O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (6) que 2026 será marcado pela disputa entre verdades e mentiras e defendeu a mobilização da sociedade para combater informações falsas. Em Salvador, durante lançamento de ações do Novo PAC Saúde, destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) também foi alvo de desinformação desde a sua criação.
Lula criticou a disseminação de mentiras que tentam desacreditar programas públicos, ressaltando que ataques ao SUS ignoraram sua importância, principalmente evidenciada durante a pandemia de covid-19. Segundo ele, a “indústria de contar mentira” precisa ser enfrentada por autoridades e cidadãos.
No evento, o governo anunciou investimentos de R$ 815 milhões na compra de 2,1 mil veículos destinados ao transporte de pacientes do SUS, incluindo micro-ônibus, vans e ambulâncias. Também foram autorizadas aquisições de 80 novos tomógrafos e 150 combos de equipamentos para cirurgias e oftalmologia, além de 10 mil kits para unidades básicas de saúde. Os investimentos visam ampliar o acesso a exames, cirurgias e transporte de pacientes em todo o país.










































