O pré-candidato ao Governo de Rondônia, Samuel Costa, afirmou que seguirá atuando “até o último dia” para viabilizar uma candidatura competitiva ao Palácio Rio Madeira e criar as condições políticas necessárias para eleger o maior número possível de deputados estaduais e federais comprometidos com os interesses dos trabalhadores. A declaração foi feita durante agenda política com militantes e lideranças do campo progressista, em Porto Velho.
Segundo Costa, o projeto político não se limita à disputa majoritária e busca consolidar uma frente ampla progressista no estado, com reflexos também na eleição para o Senado Federal. “Vamos trabalhar até o último dia para viabilizarmos uma candidatura competitiva ao governo de Rondônia e buscar condições de elegermos o maior número de deputados estaduais e federais comprometidos em defender os interesses dos trabalhadores, além de termos duas candidaturas fortes ao Senado”, destacou.
Ao falar sobre sua motivação pessoal, Samuel Costa ressaltou suas origens e a disposição de dedicar a juventude ao enfrentamento de problemas históricos do estado. “Como filho de Rondônia, quero dedicar a minha juventude para fazer o que ninguém teve coragem de fazer até hoje: resolver definitivamente a situação da saúde, da educação e da segurança pública. Vim de baixo e sei o que o povo quer”, afirmou.
O pré-candidato também enfatizou a importância das convenções partidárias, da organização política e da militância engajada para o fortalecimento do projeto eleitoral. Para ele, a combinação entre estrutura partidária e propostas inovadoras pode impulsionar o crescimento da campanha. “Se tiver a oportunidade de ter o nome homologado nas convenções, com estrutura partidária, militância progressista e propostas concretas e inovadoras, vamos crescer nos debates”, disse.
Em tom crítico aos adversários, Costa afirmou que o confronto de ideias será determinante ao longo da campanha. “Não preciso de mais do que dez minutos para arrancar a máscara desses picaretas. O povo vai saber quem é quem”, declarou.
Paralelamente à pré-candidatura ao governo, Samuel Costa segue articulando alianças políticas, dialogando com diferentes setores sociais e construindo nominatas consideradas competitivas tanto para a Assembleia Legislativa de Rondônia quanto para a Câmara dos Deputados. No campo majoritário, ele também anunciou a pré-candidatura da ativista ambiental Neidinha Suruí ao Senado Federal, reforçando o compromisso com pautas socioambientais e a representatividade dos povos da floresta.
A movimentação sinaliza uma tentativa de reorganização do campo progressista em Rondônia, com foco na disputa eleitoral de 2026 e na apresentação de um projeto político que dialogue diretamente com as demandas históricas da população rondoniense.










































