quando o pacote de dados acaba em 10 dias, ficam sem internet.”

Telebras

Nós temos no Brasil uma empresa brasileira que tem um satélite que se chama Telebras. Hoje, provê conectividade e internet para quase 20 mil pontos. A grande maioria é para atender escolas. Vamos buscar fortalecer e dar sequência ao programa satelital brasileiro, buscando fazer a aquisição de novos satélites e construir parcerias estratégicas através da Telebras, para que a gente garanta que todas as comunidades ribeirinhas e todos esses brasileiros estejam assistidos.

Rádios Comunitárias

“As Rádios Comunitárias sabem o quanto nós estamos avançando. É histórico o número de outorgas no governo do presidente Lula, cumprindo o que o grupo de transição e ele determinaram, que é o fortalecimento das rádios comunitárias no Brasil. E não só dessas rádios comunitárias, mas da radiodifusão pública. Também lançamos o primeiro PNO da história, Plano Nacional de Outorgas, um edital para mais de 2 mil municípios”.

45 mil computadores doados pelos CRCs

“Nós conseguimos construir parcerias, com a Caixa e o Banco do Brasil, que possibilitaram a ampliação do programa Computadores Para Inclusão, onde nós recebemos muitos equipamentos sem uso, recondicionamos e montamos. E a gente conseguiu criar pontos de inclusão digital, não só para levar conectividade, mas também entregar os equipamentos e montar laboratórios”.

Blitz da Telefonia Móvel

“Foi na Maranhão que fizemos a primeira Blitz da Telefonia Móvel. Começamos por São Luís, com a meta de fechar todo o ano de 2024 com as capitais do Brasil. Buscamos cumprir essa meta. Faltam algumas cidades, já foram 15, mas as outras já estão agendadas para cumprir essa meta. É justamente por conta das reclamações que instauramos essa política pública, para que o serviço chegue para a população com qualidade. Vimos reclamações em órgãos do consumidor e até acontecer CPI da Telefonia Móvel em alguns estados, e aí nós instauramos isso para rodar o Brasil inteiro para medir in loco a qualidade da banda larga móvel. A política é: você faz a blitz, eu estabeleci um prazo para a Anatel de 30 dias para ele me entregarem um relatório detalhado de todo o mapeamento da cidade, após isso nós notificamos as operadoras que prestam serviço no local a gente dá mais 30 dias para elas responderem dizendo quais ações elas vão atuar para resolver esse problema. Com as respostas das operadoras, damos mais seis meses para cumprirem as ações.”

COP 30

“Buscamos colaborar, através da nossa pasta, para a realização desta importante conferência mundial. Fizemos as Blitz da Telefonia Móvel em Belém, estamos buscando levar infraestrutura, entregamos a Infovia 03 – ligou Belém a Macapá – e que faz parte do programa Norte Conectado. Sabemos o quanto a COP vai receber o mundo e temos que ter essa infraestrutura pronta para garantir qualidade e conectividade também durante a conferência.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Projeto de Integração do Rio São Francisco garante água a 12 milhões de pessoas e impulsiona desenvolvimento regional.
L
Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Cidade da Grande São Paulo é a mais afetada após chuvas e ventos provocados por ciclone extratropical. 
L
Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Mais de 417 mil moradores ainda enfrentam falta de luz após passagem de ciclone extratropical. 
L
Candidatos negros do CNU passam por etapa de confirmação neste fim de semana 

Candidatos negros do CNU passam por etapa de confirmação neste fim de semana 

Procedimento é obrigatório para manutenção das vagas reservadas e ocorre em 224 municípios. 
L
Nova CNH do Brasil reduz até 80% do custo e amplia acesso de trabalhadores

Nova CNH do Brasil reduz até 80% do custo e amplia acesso de trabalhadores

Governo lança CNH do Brasil, com curso teórico gratuito, aulas práticas flexíveis e benefícios para motoristas sem infrações. Medida moderniza habilitação e cria oportunidades para milhões de brasileiros.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.