TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

L

Saúde

Saúde anuncia política para ampliar acesso a especialistas no SUS

Programa visa dar ao paciente acesso a cuidados integrados

Por Paula Laboissière e Andreia Verdélio – Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Saúde anuncia política para ampliar acesso a especialistas no SUS
Antonio Cruz/ Agência Brasil
O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (8) o Programa Mais Acesso a Especialistas. A proposta é reduzir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do fortalecimento do SUS Digital, facilitando o acesso a informações e ampliando o potencial de atendimentos remotos. Dados da pasta mostram que 99,9% dos municípios já aderiram ao SUS Digital.

Atualmente, serviços públicos e privados de saúde recebem recursos e são avaliados por fazerem procedimentos como consultas e exames. O foco, portanto, não é o cuidado integral do paciente ou a resolução do problema por meio da conclusão do diagnóstico e da oferta de tratamento em tempo hábil. A partir de agora, segundo o ministério, serviços públicos e privados serão estimulados a ampliar a oferta para o SUS baseados nessa nova lógica.

“O sistema atual é focado em procedimentos. Uma consulta, um exame. Se precisar fazer outro exame, é mais um tempo. Ou seja, a orientação não é que o cidadão possa ter todo esse processo feito no tempo certo com o acompanhamento no seu prontuário e com o seu direito”, disse. “Hoje, esse sistema não tem nenhuma integração com os cuidados na Saúde da Família e essa integração vai ser base pra esse processo”, avaliou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Brasília (DF), 08/04/2024, A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante entrevista coletiva sobre questões relacionadas à saúde, como vacinação e combate à dengue, no Palácio do Planalto.  Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Nísia Trindade diz que a questão do paciente deve ser vista de forma integral com o novo programa – Antonio Cruz/ Agência Brasil

“O atendimento será centrado na necessidade do paciente e não em procedimentos isolados. O paciente terá acesso a cuidados integrados, incluindo todos os exames e consultas necessários. Haverá uma redução do tempo de espera, da quantidade de lugares que o paciente precisa ir, além da ampliação do uso de telessaúde como suporte para todo esse processo”, explicou a ministra.

O novo modelo de atendimento proposto visa reduzir a quantidade de lugares que o paciente precisa ir e integra exames, consultas e acompanhamentos. “Se trata de reduzir tempo de espera. As pessoas têm que ser tratadas com dignidade e o sistema tem que resolver os problemas de saúde e não adiá-los – em alguns casos, isso significa uma grande perda da saúde ou, até mesmo, infelizmente, a perda da vida”, pontuou Nísia.

Saúde da Família

Com base no novo modelo, equipes de Saúde da Família, que atendem nas unidades básicas de saúde, terão o cadastro de pacientes revisado, para que possam ofertar um atendimento de qualidade, criando vínculo com o paciente e fazendo um acompanhamento territorial, focado nas particularidades de cada região.

A meta é criar, por ano, até 2026, 2.360 equipes de Saúde da Família, além de 3.030 equipes de Saúde Bucal e mil multiprofissionais. A previsão do governo federal é chegar a 80% de cobertura de pessoas com acesso e atendimento de qualidade na atenção primária.

“O médico de família vai ser o responsável por esse acompanhamento”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao lembrar que 80% dos problemas podem ser resolvidos nas próprias unidades básicas de saúde. “Esse acompanhamento continuará a ser feito tendo a unidade básica de saúde como centro de todo esse processo”, completou, ao citar que a referência são sistemas universais de países como Reino Unido, Espanha e Canadá.

Telessaúde

Em março, o ministério abriu chamada pública para o SUS Digital. Em um mês, todos os 26 estados e o Distrito Federal, incluindo 5.566 de um total de 5.570 municípios, aderiram ao programa. Segundo a pasta, serão destinados R$ 460 milhões aos entes federados – os recursos vão apoiar a elaboração e implementação de planos de ação para a transformação digital.

Atualmente, 24 núcleos de telessaúde estão em funcionamento no país, sendo três deles com oferta nacional de telediagnóstico especializado. Por meio desses núcleos, especialistas como cardiologistas e oftalmologistas fazem consultas online e analisam diagnósticos de médicos que atuam na atenção primária.

