O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou sua residência em Brasília neste sábado (16) para realizar exames médicos, sendo a primeira vez que sai de sua prisão domiciliar, que começou no dia 4. A autorização foi concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Bolsonaro chegou ao hospital DF Star por volta das 9h. De acordo com a decisão de Moraes, o ex-presidente tem até oito horas para retornar ao seu condomínio e deve apresentar, em até 48 horas, um atestado comprovando a realização dos procedimentos. A defesa do ex-presidente informou que ele tem apresentado sintomas como refluxo e soluços persistentes. Os exames incluem ultrassonografia, tomografia, ecocardiograma, endoscopia, além de exames de sangue e urina.
Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar por supostamente ter burlado a proibição de uso de redes sociais, utilizando perfis de seus filhos para fazer publicações. A medida foi tomada no âmbito de um inquérito em que seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, é investigado por suposta articulação com o ex-presidente americano Donald Trump para impor retaliações ao governo brasileiro e a ministros do STF.
Além deste caso, Bolsonaro também é réu em um processo por tentativa de golpe de Estado no Supremo. O julgamento está previsto para setembro.
Desde o atentado que sofreu em 2018, o ex-presidente precisa de acompanhamento médico contínuo devido às cirurgias a que foi submetido. Durante sua saída, ele continuará sendo monitorado por uma tornozeleira eletrônica. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-DF) é a responsável por acompanhar seu deslocamento.