O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira (9) a aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia, confirmada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por ampla maioria dos Estados-membros. Lula classificou a conquista como “uma vitória do diálogo”, ressaltando a importância da negociação e cooperação entre os blocos.
O acordo, fruto de 25 anos de negociação, une dois blocos que somam 718 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22,4 trilhões, segundo o presidente, e representa um marco para o multilateralismo e o comércio internacional. Lula destacou que o tratado era uma prioridade durante a presidência brasileira no Mercosul, finalizada no final de 2025.
Com a aprovação, Ursula von der Leyen poderá viajar ao Paraguai na próxima semana para ratificação junto aos países do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – com entrada em vigor individual nos estados-membros, sem necessidade de esperar a aprovação conjunta dos parlamentos.
O Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) celebraram a assinatura, afirmando que se trata do maior acordo comercial negociado pelo Mercosul e um dos maiores pactuados pela União Europeia com parceiros comerciais.











