Dados do ministério indicam que, em 2023, 1,2 mil municípios foram atendidos, por exemplo, com teleeletrocardiogramas com uma média de 6 mil laudos por dia. ”A iniciativa permite reduzir as barreiras geográficas, diante da dificuldade de levar profissionais especializados às regiões remotas, e assegurar o acesso da população a este atendimento”, avaliou a pasta.

Recursos

Em nota, a própria pasta admitiu que, ao longo dos últimos anos, o governo federal reduziu seu papel no financiamento da atenção especializada, sobrecarregando estados e municípios. Em 2023, os recursos destinados a esse tipo de atendimento, segundo o ministério, foram corrigidos. Com o programa Mais Acesso a Especialistas, os recursos ficam condicionados à realização do ciclo de cuidado no tempo máximo previsto.

“Os recursos federais só serão repassados aos gestores locais para poderem utilizar no custeio dos serviços públicos e contratação da rede privada caso realizem as consultas e exames necessários para um paciente num tempo máximo determinado. Esse modelo ganha relevância, por exemplo, na investigação diagnóstica dos casos suspeitos de câncer”, informou o ministério.

Como vai funcionar

O setor privado, que já conta com um importante papel na oferta de consultas e exames especializados, poderá aderir a editais estaduais ou municipais de chamamento que serão lançados com o apoio do ministério da Saúde, ou mesmo ter seus contratos vigentes aditivados para a oferta das chamadas Oferta de Cuidado Integrado (OCI), um conjunto de procedimentos e dispositivos de gestão do cuidado para um agravo ou doença específica.

A OCI para diagnóstico de câncer de mama, por exemplo, inclui: consulta com o mastologista; mamografia bilateral diagnóstica; ultrassonografia de mama; punção aspirativa com agulha fina; histopatológico; busca ativa da paciente para garantir a realização dos exames; consulta de retorno para o mastologista; e contato com a equipe de atenção básica para garantir a continuidade do cuidado.

“O valor que o ministério da Saúde irá repassar por cada OCI aos gestores que comprovarem sua realização nos serviços públicos e privados contratualizados é maior do que o somatório de cada procedimento isoladamente e foi atualizado com base no que é hoje praticado no mercado”, informou a pasta.

A proposta é que os gestores utilizem esses recursos para, por meio de contratos aditivados ou novos, remunerar melhor os prestadores que, além de ofertarem os procedimentos previstos nas OCIs, deverão adotar uma nova postura na jornada com o paciente, com base na humanização, na coordenação do cuidado, na resolutividade e na integração com a atenção primária.

Adesão

Para aderirem ao Mais Acesso a Especialistas, gestores estaduais e municipais deverão elaborar planos de ação indicando filas prioritárias, serviços responsáveis por cada OCI, quantidade de OCI que cada um deve ofertar por ano e o impacto financeiro correspondente. Com isso, será possível o planejamento das ações e o monitoramento da implementação dos planos de ação em cada região de saúde.

“Cada agravo de saúde, e as especialidades correspondentes, que exigem múltiplos acessos a serviços de atenção especializada e a realização de várias consultas/exames especializados para concluir uma etapa do cuidado terão uma OCI”, destacou o ministério. Num primeiro momento, os principais tipos de câncer (colo de útero, mama, próstata, colorretal e gastresofágico) serão prioridade, além de cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

Aplicativo

A expectativa do governo é que, com o novo modelo de atendimento, cada cidadão e profissional de saúde possa monitorar o ciclo de cuidado no SUS por meio de tecnologias como o aplicativo Meu SUS Digital. O app funciona como uma espécie de prontuário na palma da mão, com todo o histórico do paciente.

Entre as funcionalidades do app estão a emissão da carteira de vacinação completa e do documento para retirada de absorventes pelo programa Farmácia Popular, além do acompanhamento em tempo real da fila de transplantes. A ferramenta soma mais de 49 milhões de downloads.

Vacinas

Durante o lançamento do programa, no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a dose da vacina contra a gripe. Com 78 anos, ele faz parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início em 25 de março.

