Sistemas Agroflorestais fortalecem agricultura familiar em Porto Velho

Mais de 30 agricultores participaram de intercâmbio em Nova Califórnia e conheceram experiências de produção sustentável, organização e comercialização.

Publicado em

Sistemas Agroflorestais fortalecem agricultura familiar em Porto Velho
Fotos: Laís Mary Lisboa

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

Mais de 30 agricultores agroecológicos cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) participaram, na primeira semana de agosto, de um intercâmbio técnico no distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho.

A atividade teve como foco os Sistemas Agroflorestais e outras alternativas de produção sustentável. A iniciativa foi promovida pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por meio do projeto ProTS, em parceria com a Semagric.

Segundo a engenheira da Semagric, Laís Mary Lisboa, a programação permitiu que os agricultores conhecessem, na prática, modelos produtivos que podem ser adaptados às diferentes propriedades.

Agricultores conheceram experiências de produção sustentável

Durante o intercâmbio, o grupo visitou as instalações da Reca, considerada referência na produção sustentável na Amazônia. No local, os participantes conheceram experiências relacionadas à organização dos produtores, comercialização e agregação de valor à produção familiar.

A programação também incluiu visitas a propriedades que utilizam Sistema Agroflorestal (SAF), com o cultivo integrado de produtos como cupuaçu, açaí e castanha-do-brasil.

Outra experiência apresentada aos agricultores foi o Sistema Agrossilvipastoril (SAG), modelo que combina árvores, pastagens e pecuária de corte.

A proposta do intercâmbio foi aproximar os agricultores de alternativas que possam contribuir para a diversificação das propriedades e para uma produção mais sustentável.

Troca de experiências aproxima agricultores e técnicos

Além das visitas técnicas, a programação promoveu o diálogo entre agricultores, técnicos e pesquisadores. A troca de conhecimentos buscou fortalecer redes de cooperação e ampliar o contato dos produtores com diferentes experiências desenvolvidas no campo.

Para Cristiane Fernandes Miranda Silva, da Associação Vale do Sol – Asprona/Cosean, conhecer diretamente o trabalho de outros produtores é uma forma importante de aprendizado.

“A gente aprende muito vendo o que outros produtores estão fazendo”, afirmou.

A experiência também foi destacada pela Prefeitura de Porto Velho como uma oportunidade de aproximar os agricultores de práticas e tecnologias que já apresentam resultados em outras propriedades.

O prefeito Léo Moraes ressaltou que iniciativas desse tipo podem contribuir para ampliar as oportunidades no campo e fortalecer a agricultura familiar.

“Quando aproximamos nossos agricultores de experiências que deram certo, estamos ampliando oportunidades e criando caminhos para uma produção mais eficiente, sustentável e rentável. É conhecimento que chega ao campo e pode transformar a realidade das famílias”, destacou.

Sustentabilidade e geração de renda

Para o secretário da Semagric, Douglas Bener, o contato com diferentes modelos de produção pode incentivar a inovação e a diversificação das atividades desenvolvidas pelos agricultores.

De acordo com o secretário, iniciativas voltadas à sustentabilidade também podem contribuir para o aumento da renda e para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

“A sustentabilidade também significa gerar renda e qualidade de vida para as famílias”, afirmou Douglas Bener.

O intercâmbio reforça a importância da troca de conhecimentos entre agricultores, profissionais técnicos e instituições que atuam no desenvolvimento de alternativas para a agricultura familiar.

Com informações de Jean Carla Costa

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS