O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, declarou nesta segunda-feira (22) que o projeto de lei para a isenção do Imposto de Renda para pessoas que recebem até R$ 5 mil pode ser votado na próxima semana. A afirmação foi feita durante um evento em São Paulo. O deputado classificou a proposta como um “avanço significativo para milhões de brasileiros” e ressaltou a importância de levar o tema para o plenário.
Embora o presidente da Casa tenha dito que os parlamentares poderão propor emendas, ele pediu responsabilidade com as contas públicas. Hugo Motta também comentou sobre as “pautas tóxicas”, como a anistia para golpistas e a PEC da Blindagem, que têm dominado as discussões no Congresso. Ele defendeu que o Legislativo priorize projetos de maior interesse para a sociedade, como a reforma administrativa e a segurança pública.
Hugo Motta lamentou que os conflitos políticos estejam ofuscando temas mais importantes para o dia a dia da população. Ele defendeu a necessidade de “tirar da frente todas essas pautas tóxicas” para que o Parlamento cumpra seu papel de entregar resultados à sociedade. Sobre as manifestações populares que ocorreram no domingo contra as propostas de anistia e a PEC da Blindagem, o presidente da Câmara demonstrou respeito, afirmando que elas são um sinal de que “a nossa democracia segue mais viva do que nunca”.