Brasília (DF), 08/04/2024, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vacinado, durante entrevista coletiva sobre questões relacionadas à saúde, como vacinação e combate à dengue, no Palácio do Planalto.  Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vacinado, durante entrevista coletiva sobre questões relacionadas à saúde – Antonio Cruz/ Agência Brasil

Além dos idosos com 60 anos ou mais, podem receber a dose no sistema público crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; entre outros grupos prioritários.

“Eu vou tomar aqui agora a vacina para incentivar o povo brasileiro a tomar vacina outra vez. Com vacina, a gente não vira jacaré, a gente não vira o que a gente não quer. Com vacina, a gente evita pegar doenças que podem matar as pessoas”, disse Lula.

Na ocasião, Nísia destacou a importância da imunização contra a gripe, já que a doença ainda responde por muitas mortes no país, e citou outras doses disponíveis para a população.

“Neste momento, nós estamos com vacinação nas escolas; a vacina de poliomielite e nós não podemos ter retorno da poliomielite no Brasil; a vacina para sarampo; vacina de HPV, pensando nossos jovens de 9 a 14 anos. Essa vacina [contra o HPV], o ano passado, a gente teve um aumento de 42% das doses, mas nós temos que chegar a 80% de cobertura para meninas e meninos. Agora, em uma dose só porque nossos cientistas mostraram que é eficaz”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Comissão do SUS avalia inclusão de PrEP injetável

Comissão do SUS avalia inclusão de PrEP injetável

A Conitec vai analisar a incorporação de uma nova tecnologia para a prevenção do HIV, que pode ser aplicada a cada dois meses e garantir maior adesão dos usuários.
L
Policlínica Oswaldo Cruz passa a oferecer consultas por Telemedicina em Porto Velho

Policlínica Oswaldo Cruz passa a oferecer consultas por Telemedicina em Porto Velho

Projeto da Sesau amplia atendimentos especializados pelo SUS, com início em cardiologia e nefrologia, garantindo redução do tempo de espera e cobertura estadual.
L
CPF passa a ser o novo número do cartão do SUS

CPF passa a ser o novo número do cartão do SUS

Ministério da Saúde unifica o cartão do SUS com o CPF para integrar informações e modernizar o sistema, com previsão de inativação de 111 milhões de cadastros.
L
Alunos da EMEI Nova República participam de ação de saúde com consultas de rastreio em Porto Velho

Alunos da EMEI Nova República participam de ação de saúde com consultas de rastreio em Porto Velho

Iniciativa promovida em parceria com Unir, Fimca e unidades de saúde permite avaliação do desenvolvimento infantil e cuidados clínicos.
L
Governo de RO abre inscrições para 2ª Corrida da Saúde com doação de sangue em Porto Velho

Governo de RO abre inscrições para 2ª Corrida da Saúde com doação de sangue em Porto Velho

Evento ocorre em 25 de outubro e une solidariedade, prevenção ao câncer e incentivo a hábitos saudáveis no Espaço Alternativo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rede Hospitalar Samar inicia novo ciclo de expansão e aposta em gestão moderna

A Rede Hospitalar Samar investe em tecnologia, amplia serviços em Rondônia e apresenta o novo CEO Fernando Carlos da Silva para liderar a modernização da gestão.
L
Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informa ao STF sobre episódio de pré-síncope, vômitos e queda de pressão que motivou ida a uma unidade de saúde.
L
CPMI do INSS convoca familiares de investigados

CPMI do INSS convoca familiares de investigados

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito decide ouvir as esposas e o filho de empresários presos em operação que apura fraudes em cobranças no INSS.
L
Bolsonaro é internado em Brasília após mal-estar

Bolsonaro é internado em Brasília após mal-estar

Ex-presidente Jair Bolsonaro é levado ao hospital por queda de pressão, vômito e crise de soluço, sendo a causa do mal-estar ainda desconhecida.
L
Parlamentares debatem anistia a golpistas do 8 de janeiro

Parlamentares debatem anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Hugo Motta, pauta reunião para discutir urgência de PL que perdoa condenados por tentativa de golpe de Estado; oposição apoia proposta.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra já está em andamento e conta com emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pela deputada, em parceria com o Governo do Estado e a deputada federal Mariana Carvalho.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar recebeu moeda de agradecimento pelo apoio constante à Polícia Militar e relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.
L
Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Parlamentar de Porto Velho defende regulamentação da atividade e acusa autoridades de favorecer grandes empresas internacionais.
L
Cássio Gois participa da 16ª Festa da Linguiça em Cacoal

