O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira, 2 de dezembro, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A chamada, que durou 40 minutos, ocorreu às 12h no horário de Brasília, e foi classificada como muito produtiva pela Presidência da República. Os líderes trataram de temas da agenda econômica, comercial e de combate ao crime organizado.
Lula elogiou a recente decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% que era imposta a determinados produtos brasileiros, como frutas, café e carne. O presidente, no entanto, destacou a necessidade de avançar rapidamente nas negociações sobre outros produtos brasileiros que permanecem tarifados.
Reforço na Cooperação Internacional
Um dos pontos centrais da conversa foi a urgência em reforçar a cooperação com os EUA para combater o crime organizado internacional.
Lula mencionou as recentes operações realizadas pelo governo federal brasileiro, que visam asfixiar financeiramente as organizações criminosas. Ele também identificou ramificações desses grupos que operam a partir do exterior, reforçando a necessidade de uma ação conjunta.
Em resposta, o presidente Donald Trump expressou total disposição em trabalhar lado a lado com o Brasil. Ele garantiu que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas.
Os dois presidentes concordaram em voltar a conversar em breve para monitorar o andamento e o progresso dessas novas iniciativas acordadas.










































