Em um encontro de líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em Bogotá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a falta de comprometimento de nações ricas no combate às mudanças climáticas. Ele cobrou um financiamento mais substancial para as ações de proteção ambiental, reforçando que “de promessa nós estamos cheios”.
O presidente brasileiro busca o apoio dos países amazônicos para a COP30, que será em Belém. Durante o evento, ele mencionou o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), um mecanismo de financiamento para preservar biomas florestais. Para Lula, é preciso mais seriedade e governança global para que os compromissos das COPs sejam cumpridos de fato.
Soberania e proteção
Lula ressaltou que, ao discutir soluções para a Amazônia, é fundamental considerar as populações locais. Ele defendeu que é preciso manter a floresta e as pessoas que nela vivem protegidas. O presidente também criticou o que chamou de pretexto de países ricos para intervir na região.
O presidente da República convidou os líderes amazônicos para a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus, no dia 9 de setembro. Ele destacou a importância de combater o crime organizado, o garimpo ilegal, o narcotráfico e o contrabando de armas para proteger o bioma e as pessoas que o defendem.