Cássio Gois participa da 16ª Festa da Linguiça em Cacoal

Evento reuniu quase 20 mil pessoas na Linha 21 e celebrou a cultura pomerana com música, dança e gastronomia típica.
L
Deputados pautam PEC que dificulta denúncias criminais

Deputados pautam PEC que dificulta denúncias criminais

Presidente da Câmara, Hugo Motta, pauta proposta para dificultar denúncias contra parlamentares e conceder foro a líderes de partidos com o apoio da oposição.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Crime brutal ocorreu nesta terça-feira (16) e segue sob investigação da polícia
18

Polícia de SP pede prisão de dois suspeitos da execução do ex-delegado Ruy F.

O crime, considerado uma vingança do PCC, chocou as autoridades e mobilizou uma força-tarefa para as investigações
18
Motociclista se fere ao colidir com guincho em Porto Velho

Motociclista se fere ao colidir com guincho em Porto Velho

Homem tentou evitar batida com caminhonete e acabou caindo debaixo de um caminhão guincho estacionado na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Nova Porto Velho.
12
Corpo carbonizado é encontrado em meio a entulhos no centro de Porto Velho

Corpo carbonizado é encontrado em meio a entulhos no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, moradores próximos teriam visto vários indivíduos carregando o cadáver e depois ateado fogo.
18
Homem e filho ficam feridos em acidente em Porto Velho

Homem e filho ficam feridos em acidente em Porto Velho

Pai e filho colidem de moto com outro veículo, no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com a Rua Prudente de Moraes, na região central de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Jaru conquista pela terceira vez nota máxima em gestão contábil e fiscal

Município mantém transparência e credibilidade ao atingir novamente a Nota A na avaliação do Tesouro Nacional.
L

Governo do Brasil lança sistema para monitoramento diário da Amazônia

Ferramenta Deter NF combina satélites e inteligência artificial para identificar desmatamento, mineração, queimadas e outras atividades ilegais
L
Governo oficializa Agosto Branco para prevenção ao câncer de pulmão

Governo oficializa Agosto Branco para prevenção ao câncer de pulmão

Lei publicada no Diário Oficial institui campanha nacional de conscientização e reforça ações ligadas ao combate ao tabagismo.
L
governo-lanca-sistema-com-ia-para-monitoramento-diario-da-amazonia

Governo lança sistema com IA para monitoramento diário da Amazônia

Ferramenta amplia cobertura do Deter e identifica desmatamento, queimadas e mineração em áreas não florestais do bioma.
L
Governo lança programa para impulsionar turismo sustentável em áreas protegidas

Governo lança programa para impulsionar turismo sustentável em áreas protegidas

Iniciativa busca engajar comunidades e visitantes na conservação ambiental e fortalecer a sociobioeconomia.
L

Semana da Inclusão, Hospital de Amor Amazônia, pessoas com deficiência, acessibilidade, Porto Velho

Evento reforça importância da acessibilidade e da qualidade de vida para pessoas com deficiência
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta quarta-feira (17)

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta quarta-feira (17)

Calendário de setembro prevê antecipação para beneficiários do RS, Piauí, Paraná e Sergipe em razão de emergências climáticas.
L
Mercosul e Efta assinam acordo de livre comércio

Mercosul e Efta assinam acordo de livre comércio

A união entre Mercosul e Efta, composta por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, cria um mercado de 290 milhões de consumidores, em um sinal de fortalecimento do multilateralismo.
L
Homem é preso depois tentar abusar e agredir babá com perna manca na zona leste

Homem é preso depois tentar abusar e agredir babá com perna manca na zona leste

A mulher contou que trabalha como babá de uma criança de 03 anos, onde mãe dela está presa, quando o patrão chegou pelado na casa e tentou agarrar a vítima, empurrando ela e o bebê.
16

Mãe processa Roblox e Discord após filho de 15 anos tirar a vida por abuso online

O caso de Becca Dallas, revelado pelo The New York Times, reacende o debate sobre a segurança nas plataformas digitais
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.